How I Met Your Mother e Publicitários

7 Livros que todo Publicitário deve Ler

O universo publicitário é movido pela criatividade e novas ideias. Diante disso, é afirmada a importância de se manter atualizado com as novas tendências, resgatar conhecimentos antigos e relacioná-los às melhores práticas de publicidade, comunicação e marketing. Mas, para isso, é preciso de informações e inspirações. Por isso, reunimos uma lista com 7 livros para publicitários que querem ser profissionais incríveisClique aqui e veja a lista.

How I Met Your Mother e Publicitários O engajamento dos materiais publicitários atual é gerado através da contagem de histórias. A série "How I Met Your Mother" é um dos materiais audiovisuais mais engajados dos últimos anos e tem muito a ensinar aos publicitários. Confira!

O Que "How I Met Your Mother" Ensina para os Publicitários

O engajamento dos materiais publicitários atual é gerado através da contagem de histórias. A série "How I Met Your Mother" é um dos materiais audiovisuais mais engajados dos últimos anos e tem muito a ensinar aos publicitários. Confira!

[fa icon="calendar"] 07/04/2017

How I Met Your Mother e publicitário.png

Nas salas de aulas das faculdades de comunicação, marketing e publicidade, ouve-se muito que a propaganda atual deve contar histórias e se aproximar do entretenimento (O que é afinal o Marketing de Conteúdo se não entretenimento e informação sendo utilizados para vendas?). Isso porque são a partir dessas narrativas que o engajamento do prospect para com sua marca é impulsionado. E quando se fala em engajamento, uma das atrações audiovisuais que vem na cabeça de muitas pessoas é a série "How I Met Yout Mother", disponibilizada hoje pela Netflix

A série de nove temporadas tem muitos ensinamentos para os publicitários que querem narrar histórias em suas campanhas e promover engajamento de seus prospect's e clientes no geral. Pensando nisso, reunimos algumas constatações úteis que podem ajudar esses criativos a contar histórias que engajam. 

O que séries ensinam para publicitários

 

Sentimentos Universais são atemporais e sempre encantam

Existem propagandas que circulam por gerações e continuam promovendo engajamento. Isso porque elas trabalham sentimentos universais que são sentidos por quaisquer pessoas, em qualquer período de tempo e tendem a agradar qualquer tipo de público. Ou seja, são atemporais e encantadoras sempre. Por exemplo, o amor, a felicidade, o medo, entre outros.

Para entender um pouco mais sobre como esses sentimentos universais são empregados para gerar engajamento e como eles são eficientes, tem-se um bom exemplo: a comparação entre um comercial da gigante Coca-Cola da década de sessenta com um da década atual. 

 

Nova chamada à ação

 

Comercial da Coca-Cola da Década de 60

 

Comercial da Coca-Cola da Década Atual

 

Após assistir aos dois comerciais, você percebe que a Coca-Cola não vende atributos de seu produto - como saúde, nutrição, etc - e sim sentimentos universais. Depois de décadas ela mantém seu posicionamento. 

Assim como a gigante, a série "How I Met Yout Mother" também não oferece atributos informacionais, não traz grandes reflexões à tona, nem coloca em pauta questões importantes para a sociedade. Muito pelo contrário, ela se baseia em clichês muito repetidos no mundo de Hollywood. 

How I Met Your Mother e Publicitários

No entanto, ela explora os sentimentos de forma muito eficiente gerando identificação por parte do público e, por conseguinte, engajamento.

De forma prática, a série vende a amizade de um grupo de amigos, a saudade da adolescência, o medo de se tornar adulto, o receio de ficar sozinho para sempre e não encontrar uma companhia, a vontade de vencer na vida profissional, o ciúme, a frustração de não ter um amor correspondido, o sentimento de rebeldia na adolescência, entre outros afetos que são comuns a qualquer ser-humano e passível de identificação. 

Dessa forma, percebe-se que vender esses sentimentos comuns a todos é um caminho seguro para os publicitários que querem criar e incentivar engajamento. Com uma história boa em mãos que consiga aproveitar esses sentimentos, o criativo tem grande probabilidade de acerto. 

O Que How I Met Your Mother ensina para publicitários

 

Amores Genuínos e Busca pela "Alma Gêmea" é uma tacada certa

Este item está bem relacionado com o anterior, porém, como ele é um dos pontos fortes da trama, foi necessário um tópico exclusivo. 

"How I Met Yout Mother" narra a estória de Ted, um personagem romântico que está à espera de sua amada. Ansioso por encontrá-la, ele vai em busca da mulher de sua vida ao lado de seu casal de melhor amigos. 

Grande parte das pessoas tem medo de ficar sozinhas e estão em busca de um companheiro para a vida. Por isso, é tão fácil se identificar com Ted e se engajar com sua jornada.

How I Met Your Mother e Publicitários

 

Fórmulas de roteiros que deram certo provavelmente darão certo de novo

Parte dos fans da série de Ted Mosby recebem críticas sobre sua série preferida as quais indicam que ela foi um "remake" da consagrada Friends. Se o roteiro foi ou não baseado na trama dos anos 2000, não importa. O que realmente importa é que se algo fez sucesso, provavelmente você, como publicitário, deve prestar atenção para entender os motivos do sucesso e criar algo semelhante. Entenda os ingredientes da receita da produção e crie algo novo com os mesmos ingredientes!  

Como citado anteriormente, não importa se o roteiro foi ou não baseado em "Friends". Porém, pode-se perceber que existe grande semelhança nas personagens, na trama e até mesmo nos relacionamentos ali firmados pelas personagens. Pode levar em consideração que ali, em "Friends" e "How I Met Your Mother", existe uma fórmula de sucesso. 

Nova chamada à ação

Entretanto, é preciso prestar atenção para a saturação de mercado. Por exemplo, se os concorrentes de sua conta estão trabalhando algum ideal específico, ou até mesmo se posicionando com algum valor importante para a sociedade que é interessante também para seu cliente e está dando certo, anote isso para um momento oportuno. Carregue sua bagagem cultural e cerceie-se de dados e experiência e reação de seu público. 

 How I Met Your Mother e o profissional de publicidade

 

Bordões e Repetição encrustam na cultura da persona! 

Já nas primeiras aulas da faculdade de Publicidade e Propaganda, ouve-se muito sobre a repetição do comercial "Compre Batom". De acordo com Robbert Cialdini, nós, seres-humanos, temos tendência de escolher e gostar mais de coisas familiares a nós. Isso significa que quanto mais ouvimos algo, mais se torna familiar e mais deste gostamos.

Em "How I Met Yout Mother" são espalhados bordões e itens que caracterizam os diálogos dos personagens. Sempre repetidos e gradativamente tornando-se familiares, os bordões encrustam na cabeça dos fans e não saem mais. Tanto é que toda pessoa que assistiu "HIMYM" quando ouve "Legen..." completa "Espera um pouquinho! Dário! Legendário". 

 how i met your mother e publicitários

Ficar com um slogan na cabeça que representa a marca de seu cliente é um grande feito para um bom profissional de publicidade. "How I Met Yout Mother" mostra com eficiência como uma boa história com bordões mergulhados de forma assertiva atingem a memória do espectador de forma incrível. 

A partir da série, percebe-se que não adianta repetir um bordão, slogan, jingle, o que for, eternamente. É preciso envolver seu prospect na narrativa e mergulhá-lo na repetição sem que ele perceba. Depois de engajado e envolvido com a estória narrada, inconscientemente, ele repetirá os bordões e cantará seus jingles para todos ouvirem. O que irá gerar um buzz ainda mais interessante, mas este é um assunto para outro artigo! 

Assista a Série Novamente com um Olhar Ainda Mais Publicitário

Uma das coisas mais interessantes de ser publicitário é que a todo momento, até mesmo em seus minutos de lazer, você está estudando. Assistir a um filme e analisar o roteiro aproveitado é sinônimo de estudar para um profissional de publicidade. Então, aproveite, pegue a pipoca e assista novamente à série mas agora com um novo olhar, analisando todos os pontos anteriormente destacados. 

Não deixe de compartilhar esse artigo com seus colegas. E, se tiver interesse em indicar algum tema para escrevermos, deixe nos comentários! 

 

Veja também:

How I Met Your Mother

 



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Analista de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing