mini curso gestão de agências

O que NÃO FAZER para sua Agência Pequena de Publicidade Crescer?

A gente costuma dar dicas do que fazer para impulsionar o crescimento das agências de publicidade. Porém, hoje vamos indicar o que você NÃO DEVE FAZER.

[fa icon="calendar"] 08/02/2017

COMO FAZER SUA AGÊNCIA CRESCER.jpg

 

Em nosso blog há conteúdos em abundância com dicas para desenvolver sua agência de publicidade. Porém, hoje, percebi que não existiam as coisas que os gestores não podem fazer. Pensando nisso, junto com a incrível equipe do iClips - que acompanha agências de todos os cantos dos país - reuni quatro atitudes que são muito comuns aos gestores de agências de publicidade que podem prejudicar o crescimento de suas agências. Confira a seguir, então, o que não fazer para sua agência de publicidade crescer:

 

Como Fazer Minha Agência de Publicidade Crescer?

COMO FAZER MINHA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE CRESCER

 

Não Respeitar o Momento de Trabalho da Agência

Sabe aquele gestor que chega na agência, não coloca o celular no silenciador - ao contrário, quando o telefone dele toca todos já reconhecem porque o sertanejo "top do momento", aquele bem sofrência mesmo, berra no último volume enquanto ele está em outra sala, não escuta e o deixa atrapalhando todo o rendimento da equipe?  Sabe aquele gestor que  quando encontra um vídeozinho engraçado no Youtube chama todos para assistirem pausando qualquer demanda que estava sendo conduzida? Pois é, se você não está acreditando, acredite agora! Existe esse tipo de administrador de agência. Por experiência própria e de nossa equipe!

Sempre bato na tecla de que o ponto positivo de se trabalhar em uma agência de publicidade é a flexibilidade e o ambiente delas. No entanto, um gestor não deve esquecer que apesar de agência, seu negócio é uma empresa. E em empresas é preciso trabalhar, e para se trabalhar, é preciso que haja organização e respeito ao momento de trabalho de cada colaborador. 

Então, se você comete alguma atitude semelhante às quais foram comentadas anteriormente, analise sua postura. Você pode estar boicotando a sua própria agência.

 

Os gestores precisam se atentar aos áudios e toques de celular

 

Ter a mentalidade de que porque é “chefe”, não precisa trabalhar.

Existe uma classe de gestor que acredita que porque é "chefe", não precisa trabalhar. Essa classe entende que ela paga os colaboradores para trabalharem e isso substitui suas próprias funções. Sabe aquele gestor que chega às 11h, tira 4 horas de almoço, retorna e fica assistindo vídeos engraçados no Youtube? Pois é! Estamos falando dessa classe de gestores.

O papel de um administrador é completamente importante. A responsabilidade de organização da empresa, tomada de decisão estratégica e estruturação é toda do gestor. É ele quem deve pensar de forma 360º, é ele quem deve dar a última palavra de decisões importantes e é ele quem deve se responsabilizar pela própria empresa. 

Você precisa ser um líder e não um chefe. Chefe é a pessoa que manda e não inspira pessoas a seguirem seus exemplos. Líder é quem trabalha e motiva todos a trabalharem. Se você for um chefe, dificilmente conquistará colaboradores worklovers que te ajudem a conquistar os objetivos de sua empresa. Mas se você for um líder não contratará funcionários que trabalham porque são pagos, e sim colaboradores que colaboram porque são felizes e estão inspirados.

CHEFE PREGUIÇOSO.jpg


Não delegar tarefas.

Sabe aquele gestor que tem muito medo de contratar um "atendimento publicitário" e deixá-lo ter independência de tomadas de decisões táticas porque este profissional pode sair da agência e levar consigo os clientes a qualquer momento? Pois é, esse gestor nunca conseguirá crescer porque não terá "braço" para o crescimento.

Para que sua agência cresça é preciso que você delegue, afinal, você, sozinho, não conseguirá atender muitos clientes, com inúmeras demandas e em diversas áreas. O caminho do sucesso é possuir profissionais capacitados e de confiança ao seu lado para que eles possam realizar o que você não tem tempo de fazer. Dessa forma, sobrando tempo para você, gestor, pensar estrategicamente e se preocupar com o crescimento de sua empresa. 

 

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E CRESCIMENTO.jpg

 

Não estudar administração, apenas publicidade.

Sabe aquele gestor que não entende nada de financeiro e a desculpa para não estudar o tema é "que é formado em publicidade". Pois é! É Sobre essa atitude que vamos conversar um pouquinho!

Um gestor precisa entender de administração e áreas correlatas. É comum graduados em comunicação e áreas correlatas fundarem seus próprios negócios. E é possível atingir o sucesso administrando uma agência com essa formação. Mas é impossível o fazer sem entender das demais áreas

A administração de uma agência de publicidade é complexa. Uma empresa dessas não funciona sendo administrada por um gestor que entende apenas de criação de jobs. Afinal, ela precisa conduzir demandas financeiras, de RH, departamento pessoal, administração, entre outras. E, diante disso, o gestor precisa entender mais sobre essa áreas. 

Dessa forma, estude! Para ajudar você nessa tarefa, elenquei alguns conteúdos que vão te conduzir nesse caminho:

O QUE NÃO FAZER PARA SUA AGÊNCIA CRESCER.jpg


Focar apenas na criatividade e inovação das peças, e não na comercialização e lucro gerado por estas.

Sabe aquele gestor que tem como sua maior procupação os ganhadores do Cannes? Ou qualquer outro prêmio de publicidade? Sabe aquele gestor que tem um ego um "tantinho" exaltado? 

Você, como administrador de um agência de publicidade, precisa ser empático e se colocar no lugar do seu cliente. Coloque-se no lugar dele e pergunte-se: "De onde vem a receita que sustenta minha agência? Por que meu cliente me paga? O que eu tenho que entregar a ele? ". Muito provavelmente as respostas não serão "Prêmios, porque sou muito criativo e peças bonitas". O retorno dessas questões muito provavelmente serão "Do bolso do meu cliente, porque gero resultados e preciso atingir seus objetivos". 

Então, caso você queira ter mais contas e que a sua agência cresça, foque em responder corretamente essas perguntas. Não estou dizendo que não é incrível ganhar prêmios. Estou dizendo que isso não vai fazer sua agência sobreviver nesse mercado altamente competitivo. 

 

agência.jpg

 

Anote e Prepare-se para a Ação

Com todas essas atitudes anotadas, analise sua postura como gestor. Repense como você administra sua agência de comunicação. Estude o máximo que conseguir, receba críticas e melhore sua forma de trabalhar. Seja um bom gestor, além de um bom publicitário! Com certeza este é primeiro passo para fazer sua agência de publicidade crescer. 

 

Veja Também:

Nova chamada à ação

 

 



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Analista de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing