iZoom 2018

Panorama de Agências Digitais de 2018

Sabe qual o principal canal de aquisição de clientes das agências digitais? O levantamento do Panorama de Agências Digitais de 2018 nos mostra isso e muito mais!

[fa icon="calendar"] 15/01/2018

pexels-photo-326522.jpeg

Conheça a fundo o mercado e saiba como usar as tendências em sua agência!

A pesquisa Panorama das agências digitais do Brasil de 2018, elaborada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais tem o objetivo de mostrar o raio-x completo desse mercado e apresentar os maiores desafios que os seus componentes estão enfrentando.

Além disso, a ideia dessa pesquisa de marketing era fazer uma análise aprofundada sobre aspectos relacionados à aquisição e retenção de novos clientes.

Apresentamos um panorama com as principais tendências e descobertas feitas de acordo com as estatísticas coletadas nessa pesquisa.

Afinal, com a transformação digital nas agências, essas empresas estão procurando assumir as demandas de Marketing Digital requisitadas por seus clientes.

Ficou curioso para checar esse grande benchmark que contou com a participação de mais de mil agências em todo país? Entenda mais sobre esse mercado!

Motivos de adotar agências digitais para a sua estratégia

Hoje existem muitas agências que oferecem serviços parecidos e competem pelos clientes.

Porém, o que faz uma agência ser tão especial que se tornou a grande escolhida pelos clientes?

Os 4 fatores principais que foram destacados pelos respondentes da pesquisa são:

  • foco na entrega de resultados para o cliente, com 55,2%;
  • credibilidade no mercado, com 48,6%;
  • especialização em alguma oferta de nicho, com 38,2%;
  • preço competitivo, com 36,8%.

Esses números revelam fatores interessantes que podem ser trabalhados para abrir oportunidades e ter um melhor relacionamento com um cliente.

Além disso, os clientes dessas agências podem analisar esses requisitos para fazer suas escolhas.


Principais serviços oferecidos pelas agências

Existe uma série de opções de serviços de Marketing Digital que uma agência pode oferecer, pensadas em cada etapa do Funil de Vendas, da atração à retenção.

A proposta é que o negócio busque sempre evoluir seus serviços e abranger ao máximo todas as ofertas importantes para atração, conversão, relacionamento, venda, análise e retenção.

Confira o gráfico de comparação da prestação de serviço entre os anos de 2016 e 2017.

img1.png

Embora seja pequena a diferença, o serviço de compra de mídia digital foi apontado como mais ofertado do que o de gerenciamento de redes sociais (82% e 81,7% respectivamente).

A pesquisa mostra que outros serviços que estão sendo amplamente oferecidos pelas agências são:

  • criação de campanhas de email marketing com 74,4%;
  • marketing de conteúdo com 73,7%;
  • criação de landing pages com 72,1%.

Outro ponto interessante de se destacar é que a oferta de serviços de automação de marketing foi um serviço que teve um aumento de 34,5% para 51,3%, o maior salto visto. Essa oferta se mostra cada vez mais decisiva para se relacionar com leads de maneira inteligente e escalável.

 

Principais canais de aquisição dos clientes

Cuidar muito bem dos canais de aquisição de clientes é uma das estratégias mais importantes do Marketing Digital.

Os dados mostram que uma fonte de aquisição de novos clientes muito adotada são as indicações — seja de outros clientes (78,3%) ou de parceiros (63,3%).

Estabelecer um bom networking é um dos principais segredos para fazer esse canal funcionar, porém as indicações não garantem uma previsibilidade de oportunidades para vendas e podem barrar o seu crescimento.

 img2.png

 

Crescimento do número de clientes e do faturamento

A oferta de serviços digitais prevalece como ótima oportunidade para as agências.

Prova disso é que a maioria dos negócios (55,6%) tiveram crescimento no número total de clientes no ano de 2017. Além disso, 91,8% das agências conseguiram adicionar novos clientes recorrentes no último ano.

Nessa pesquisa também foi avaliado o faturamento das agências digitais no último ano. 

Vale destacar que existem muitas estratégias benéficas que as agências utilizam para agregar ainda mais valor ao trabalho feito para os clientes.

A partir do momento que é possível entregar resultados e fidelizar um cliente com os primeiros serviços, você pode pensar em adicionar novas ofertas ao seu pacote, mostrando os resultados alcançados até agora e apontando um potencial cenário para voos mais altos.

Esse é um trabalho conjunto, no qual ambos se beneficiam se for feito com compromisso e dedicação para suprir as demandas.

A pesquisa também revela que 62,5% das agências participantes tiveram um faturamento acima de R$ 120 mil anual.

Além disso, uma maioria de 74,3% dos respondentes destacou que o faturamento da agência entre 2016 e 2017 aumentou ou se manteve — mais uma prova do potencial da oferta de serviços digitais tão exigido hoje em dia.

img3.png

 

Benefícios de oferecer serviços de marketing digital

Tanto na perspectiva das agências, quanto dos clientes, são várias as vantagens de se oferecer serviços de Marketing Digital.

Essa estratégia que domina o mercado cada vez mais, se tornou um canal de grande potencial de vendas, trazendo lucros escaláveis para as empresas.

Além de que, as pessoas estão imersas no mundo digital e a internet já faz parte da realidade da grande maioria do mundo.

Os negócios identificam oportunidades de aumentar suas vendas e divulgar sua marca no mercado online e, consequentemente, acabam aumentando a concorrência nesse meio.

De acordo com os participantes da pesquisa, a maior vantagem de se oferecer serviços de marketing digital apontada foi que há muito mercado para serviços de Marketing Digital (resposta que teve 32,7% a mais de citações na Panorama de 2018, comparando-se à de 2017).

img4.png

 

Muitas empresas estão interessadas em contratar agências parceiras para cuidarem da sua estratégia digital, o que abre muitas oportunidades para o setor.

Em segundo lugar no ranking está a vantagem de ser mais fácil de mensurar resultados.

Com essa estratégia, é possível saber, por exemplo: a geração de Leads em um período de tempo, a quantidade de oportunidades passadas para o time comercial, o impacto em novos negócios fechados, o ROI (return on investment) das ações realizadas, identificar o valor do CAC (custo de aquisição por cliente), entre outras métricas relevantes.

Já em terceiro lugar está a vantagem de ser mais fácil entregar resultados aos clientes.

A opção pelos serviços digitais permite que você obtenha métricas de verdade para avaliar a estratégia adotada para seu cliente e gerar sucesso em diferentes etapas.

 

Desafios em oferecer serviços digitais

Existem muitos desafios enfrentados no dia a dia das agências e é preciso entender cada um para saber como superá-los. Conheça os mais apontados.

 

Precificação

O mais mencionado continua sendo saber precificar os serviços. Muitos negócios têm dificuldade de estipular com embasamento os preços dos seus serviços e encontrar estratégias para agregar valor ao seu trabalho.

Para isso é necessário fazer uma pesquisa de mercado para entender a precificação dos seus concorrentes e o que eles oferecem de diferente.

img5.png

 

Compreensão do marketing digital

O segundo desafio mais apontado é que o público não entende Marketing Digital — esse desafio teve um crescimento de 6,2% de menções comparado ao último ano.

Por uma questão de maturidade do mercado para saber o que o Marketing Digital faz e para os resultados que ele pode trazer, muitos clientes demonstram ainda não ter conhecimento sobre o tema.

Uma forma de fazer essa educação do seu público para entender o valor dos seus serviços e estimular a demanda por ele é aplicando a metodologia do Inbound Marketing dentro da própria agência.

Isso faz com que você acabe mostrando como você pode ajudar essa empresa por meio de um case de sucesso da sua própria agência. Fator que mostra autoridade e confiança.


Restrição de verba

Mais um desafio que continua ocupando o pódio é a restrição de verba. Ainda são muitas as agências que acham caro começar a trabalhar com Marketing Digital, reestruturar a equipe e adquirir ferramentas para essas ações.

No entanto, com toda a perspectiva positiva do setor demonstrada nos gráficos sobre faturamento e aumento de clientes, a consequência é que a oferta de serviços digitais contribui de maneira significativa para o aumento da receita de uma agência e na garantia do fluxo de caixa, já que os contratos desse tipo de serviço tendem a ser de longo prazo.

Dessa forma, seu negócio terá mais chances de ter um bom retorno sobre o investimento. 

 

Previsões para 2018

A pesquisa mostra uma boa perspectiva para que as agências invistam mais em

estratégias de Marketing Digital para si.

A grande maioria dos participantes (75,5%), afirma que há previsão para aumento de investimento em 2018.

Ou seja: são negócios que querem trabalhar para se tornarem seus próprios cases de sucesso!

img6.png

 

Desafios a serem superados em 2018

As agências traçaram uma série de desafios a serem enfrentados em 2018.

Em primeiro lugar, com 63,3%, está aumentar a carteira de clientes recorrentes. Ou seja, os negócios estão atrás de mais e melhores contas.

img7.png

 

Na segunda posição está o desafio de aumentar a receita gerada por serviços digitais.

Para buscar uma solução, é importante que você tenha mapeado quanto agrega para o negócio do cliente e o quanto ele vai crescer ao ter sua agência como parceira nas estratégias de Marketing Digital.

Afinal, isso tudo entra na conta! Você também pode pensar em estratégias para aumentar o ticket médio com os clientes atuais.

Já em terceiro lugar, os entrevistados apontaram que existe o desafio de aumentar a carteira de clientes de serviços digitais.

 

Conclusão

As agências digitais estão cheias de desafios em 2018.

São novas tendências, novos clientes querendo fazer a transformação digital do seu negócio e uma concorrência cada vez maior.

Porém, qual será o seu diferencial? Para saber mais sobre no que investir conheça a pesquisa Panorama das Agências Digitais do Brasil 2018 e saiba as novidades que descobrimos sobre esse mercado.

img8.png



Agnes Rabelo

Escrito por Agnes Rabelo

Redatora, publicitária e amante das tecnologias digitais. Escrevo para o blog de inteligência da Rock Content e sou leitora assídua de pesquisas do mundo inteiro.


Posts Relacionados

Saiba como aumentar a produtividade da sua agência