mini curso gestão de agências

Danilo Gentili e Marketing Digital? Quais lições para aprender?

Pode parecer estranho à primeira vista, mas acredite, Danilo Gentili tem muito a nos ensinar sobre Marketing Digital.

[fa icon="calendar"] 21/07/2017

 cqc danilo gentili GIF

Quando você imaginaria ler, na mesma frase, o nome do apresentador Danilo Gentili associado ao marketing digital? Mais ainda, quem diria que temos tanto a aprender com o humorista que coleciona tantas polêmicas no seu currículo? 

Gentili começou sua carreira no Stand Up Comedy, sendo um dos precursores do movimento no Brasil. Atualmente, Danilo comanda o programa de entrevistas "The Noite", no SBT, e, além de participar de inúmeros projetos no cinema, também já se aventurou como ator, escritor, cartunista e colunista na edição brasileira da revista Mad. 

 

O que podemos aprender sobre Marketing Digital com Danilo Gentili, afinal?

Você deve estar se perguntando: "Mas, e a relação com o marketing digital, onde está?" É isso que você vai conferir nos próximos tópicos. Preparado para conhecer as lições para aprender com Danilo Gentili? Confira agora!

 

Dê o que seu público quer ver

Não é novidade que as atrações televisivas têm recorrido cada vez mais a conteúdos que surgem, genuinamente, na internet. Gentili sabe disso e usa essa artimanha da melhor forma, não importa se a personalidade do momento é uma diva pop já consagrada ou o Padre Fábio de Melo (que, diga-se de passagem, já foi um dos grandes queridinhos do twitter).

 Entrevista danilo gentili agora tarde eduardo sterblitch GIF

E se hoje o apresentador é o próprio alvo do meme, ele faz questão de entrar na brincadeira. Acontece o tempo todo com a Ana Maria Braga, e com tantos outros apresentadores. 

Danilo Gentili também gosta de brincar com a própria imagem. E não poderia ser de outra forma, já que a essência do Stand Up Comedy é, basicamente, rir de si mesmo. E, de alguma forma, ele obteve sucesso em levar essa característica tão peculiar à TV aberta para os seus programas.

Guia de Gestão de Agências por Felipe Morais

O autor Felipe Morais pontua alguns tópicos importantes para realizar uma boa gestão em agências como a sua agência neste guia incrível


Dicas de Gestão de Agências

O que isso tem a ver com marketing digital?

Pare e pense:

  • O que faz uma campanha ser um sucesso?
  • O que a torna irresistível aos olhos das pessoas?

A resposta está na percepção que você tem de quem está do outro lado, isso requer pesquisa de audiência, claro, mas tem a ver, sobretudo, com a relação diária que você constrói com o mundo ao seu redor.

Ficar atento a tudo que acontece a sua volta é uma boa maneira de enriquecer o seu trabalho, mais do que isso, construir uma relação com a sua audiência: se misture, interaja e descubra do que o seu público gosta. 

 

Invista no Co-Marketing

Há sempre uma boa forma de gerar visibilidade para você ou para sua agência, não é mesmo? E isso tem funcionado bem com Gentili, que vive construindo parcerias e projetos com colegas de profissão.

 danilo gentili rafinha bastos GIF

Exemplo disso é a recente parceria entre Danilo e Carlos Villagrán (O Quico, do seriado Chaves) em um longa. Com previsão de lançamento para Outubro de 2017, o filme, baseado no livro homônimo “Como se tornar o pior aluno da escola” escrito pelo próprio Gentili, é baseado na sua nada exemplar conduta nos tempos de colégio.

Percebeu como a escolha de Villagrán contribui extensivamente para dar equilíbrio aos muitos episódios controversos protagonizados pelo comediante? E se tratando de uma figura querida pelos brasileiros, não é difícil que esse fator seja decisivo para levar ao cinema, aqueles que não seriam tão receptivos à ideia.

Mas não pense que o Co-Marketing é uma tática de “apagar incêndio”. Muito pelo contrário, investir em co-marketing não significa que você esteja com uma imagem ruim, mas sim que você pode torná-la ainda melhor. Nesse caso, buscar uma parceria que possua um público-alvo alinhado com seus objetivos é o segredo para gerar uma visibilidade que, em muitos casos, é impossível conseguir sozinho. De quebra, você atrai mais clientes e ainda auxilia a empresa parceira a gerar mais leads!

 

 

Seja multitarefas...

... Na medida certa! Danilo Gentili já mostrou que estar na televisão não é o suficiente. Apesar de não ter abandonado os palcos, Gentili não tem medo de se arriscar em outras vertentes. É ator, escritor, e, recentemente, anunciou que irá produzir um documentário.

Mas será que é fácil dar conta de tudo isso? Acredite, se há planejamento, tudo é possível! Já falamos sobre planejamento estratégico aqui no blog diversas vezes, e acredite,  faz toda a diferença!

Na rotina dos profissionais de marketing digital não é diferente. Essa multidisciplinaridade está sempre presente. Com uma rotina apertada e, na maioria das vezes, com uma equipe enxuta, o ideal é apostar em conteúdos que você já tem. Por exemplo, se você produz conteúdo para blog há algum tempo, é bem provável que tenha bagagem suficiente para criar um material rico excelente. Nesse caso, faça uma complicação do que você guarda de mais valioso e compartilhe com seu público!

Quer uma outra dica? Os vídeos podem ser uma ótima ideia se você quer gerar conteúdo rico e atrair leads qualificados.

 

 

Cuidado ao apostar em campanhas que não condizem com o que o público espera de você

Existem duas situações comumente protagonizadas por Gentili. A primeira está ligada ao fato do comediante frequentemente publicar mensagens associadas ao humor, mas que, aparentemente, se referem a assuntos sérios. Quem diria que uma selfie com uma mulher coberta de hematomas deitada em uma maca, era na verdade, uma ação para divulgar uma série?

Em contrapartida, em uma situação real, na qual o comediante publicou a foto de uma mulher desaparecida com o intuito de mobilizar seus seguidores, não teve brincadeira. Mas será que a boa ação em prol de uma causa obteve resultados?

Não precisamos nem dizer que o resultado foi de confusão e má compreensão, já que o seu público está condicionado a creditar suas postagens ao humor, mesmo quando aparentam ser o contrário.

Uma lição e tanto quando bate aquela vontade de apostar em uma campanha, digamos, um pouco controversa não é mesmo? Por mais que pareça uma boa ideia buscar inspiração em questões que podem gerar um burburinho, (nesse caso, negativo para a imagem da sua agência) é preciso ter muito cuidado com as consequências disso.

Questione-se sobre as expectativas de seu público e sobre o que ele espera de você.

 

Seja fiel à sua essência

Ele é polêmico até demais. Gentili coleciona alguns processos e faz piada até disso. Recentemente, após receber uma notificação em nome da Deputada Maria do Rosário, o apresentador divulgou um vídeo em que aparece rasgando o documento. Ele faz piada dos seus próprios colegas de programa, e, principalmente, consegue rir de si mesmo como ninguém.

 danilo gentili agora tarde monlogo GIF

Apesar de não agradar a todos, o seu público espera por essas atitudes, e não deixa de acompanhar o seu trabalho por conta dos inúmeros processos pelos quais ele responde.  

É fato que agradar a todos é quase impossível, e no mundo publicitário não é diferente. Mas, convenhamos que sua agência precisa responder às espectativas dos clientes e principalmente, do público-alvo, nesse caso, o ideal é que seu trabalho tenha uma identidade e que esteja alinhado com o seu perfil.

A lição aqui é: fuja de tendências que não se relacionem com o seu perfil, afinal, se você possui um público fiel hoje, é graças a um trabalho que envolve planejamento e a construção de uma identidade.

É claro que, apostar em uma pegada diferente nem sempre é sinômino de deixar o seu conceito para trás. Muito pelo contrário, é possível sim gerar engajamento apostando em campanhas inovadoras e, ao mesmo tempo, manter sua identidade intacta.

 

Viu como  as personalidades midiáticas têm muito a nos ensinar?

E não é que Danilo Gentili tem muito a ensinar sobre marketing digital? Este foi só um exemplo, de muitos outras personalidades que podem servir de inspiração para sua estratégia digital. Quando você analisa o mundo fora da caixa, abre-se um leque de possibilidades pelas quais você não só pode, como deve se espelhar.

Mas não é só isso, como qualquer publicitário você já está cansado de saber que a organização é essencial para manter a casa em ordem, não é? Mas, se você ainda tem dificuldade para organizar sua agência (nós sabemos que agências que oferecem serviços online possui muitas demandas e precisam de uma organização eficaz) temos uma vídeo aula que vai te ajudar. É só acessar no banner abaixo. Aproveite, é gratuito!

Nova call-to-action



Viviane Rodrigues

Escrito por Viviane Rodrigues

Graduada em Jornalismo e cursando Marketing, auxilia no marketing do iClips e acredita que o marketing digital tem grande importância na condução de qualquer negócio.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing