24
out

Migrando para full service sem perder a qualidade das entregas

Como migrar para full service sem perder a qualidade dos serviços? Este post tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Migrando para full service: tudo o que você precisa saber para ter sucesso nessa nova jornada!

Será que sua agência está preparada para entregar tudo que o cliente precisa? Não se preocupe, nesse post daremos dicas essenciais para você!

O comportamento do consumidor mudou. Ele está mais exigente, busca por excelência, preço justo e, sobretudo, conta com canais específicos para emitir opiniões, dar sugestões e relatar experiências ruins com uma marca.

O resultado disso? Empresas dos mais variados setores estão dispostas a colocarem em prática estratégias publicitárias que, de fato, tragam resultados para o seu negócio e para os seus clientes. 

Nesse ponto, é comum que agências essencialmente digitais ou offlines migrem para a modalidade full service com o objetivo de expandir seu portfólio e, consequentemente, conquistar novos clientes e fidelizar as atuais contas. 

Você está vivenciando isso? Quer atrair oferecer mais serviços sem perder a qualidade das entregas? Este post é para você!

   Confira também:


O que é uma agência full service?

Como já explicamos aqui no blog, uma agência full service presta serviços em diferentes tipos de mídia. Ela é capaz de gerenciar, de forma completa, todas as estratégias de marketing e publicidade dos clientes. Ações online e offline, desenvolvimento de sites, assessoria de imprensa, TV e relações públicas são alguns exemplos de serviços baseados na metodologia full service. 

Uma vantagem dessa modalidade é conseguir atender a diferentes tipos de necessidades em canais de comunicação variados. Além disso, tal estratégia auxilia na retenção de clientes, pois eles encontram tudo o que precisam em um único lugar. 

Como não perder a qualidade dos serviços ao migrar para full service?

Pensando em oferecer diversos tipos de serviços? A seguir, confira dicas essenciais para manter o nível de excelência nas entregas na sua agência.

Entenda as dores dos clientes

Sua agência se destaca por oferecer excelentes serviços voltados para o ambiente offline, seus clientes estão satisfeitos e sempre conseguem alcançar bons resultados com as campanhas. No entanto, o digital ganha força e suas contas querem atingir seus consumidores por meio do marketing digital. Certamente, você não quer perder os seus clientes para uma agência que engloba tudo isso, não é? 

Mas, antes de começar a se aventurar no ambiente digital, é imprescindível que você entenda as dores e as necessidades dos seus clientes. Nesse sentido, procure fazer reuniões para entender seus objetivos a curto e longo prazo, descubra em quais canais a sua persona está e quais estratégias são fundamentais para ter sucesso. 

Assim, você continuará entregando bons resultados, encontrará novas maneiras de superar suas expectativas e, por fim, irá potencializar as chances de atrair novas contas com um portfólio impecável.

Organize processos

Independentemente de estar migrando ou não para um novo modelo de negócio, manter a capacidade produtiva da equipe é um grande passo para não perder a qualidade dos serviços.

Ao organizar os processos você não só terá mais produtividade como também ajudará os seus colaboradores a entenderem de que forma proceder diante de situações que se repetem. Isso evita dar soluções diferentes para problemas iguais, poupando tempo do time. Nesse caso, o primeiro passo é desenhar as atividades executadas pelos funcionários para que um padrão de procedimentos seja criado.

Kit timesheet

Briefing

Se tratando do briefing, é fundamental que a agência possua um modelo desse documento em mãos, isso impedirá que:

  • Informações sejam esquecidas no momento de elaboração dos jobs;
  • A falta de alinhamento entre os profissionais responsáveis pelas demandas;
  • O gasto de tempo na elaboração de documentos que deveriam ser padronizados;
  • Entregas desalinhadas, já que não há informações necessárias para a execução do job. 

Prevendo problemas

A ideia de prever possíveis gargalos pode até parecer impossível em um primeiro momento, mas quando há um entendimento do fluxo de tarefas na agência ela funciona muito bem.

Para isso, você pode contar com seus colaboradores, sobretudo com os que estão há um tempo considerável na agência e conhecem profundamente os seus problemas. Sendo assim, mapeie juntamente com sua equipe as dificuldades de cada departamento, dando possíveis soluções para cada uma delas.  

Manual de processos

Embora a publicidade seja uma área na qual a criatividade é a característica que permeia todas as demandas, isso não significa que você não deva ter procedimentos bem fixados na rotina de trabalho. Nesse sentido, é essencial contar com um manual de processos para orientar todo o time a agir de forma alinhada.

Além do mais, é preciso ter em mente que os processos pertencem à agência, pois caso um colaborador deixe a empresa futuramente você não perderá as informações que precisa para executar o trabalho, facilitando, portanto, o trabalho de novos funcionários.

 

Definindo métricas

Já deixamos claro o quanto as métricas são importantes para a saúde da sua agência. Mas nada de atirar para todo lado em termos de indicadores, tente entender quais se encaixam melhor no seu negócio.

Se tratando de agências de comunicação, foque nos clientes mais ou menos rentáveis, na performance de seus colaboradores, no tempo gasto para a execução das tarefas e nos resultados alcançados por seus clientes ao longo de uma campanha. 

Se você quiser saber mais sobre métricas de produtividade, falamos delas aqui!

Considere os custos relacionados à mudança

Inserir novos serviços ao portfólio da agência significa, na maioria das vezes, arcar com custos adicionais. Além dos gastos com a captação de novos clientes, veja se será necessário realizar novas contratações, aquisição de freelancers ou aumento do número de horas extras. 

Por fim, considere ampliar o espaço físico da agência e a compra de novos equipamentos. Lembre-se, tudo isso precisa ser debatido com toda a equipe, nunca tome decisões sem antes consultar o seu time e entender a capacidade produtiva de cada um.

Mensure o nível de satisfação dos clientes

De nada adianta criar estratégias incríveis se os resultados não são mensurados. A estimativa do nível de satisfação dos seus clientes permite saber quais ações foram primordiais para o alcance de bons resultados e quais não performaram tão bem. Você também poderá analisar quais mídias foram utilizadas e qual foi o público atingido, o que irá contribuir para pensar em novas formas de transmitir as mensagens.

O primeiro passo é estar em contato com os clientes de forma constante, mesmo que isso signifique aumentar o número de reuniões. Nesse caso, faça pesquisas e entenda o que funciona ou não em termos de números.

Se tratando de posts para redes sociais, por exemplo, entenda quais foram os objetivos propostos e analise quais deles foram atingidos. Isso ajudará a entender quais ações podem ser replicadas e quais devem ser repensadas. Se o objetivo primordial era aumentar o número de seguidores e a estratégia só incluía a aquisição de novos seguidores de forma orgânica, considerar campanhas pagas pode ser uma alternativa eficaz. 

Otimização de processos com a tecnologia

Quando falamos em fidelizar clientes e melhorar os seus resultados por meio de campanhas inovadoras, a criatividade é um dos primeiros itens que vem à mente, certo? Mas não se trata só disso. O primeiro passo para o sucesso é ter controle e organização nos processos da agência. Isso significa, sobretudo, contar com a tecnologia para tornar o trabalho mais ágil e eficiente. 

Com softwares de gestão especializados em agências de comunicação, é possível fazer o acompanhamento das entregas e da produtividade da equipe. 

Ferramentas mais modernas contam, inclusive, com um timesheet integrado para que você calcule o tempo gasto na execução das tarefas com segurança. O recurso também dá base para a precificação e mensuração do lucro por cada cliente com base nas horas trabalhadas pelo time. Se você gostou de saber como manter a qualidade nas entregas mesmo oferecendo diversos tipos de serviços, irá gostar de saber como uma ferramenta de gestão irá ajudar no crescimento da sua agência. Aproveite!