mini curso gestão de agências

Como analisar a produtividade da equipe e tomar as melhores decisões?

Nesse artigo estão dicas importantes para você estabelecer um modelo ideal de gestão do tempo e controle da produtividade. É o que vai embasar suas decisões e direcionar as próximas ações.

[fa icon="calendar"] 29/01/2016

Sua equipe é realmente produtiva?

Tomar decisões assertivas é a chave para qualquer negócio.

Ter um time comprometido e dedicado a explorar as oportunidades de negócio da empresa é o objetivo de qualquer gestor. No mercado como o publicitário, em que não se pode perder tempo, mensurar a produtividade dos colaboradores deve ser prática obrigatória, porém também precisa ser ágil.

Como garantir que sua equipe comercial tenha organização suficiente para gerenciar a carteira de clientes de forma funcional? Como identificar se o setor de criação está atrasando em algum processo? E mais, de que forma avaliar o prejuízo que as refações trazem para a agência?

Bom, o modelo ideal de organização proposto precisa ter como referência a ferramenta Timesheet. Ela é responsável por contabilizar as horas trabalhadas de cada funcionário e também é a base de cálculo da margem de lucro dos Jobs.

 

Como o gerenciamento funciona na prática?

  • Funcionários registram o tempo de trabalho das atividades
  • Agência cruza esta informação com o valor/hora deste colaborador
  • A partir disso, calcula-se o custo que aquele trabalho gerou
  • Faça a comparação entre o valor pago pelo cliente com este referido custo e, assim, veja se sua margem de lucro foi positiva ou negativa

Essas ações trarão resultados precisos sobre a produtividade de cada colaborador. Dados que você precisa ter antes de avaliar qualquer mudança no fluxo de tarefas.

Passo a Passo de como potencializar a Produtividade da sua agência

Oi, tudo bem? A iClips e a Rock Content reuniram neste guia, práticas para potencializar a produtividade da sua agência ! É perfeito para você! Para fazer o download, preencha os campos a seguir:


Como aumentar a produtividade da sua agência?

 

Vamos trazer este exemplo para um cenário real

Imagine um Job que demandou a criação de 5 peças. Inicialmente planejou-se a média de 4h de trabalho para cada peça. Porém, durante o processo, alterações foram enviadas pelo atendimento, cliente reprovou alguns layouts e a finalização dos arquivos também atrasou, totalizando 36h de trabalho.

Este cenário aponta que o planejamento inicial de 20h não foi cumprido. E aí, vem a necessidade de identificar onde os problemas aconteceram, pois o valor pago pelo cliente considerou somente as horas planejadas. Ou seja, prejuízo à vista!

Agências que fazem a gestão operacional via planilhas de Excel, levarão mais tempo para conseguir resultados tão precisos sobre a produtividade. Isso faz com que gestores não identifiquem margens de lucro negativas e, na ilusão de atender um cliente grande, trabalham no “achismo” de que aquela conta é rentável. E muitas vezes não é.

 

Conclusão

Para uma tomada de decisão segura é preciso ter dados qualitativos sobre o negócio. Você tem? Mais do que isso, é preciso manter sua agência organizada para. Se você quer entender um pouco mais sobre como tornar isso realidade, assista à nossa videoaula sobre o tema. É só clicar no banner abaixo para assistí-la de forma gratuita.

Nova call-to-action



Maria Alice Barreto

Escrito por Maria Alice Barreto

Formada em Comunicação Social, desenvolve atividades relacionadas ao marketing digital e à produção de conteúdo das nossas diversas plataformas.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing