mini curso gestão de agências

Minha Experiência com a Gestão de Fornecedores em Agências + 3 Dicas

Neste artigo, o profissional Felipe Morais conta um pouco sobre sua experiência com a gestão de fornecedores em agências de publicidade.

[fa icon="calendar"] 13/03/2017

Minha Expêriencia com a Gestão de Fornecedores em Agências mais 3 Dicas

A Gestão de Fornecedores em agências de publicidade  é um importante item a ser comentado. Toda a indicação de fornecedor que começa com “eu tenho um amigo que...” desconfie. E muito!

 

Tenho 15 anos de mercado. Já vi de tudo com relação a isso. Já fui acusado de receber propina de fornecedor de tanto que indicava para uma agência.

 

Um dia em uma brincadeira, meu diretor me disse que se ele contratasse a empresa, eu deveria pagar um almoço para ele. Toda a brincadeira tem seu fundo de verdade. Ele era a melhor e mais barata empresa. Liguei, contei, e ele disse que não entraria no projeto por isso. (Veja os erros mais comuns praticados por gestores de agências que não padronizam sua administração).

Somos amigos até hoje, o indico, mas não ganho nada.

 

Indique para ser Prestativo e não porque vai ganhar algo

Ajudar as pessoas é muito bom, isso volta, mas os maldosos do mercado nunca veem assim e se você é gestor da agência abra os olhos, nem todo mundo é honesto. (Confira 7 Coisas que Você precisa mudar em sua Agência). Já presenciei propina sendo dada a pessoas da agência, me disseram que o dono sabia, eu nunca acreditei, mas parei de almoçar com essa pessoa enquanto estava na empresa. (Veja 5 motivos que podem fazer sua agência ser eliminada do mercado)

 

Como fazer a Gestão de Fornecedores em uma Agência de Publicidade?

Confira agora as dicas para realizar uma boa Gestão de Fornecedores em sua agência.

Guia de Gestão de Agências por Felipe Morais

O autor Felipe Morais pontua alguns tópicos importantes para realizar uma boa gestão em agências como a sua agência neste guia incrível


Dicas de Gestão de Agências

Preste Atenção aos Casos de Sucesso dos Fornecedores

O primeiro passo para saber se o fornecedor é bom: Casos de Sucesso. No caso anterior, meu amigo tem uma coleção de cases, empresa multinacional, referência mundial no segmento. Porém, deixei de lado.

Veja os casos de sucesso, pesquise com empresas/clientes desse fornecedor.

 

A Experiência de um Antigo Cliente deve ser considerada para a Tomada de Decisão Final

Aprendi isso em um e-commece que gerenciava. Precisava trocar a plataforma, a que lá tinha era péssima. Perdia-se dinheiro diariamente. Selecionei 4 empresas e apresentei ao CEO do fundo que investia no e-commerce. Ele gostou de 3.

Uma delas, gigante, era, por coincidência a plataforma de um grande e-commece do qual éramos vizinhos, literalmente, porta com porta e tínhamos uma excelente relação com eles. O CEO ligou para o responsável por essa empresa e fomos até lá.

Em 10 minutos, a então empresa selecionada estimulou o pensamento “não quero mais ouvir essa empresa aqui”. O depoimento do cliente da plataforma foi suficiente para que o e-commerce jamais fosse para lá.

E olha que o investidor tinha adorado a apresentação e se dado bem com o diretor comercial da plataforma.

Sempre Pesquise sobre o Histórico de seus Fornecedores

Cuidado, fornecedores precisam ser muito, mas muito bem pesquisados, eu com esse jeito bonzinho já me dei bem indicando fornecedores, mas também já perdi clientes por causa disso. Cuidado!

Leia também:

Nova call-to-action


Felipe Morais

Escrito por Felipe Morais


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing