7 Livros que todo Publicitário deve Ler

O universo publicitário é movido pela criatividade e novas ideias. Diante disso, é afirmada a importância de se manter atualizado com as novas tendências, resgatar conhecimentos antigos e relacioná-los às melhores práticas de publicidade, comunicação e marketing. Mas, para isso, é preciso de informações e inspirações. Por isso, reunimos uma lista com 7 livros para publicitários que querem ser profissionais incríveisClique aqui e veja a lista.

gestao-de-processos-padronizada Organização é a peça chave para a eficácia de uma gestão, seja no âmbito operacional ou financeiro. Se você não adota um modelo padrão no fluxo dos seus jobs, diversos inconvenientes podem surgir. Veja quais são eles e saiba como tratá-los:

Como Gerenciar Processos em sua Agência?

Organização é a peça chave para a eficácia de uma gestão, seja no âmbito operacional ou financeiro. Se você não adota um modelo padrão no fluxo dos seus jobs, diversos inconvenientes podem surgir. Veja quais são eles e saiba como tratá-los:

[fa icon="calendar"] 23/02/2016

gestao-de-processos-padronizada

O gerenciamento de procedimentos internos de uma agência aumenta a produtividade de seus colaboradores e alargam a margem de lucro. Além desses benefícios, a gestão de processos facilita ao colaborador entender como proceder diante de situações na rotina de seu trabaho de forma padronizada e não gerar soluções diferentes para problemas iguais que apenas se repetem no dia a dia de uma agência. 

Como gerenciar Processos em uma Agência de Publicidade?

Para iniciar a padronização dos processos é preciso que o gestor desenhe as rotinas e atividades desempenhadas por seus colaboradores, dessa forma, produzindo um padrão de procedimento. No caso do departamento de atendimento da agência, é indispensável delinear como as tarefas devem ser executadas desde a chegada de um novo cliente até a finalização de um job. Allém disso, é importantíssimo estabelecer um modelo de briefing e limitar horários de envio deste documento para que a criação possa trabalhar (Afinal, um departamento de criação sem briefing não executa suas tarefas). Enquanto isso, para o departamento da criação é preciso indicar as ponderações sobre manuais de marca, programas utilizados, modelo de envio de job para o atendimento, entre outros tópicos. Este amplo processo denomina-se macroprocesso. Quando este estiver traçado, é preciso dividi-lo em processos menores indicando o colaborador responsável pela tarefa ou, se for de preferência do gestor, por área. 

Após os processos traçados, é preciso prever os possíveis gargalos e problemas além da rotina delineada. Para isso, é imprescindível utilizar a bagagem dos colaboradores que atendem e executam as tarefas da agência. Estes profissionais vão conhecer com profundidade os problemas que podem se desenrolar na prática e não irão ter uma visão ideal e distante da realidade como o gestor pode possuir. Com os possíveis problemas que podem se suceder em mente, é preciso estabelecer padrões de procedimentos perante essas situações. Por exemplo:

Modelo de Procedimento

  • Situação: Solicitação de saída de job impresso e envio para gráfica
  • Profissionais responsáveis: Atendimento e Criação
  • Procedimento de rotina: Após envio do job pela criação para o atendimento, este último deverá conferir se todas as informações presentes no briefing foram executadas na arte. Em seguida, é preciso encaminhar o material para a revisão. Feita uma segunda conferência, o material deverá ser encaminhado para a gráfica com as especificações de impressão, como esquema de cores, tipo de papel, quantidade, entre outras informações requeridas.
  • Exceções à rotina e equívocos: Envio de saída errada para o cliente
  • Como proceder perante o problema: Após conferência dos arquivos, telefonar para a gráfica em menos de meia hora para impossibilitar a impressão do job e gerar prejuízo para a agência e/ou cliente. Em seguida, encaminhar o arquivo correto e solicitar a impressão do material correto

Com os processos fixados, é preciso apresentar os procedimentos para a equipe. Além de apresentá-los, porém, é preciso se certificar de que todos os compreendam e que aderem-nos à cultura organizacional da agência. Isso significa que o gestor deve se preocupar em fazer os procedimentos serem praticados além de escritos no papel. Para tornar essa compreensão prática, o uso de infográficos em uma reunião com toda a equipe para a apresentação é uma opção. 

Benefícios da Gestão de Processos em uma Agência de Publicidade

Apesar da elaboração de procedimentos não ser uma tarefa difícil, visto o conhecimento e experiência reunidos dos colaboradores e gestores, a gestão desses processos é complexa. Após a padronização de processos, a automação destes a partir de softwares de gestão é imprescindível para otimizar o tempo dos gestores e profissionais da agência. (Como um software de gestão pode conquistar sua equipe?). A automação é benéfica à rotina da agência por vários motivos:

  • Com freelancers e colaboradores à distância é possível a continuidade do trabalho e execução dos procedimentos
  • Novos profissionais da empresa sabem como proceder diante de situações conflitantes sem dificuldade
  • A rotina é otimizada, o tempo é economizado e toda a equipe é interligada em um só sistema com o objetivo de realizar as tarefas de forma eficaz
  • A taxa de erros e equívocos por parte dos colaboradores é reduzida
  • A equipe absorve uma visão sistêmica do processo compreendendo as funções de cada setor, como eles se interligam e de qual forma cada indivíduo se insere na organização
  • Redução dos comuns retrabalhos da rotina de uma agência de publicidade
  • A estratégia é alinhada e todos os colaboradores começam a "falar a mesma língua"

Com os procedimentos implantados de forma sistêmica, situações como mapeamento de mídia não viram retrabalhos em situações de desligamento, por exemplo. Afinal, esses documentos junto aos processos de compra de mídia estão armazenados no software de gestão e mesmo com o desligamento essas informações não são perdidas. Além dessa situação, existem outras que com um sistema de gerenciamento específico para agências de publicidade são impossibilitadas. Por esses e outros motivos a automação de procedimentos através de um sistema de gestão é importante para uma agência se desenvolver de forma sustentável e organizada. (Sistema de Gestão Integrada: 5 Motivos para Implementá-lo em sua Agência) Afinal, só otimizando o gerenciamento de processos é possível ter tempo para pensar estrategicamente.Para saber mais e entender como aplicar esse conhecimento na prática, é só me  chamar!

 



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Analista de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing