23
mar

Como saber se a minha estratégia de mídias sociais está dando certo?

Não sabe se sua estratégia para mídias sociais está no caminho certo? Neste artigo tem tudo o que você precisa saber para ficar atento aos resultados!

Fique atento aos resultados de sua estratégia.

Você analisa suas ações para mídias sociais?

Medir e analisar as suas ações de mídias sociais é indispensável para que você consiga melhorar os seus resultados. No entanto, com a variedade de métricas, ferramentas e tendências, saber se a estratégia de mídias sociais está dando certo (ou não) pode parecer algo difícil.

 

Trace metas

Sabe qual é um dos principais erros de quem trabalha com gestão de mídias sociais? Não traçar metas ou traçar metas que não são mensuráveis, relevantes e atingíveis.

Portanto, antes mesmo de executar a sua estratégia, você deve refletir sobre o seu objetivo com as ações pensadas e definir boas metas para cada um desses objetivos.

Quer um exemplo?

Imagine que você tenha uma empresa de calçados. Você poderia ter como objetivo fazer com que as pessoas conheçam o seu estabelecimento e como meta que 50 pessoas cliquem no botão “Comprar Agora” e que, destas pessoas, 20 efetivem a compra.


Calcule o ROI da sua estratégia de mídias sociais

O retorno sobre investimento (ROI) é um indicador que mostra o quanto a sua empresa está ganhando em cada investimento que é realizado. Calculando o ROI será possível saber se as ações e investimentos nas mídias sociais têm valido a pena.

Ao calcular o ROI, você conseguirá compreender melhor quais investimentos geram mais lucro para a empresa e são mais eficazes na hora de conquistar novos clientes.

Para calcular o retorno sobre investimento, você deve seguir a seguinte fórmula:

ROI = (Receita - Custo/ Custo) x 100

Sendo que, receita é todo o valor arrecadado com as vendas, e os custos são todas as despesas necessárias para que o investimento seja feito.

Lembra do exemplo anterior da loja de calçados? Então, nesse estabelecimento fictício, cada sapato vendido entraria para os valores da receita, enquanto o valor investido para manter a loja funcionando entraria para os custos, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que o ROI não leva em consideração a duração do investimento realizado e nem as alterações por conta da inflação. Outro detalhe importante é que você deve calcular o retorno sobre investimento de cada ação, e não de todas juntas.


Analise as métricas

As mídias sociais contam com diversas métricas para você medir o desempenho das suas ações nas redes sociais. Existem, por exemplo, as métricas de vaidade, que não dão informações relevantes para compreender o número de potenciais clientes ou o total de vendas realizadas.

Por mais expressivo que seja o número de curtidas, de seguidores etc, não se deixe levar somente por esses dados, pois eles podem criar uma falsa sensação de dever cumprido.

Métricas relacionadas ao tráfego do seu site ou a conversão de visitantes em leads costumam ser informações mais interessantes de serem observadas, principalmente se você aplica as técnicas de otimização para os motores de busca (SEO).

Nesse caso, vale a pena fazer algumas análises mais sofisticadas, observando a origem do tráfego do seu site, número de sessões, taxa de rejeição e outras métricas importantes.

Inclusive, caso queira saber mais sobre as métricas das principais mídias sociais, vale a pena conferir esse artigo.

No entanto, não é nada simples acessar o painel de informações de cada mídia, analisar todos os dados e gerar um relatório fácil de entender e que concentre as principais informações, como os relatórios gerados pelo Reportei.

Essa ferramenta gera relatórios para as mídias sociais em apenas 3 segundos, incluindo as informações mais importantes das contas de Facebook, Facebook Ads, Instagram, LinkedIn, YouTube e Google Analytics. Fique à vontade para testar gratuitamente aqui.


Dicas Finais

  • O público não vai engajar com o seu conteúdo, se ele não for criativo e atrativo o suficiente;
  • Quando o público interagir com a sua empresa nas mídias sociais, interaja de volta;
  • Se planeje, documente tudo e tenha uma equipe de mídias sociais bem alinhada, mantendo a gestão das tarefas, dos resultados, contratos e da área financeira sempre em dia. Inclusive, para gerir tudo isso, pode contar com o iClips, que é um software completo para gestão de agências de comunicação.
  • Acompanhe as menções da sua empresa nas mídias sociais para captar a percepção do público e, possivelmente, criar estratégias para reforçar ou corrigir essas impressões.