iZoom 2018

 Método X: Entregue ótimos resultados trabalhando com prazos curtos

Não é mais segredo que o tempo curto nas agências de publicidade pode comprometer os resultados dos clientes. Mas, calma, dá pra reverter isso utilizando o Método X.

[fa icon="calendar"] 14/12/2017

Como você lida com prazos curtos?

Sim! É possível entregar excelentes resultados mesmo com prazos curtos. Conheça o Método X.

Um trabalho, para ser executado com excelência, demanda certo tempo de dedicação. Entretanto, nem sempre é possível com a boa vontade da inspiração para entregar o job e entregá-lo em um prazo reduzido. Pensando nisso, desenvolvi um método para entregar resultados extraordinários, mesmo sob a pressão do tempo. Trata-se do Método X.

 

O que é Método X?

Ele consiste em 4 etapas fundamentais que permitem a organização das ideias e potencializa o processo de execução de uma tarefa. Continue lendo para descobrir como funciona.

 

Começando pelo começo

Antes de tudo, prepare seu ambiente de trabalho. Mesmo que você pense que não tem tempo para isso, dedique a meia hora inicial do seu processo de trabalho para organizar as coisas ao seu redor. Execute este exato passo a passo:

  • Desligue as notificações do seu celular;
  • Guarde os papéis que não irá utilizar;
  • Avise seus colegas e secretária de que não pode ser interrompido;
  • Feche as abas e pastas do computador que não têm nada a ver com o seu trabalho;
  • Pegue os materiais que irá utilizar e os posicione estrategicamente próximos a você;
  • Certifique-se de ter uma garrafa de água cheia por perto;
  • Vá ao banheiro;
  • Volte para a sua mesa para iniciar os trabalhos.

Embora alguns destes passos pareçam estranhos, eles são de fundamental importância para a realização de um trabalho bem feito. A água, por exemplo, ajuda o corpo a manter-se hidratado. Isto irá favorecer o bom funcionamento das suas células, em especial dos neurônios, e contribuirá para que você pense com mais clareza.

Lembre-se de que quanto menos interrupções você tiver, mais fluido será o seu trabalho. Por isso, converse com a sua equipe e, caso sinta-se confortável, coloque os fones de ouvido.

Escolha uma playlist do estilo musical que mais contribui para lhe dar foco e inspiração. Mas atenção: ela precisa ser instrumental. Isto se deve ao fato do cérebro naturalmente procurar acompanhar a voz humana para entender o que ela diz. Então, caso goste de ouvir música enquanto produz, escolha uma que irá impulsioná-lo ao invés de distrai-lo. Leia mais sobre como evitar os ladrões da produtividade neste e-book.

 

Mãos à massa

Separe seu fluxo de trabalho em etapas e defina pequenos prazos para executá-los. Esta técnica chama-se Pomodoro e ela é muito útil para contribuir com o foco. Eis aqui uma forma simplificada de colocar isso em prática:

  • Defina uma lista de tarefas que deve ser executada para concluir o seu projeto.
  • Defina um prazo para a execução de cada tarefa. Um período recomendado para isto é de 30 a 40 minutos.
  • Tire pequenos intervalos de descanso (no máximo 5 minutos) entre os períodos. Utilize-os para ir ao banheiro, encher sua garrafa d’água, esticar as pernas e se movimentar um pouco pelo escritório ou conversar sobre um elemento importante do trabalho com algum colega.

Reforço novamente que, durante o processo de execução, toda e qualquer distração deve ser evitada. Mantenha o foco e a concentração total naquilo que está fazendo.

E, o mais importante: mantenha a calma. Desesperar-se achando que “não vai dar tempo” só vai consumir energia e o seu precioso tempo.

Ah! Se você trabalha como freelancer este artigo irá ajudá-lo a se organizar ainda melhor no seu dia a dia para executar o que for preciso.

 

Fechando com chave de ouro

A execução de um trabalho em um prazo curto é sempre bastante emocionante: a carga de adrenalina pode até mesmo ser viciante. Mas, para executar um trabalho com excelência, é preciso que a mente esteja 100% focada naquilo que está sendo executado.

Então, para concluir seu processo de execução e entregar os melhores resultados, revise tudo o que você fez.

É comum que haja erros em trabalhos feitos às pressas. Assim, esta é uma etapa crucial: ela previne que falhas posteriores se perpetuem no decorrer do trabalho.

Seja bastante crítico e criterioso nesta etapa. Se possível, peça a um colega que faça a revisão. Evite ao máximo entregar o resultado final sem que o seu projeto tenha passado pelas mãos de outra pessoa.

 

O segredo para o sucesso é a consistência

Embora este artigo tenha lhe dado dicas importantes para produzir sob pressão, vale dizer que estas técnicas podem e devem ser utilizadas sempre!

Passo a Passo de como potencializar a Produtividade da sua agência

Oi, tudo bem? A iClips e a Rock Content reuniram neste guia, práticas para potencializar a produtividade da sua agência ! É perfeito para você! Para fazer o download, preencha os campos a seguir:


Como aumentar a produtividade da sua agência?

 

Para entregar resultados extraordinários dentro do prazo, faça do Método X a sua rotina de trabalho. Dedique-se a maximizar e potencializar cada uma das 3 etapas deste processo. Envolva-se completamente com o seu projeto, dedicando-se completamente a fazê-lo com excelência e sem a influência de distrações.

Neste artigo você encontrará os 10 Hábitos Diários das Pessoas de Sucesso. Leia-o e coloque em prática estas dicas para aumentar sua capacidade produtiva!

Você é capaz de realizar o impossível. Basta acreditar - e executar o Método X.



Tathiane Deândhela

Escrito por Tathiane Deândhela

Tathiane Deândhela é Master Coach Trainer, especialista em Marketing (FGV), Negociação (Universidade de Harvard), e Liderança (Universidade de Atlanta e Universidade de Ohio). Como especialista em Produtividade escreveu o best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”. Após uma próspera carreira como Diretora Nacional de uma faculdade e empresária dirigindo de Goiânia duas unidades de uma grande franquia no ramo da educação em Fortaleza e Teresina, fundou, com apenas 28 anos, o Instituto Deândhela — responsável por acompanhar milhares de pessoas a descobrirem que resultados são consequência de um trabalho realizado com excelência e que a felicidade está no tempo investido com as pessoas e na qualidade desse tempo. Sua frase preferida é inspirada em Walt Disney: “Gosto do Impossível, porque lá a concorrência é menor”.


Posts Relacionados

Saiba como aumentar a produtividade da sua agência