mini curso gestão de agências

5 Filmes da Netflix que Todo Publicitário Deveria Assistir

Filmes, Netflix e Publicitários são três coisas que andam de mãos dadas. Pensando nisso, reunimos uma lista de cinco filmes disponíveis no Netflix que todo publicitário deveria assistir.

[fa icon="calendar"] 27/03/2017

5 Filmes da Netflix que Todo Publicitário Deveria Assistir

Uma das melhores formas de aprender e absorver informações é assistindo filmes e documentários. Porém, é melhor ainda quando essas tramas são de fácil acesso. É por isso que as videoaulas fazem tanto sucesso na internet. Parece que, quando nós vemos imagens e escutamos ao mesmo tempo, nós absorvemos melhor e as informações entram em nossa mente com maior fluidez do que se nós estivéssemos apenas utilizando um único sentido. 

Assistir a filmes, então, é um método mais dinâmico ainda e super divertido de se aprender. E isso não é só um hobby. Ver filmes sobre temas diversificados pode acrescentar informações na sua bagagem cultural e fazer até mesmo você se tornar um profissional com maior potencial criativo (Veja como ser mais criativo em 3 passos). 

Há muitos filmes bacanas e interessantíssimos para os publicitários assistirem. Se fôssemos fazer uma lista mais geral, ela ia ficar interminável! Por isso, fizemos uma seleção justamente com os 5 melhores filmes do Netflix porque sabemos que, hoje em dia, o site de in-stream é quase que uma assinatura obrigatória para quem ama filmes. Então é só acessar a sua conta e dar o play nestes filmes a seguir que separamos para você, publicitário de plantão!

 

Quais filmes da Netflix que todo Publicitário deveria assistir, afinal?

Preparado para conhecer os filmes da plataforma que são perfeitos para os publicitários? Continue lendo e anote aí!

 

A Rede Social (The Social Networking)

O filme “A Rede Social” narra a história do Facebook, hoje o site de relacionamento mais usado do mundo, e de seu criador, Mark Zuckerberg. Mas não é só isso. Em sua essência, o filme aborda as principais questões de uma geração que já nasceu com o boom da internet. (Veja também 7 Livros que Todo Publicitário Deveria Ler).

O filme começa com a briga de Mark Zuckerberg com sua namorada Erica, depois que ela dá um fora nele e ele a calunia na internet. Depois disso, o nerd começa a hackear sites de universidades para pegar fotos de garotas e cria um site no qual os usuários podiam avaliar e dar notas às universitárias. Foi daí que veio o “pulo do gato” para nascer o Facebook.

Guia de Gestão de Agências por Felipe Morais

O autor Felipe Morais pontua alguns tópicos importantes para realizar uma boa gestão em agências como a sua agência neste guia incrível


Dicas de Gestão de Agências

E por que esse filme é interessante para um publicitário? Bom, tirando o fato de que ele relata como surgiu a maior rede de relacionamentos do mundo e conta a história de seu criador, sabemos que o Facebook é uma plataforma muito usada, hoje, na publicidade.

Seja por anúncio orgânico ou patrocinado, o Facebook é uma forma eficiente para os anunciantes, já que é possível segmentar ao máximo o público que você quer atingir. Por isso é interessante o filme, para que você conheça a rede não só como ela se apresenta hoje, mas o Facebook em sua essência.

 

Ficha rápida

  • Ano de lançamento no Brasil: 2010
  • Direção: David Fincher
  • Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Rooney Mara, entre outros.

 

Clube da Luta (Fight Club)

Do mesmo diretor de “A Rede Social”, este filme narra a vida de um jovem que já está esgotado de sua vida medíocre. Além disso, ele sofre de insônia e, para curá-la, começa a frequentar grupos de autoajuda. É aí que ele descobre outros grupos secretos de pessoas que têm um método diferente para aliviar suas tensões: por meio de combates corporais.

Paralelamente, o filme faz uma crítica ao status quo, o padrão da sociedade atual. E aí que a publicidade entra, pois a crítica do filme é que ela prega que temos que usar uma camisa de tal marca, mesmo sem querer, mas sim, porque todos têm. E convenhamos que um publicitário deve conhecer também as críticas que são feitas à publicidade para ver os dois lados da moeda, certo?

 

Ficha rápida

  • Ano de lançamento no Brasil: 1999
  • Direção: David Fincher
  • Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter, Jared Leto, Meat Loaf, entre outros. 

 

 

Marcado (Branded: O Poder das Marcas)

Olha a breve descrição que a própria Netflix faz sobre esse filme: “A inacreditável verdade por trás da propaganda não é deste mundo”. Assustador?

Misha, um publicitário, está no topo dos negócios na publicidade. Porém, ele começa a ter visões de criaturas aterrorizantes depois que é atingido por um relâmpago. A pegada é que essas criaturas bizarras que Misha passa a ver conseguem influenciar os pensamentos, os desejos e as ações das pessoas. Porém, apenas ele consegue as ver.

Nova chamada à ação

Realmente, o filme parece chocante, mas todo profissional da área de publicidade deveria assistir. A essência da história do filme é, na verdade, uma população que vive sob um consumismo desenfreado onde empresas e corporações a controlam.

 

Ficha rápida

  • Ano de lançamento no Brasil: 2012
  • Direção: Alexander Doulerain e Jamie Bradshaw
  • Elenco: Leelee Sobieski, Ed Stoppard, Jeffrey Tambor, Max von Sydow, Ingeborga Dapkunaite, entre outros.

 

 

The Propaganda Game

Este é um documentário interessante tanto para publicitários quanto para jornalistas. Ele aborda a manipulação da informação na Coreia do Norte e a utilização da propaganda comunista neste país extremamente militarizado.

Se você deseja entender como a propaganda realmente mexe com as pessoas e as move, este documentário te dá uma boa base para esta compreensão. O legal é entender como funciona a lógica da propaganda em uma república socialista, na qual milhões de pessoas vivem sob uma ditadura totalitarista.

 

Ficha rápida

  • Ano de lançamento no Brasil: 2015
  • Direção: Álvaro Longoria

 

Audrie & Daisy

Este é outro documentário e é original Netflix. Relata a vida de duas garotas que foram vítimas do poder das redes sociais. As adolescentes sofreram abusos sexuais em uma festa por garotos que elas julgavam ser seus amigos. Depois disso, o pesadelo fica ainda pior e elas começam a sofrer abusos virtualmente.

O longa mostra questões como o papel da mídia, o poder das redes sociais e o impacto que essa soma teve na vida de Audrie e Daisy.

 

Ficha rápida

  • Ano de lançamento no Brasil: 2016
  • Direção: Bonni Cohen e Jon Shenk

 

 

Aperte o Play e Dê sua Opinião!

O que você achou dessa lista? Para nós, o melhor de tudo é a praticidade de só ter que acessar a sua conta na Netflix e procurar pelos filmes acima. Além de te entreter, essa seleção vai te acrescentar uma boa quantidade de informações e te inspirar para a sua vida profissional. Então agora é só preparar a pipoca e boas sessões! Ah! Mas antes disso, deixe seu comentário com outras indicações de filmes para publicitários que estão disponíveis no site de in-stream! 



Giovanna Lima

Escrito por Giovanna Lima

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora e estagiária de Marketing na iClips. Trabalhar sempre com novos desafios é o que a motiva. Se dedicar à faculdade e focar no trabalho é um deles, mas acredita que tudo que é feito com paixão vale a pena.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing