Acesse o Mini Curso de Gestão de Agências do iClips Gratuitamente
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING Sabemos que você elabora eficientes planos de marketing para seus clientes. Mas e para sua própria agência? Entenda nesse post como esquematizar um bom plano de marketing para impulsionar o crescimento de sua agência!

Planejamento Estratégico de Marketing: Como elaborar?

Sabemos que você elabora eficientes planos de marketing para seus clientes. Mas e para sua própria agência? Entenda nesse post como esquematizar um bom plano de marketing para impulsionar o crescimento de sua agência!

[fa icon="calendar"] 05/12/2016

  PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Como elaborar um Plano Estratégico de Marketing?

    Diversas vezes, percebe-se agências que efetuam e/ou auxiliam da elaboração de um planejamento estratégico de marketing para seus clientes, porém, não o fazem para suas próprias empresas. Isso significa que elas impulsionam o desenvolvimento de seus parceiros, no entanto, não incentivam o próprio crescimento. Nesse post, você vai entender como elaborar um plano de marketing para sua própria agência crescer.

    Uma boa quantidade de empresas criativas trabalham sem rumo e sem o conhecimento de onde a agência deve chegar. Nesse contexto, ter um planejamento estratégico de marketing pode ser um diferencial de crescimento no setor publicitário, visto que a concorrência, de forma geral,  está pecando nesse aspecto. Mas, lembre-se: é muito importante elaborar um bom planejamento estratégico de marketing; mas é mais importante tirá-lo do papel e praticá-lo.

Como Elaborar um Planejamento Estratégico de Marketing?

PLANEJAMENTO DE MARKETING.jpg

    Em síntese, a elaboração de um plano se baseia em três grandes etapas: o planejamento, a implementação e a avaliação e controle. A primeira etapa se desmembra em "definição do público-alvo", "definição do posicionamento de mercado", "definição da marca", "definição dos objetivos e metas" e "definição das estratégias de marketing". Acima, confira esquematicamente as etapas elencadas em ordem que devem ser desempenhadas. A seguir, confira mais informações sobre cada estágio:

 

Planejamento

    Na primeira fase do planejamento de marketing, deve-se compreender a situação real da empresa e onde ela quer chegar, quais são seus objetivos e o que ela deve ser em determinado período de tempo. Para tal, é preciso reunir os conhecimentos sobre a empresa na etapa de "sumário executivo".

    Nesta etapa, são agrupadas informações sobre o ambiente no qual a agência está inserida, o público-alvo que esta tem interesse em atingir (Monstruosas multinacionais e suas comunicações internas? Ou empresas de varejo?); o posicionamento de mercado da empresa criativa (O ponto forte da sua agência é a criação? Você entrega a seus clientes peças com conceitos inovadores? Ou preza pelo atendimento e produção de alta quantidade de peças atendendo clientes com grandes quantidades de demandas?); a definição da marca da agência (Qual conceito você adotará?); seus objetivos e metas (Onde sua agência está e onde quer chegar?) e informações sobre as estratégias de marketing e vendas da sua empresa criativa (Como é efetuada a prospecção de clientes? Quais são as estratégias empregadas para tal?). 

     É imprescindível apontar que se não bem executada a etapa de planejamento, todas as posteriores sofrerão um grande prejuízo. Isso porque elas são interdependentes e se complementam. Logo, é imprescindível empregar uma parte de seu tempo no planejamento, uma das etapas mais importantes de um plano de marketing, para que todo o documento esteja impecável e seja útil ao desenvolvimento de sua empresa criativa.

MARKETING VENDAS.jpg

Plano Estratégico de Marketing para aumento das vendas

 

Implementação

    Elaborado o planejamento, o gestor deve passar para a etapa "Implementação". Nesta fase, por sua vez, é fundamental a proatividade, engajamento e participação dos profissionais que colaboram com a agência. Em "Implementação" os funcionários devem "vestir a camisa" para que todo o processo se desenrole. 

    Para esta estágio, é preciso responder a algumas questões sem perder de vista os objetivos e metas traçados na fase anterior de planejamento. A seguir, estão os itens os quais você deve responder neste ciclo:

  • Ações (O que):

Quais são as tarefas essenciais a serem desempenhadas?

  • Período (Quando):

Qual é o prazo de execução para cada tarefa?

  • Como:

Quais são os procedimentos a serem seguidos para a execução das tarefas? (Veja também "Como Gerenciar Processos em uma Agência de Publicidade?"). Nesta fase, defina além dos procedimentos, a ordem que esses deverão ser executados. 

  • Responsável (Quem?):

Cada atividade deve ter um colaborador responsável por ela! Quem em sua agência é mais apto para executar cada tarefa?

Obs.: Não deixe de verificar o valor/hora do funcionário adequado para cada tarefa e conferir a viabilidade das escolhas de profissionais (Veja também "Timesheet: Valor/Hora dos Funcionários - Mensuração e Implementação").

  • Custo Estimado (Quanto?):

Contemple nesta etapa os custos estimados para a execução das tarefas. (Veja também "Planilha de Estimativa de Job").

 

O Plano de Ação

A seguir, um exemplo de plano de ação contemplando todos os tópicos anteriormente citados. À esquerda, os nomes das ações que representam o estágio "O que". Ao lado, na segunda coluna, estão os responsáveis pelas tarefas o que representa o quarto item indicado anteriormente. Na terceira coluna, o custo estimado de cada ação. Nas próximas estão inseridas as informações da etapa "Quanto"  incluindo os valores separados por cada período de tempo.

PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING EXEMPLO

Plano Estratégico de Marketing exemplo - Crédito: Sebrae  

 

    De forma geral, os procedimentos são documentados separadamente dos planos de ações. Por esse motivo, não aparece no exemplo dado anteriormente.

 

Avaliação e Controle

   Essa terceira etapa é importante para alinhar a expectativa de desempenho com a execução do desempenho e verificar se os objetivos traçados estão sendo alcançados. Esses controles podem ser engendrados de forma preventiva ou corretativas. A primeira forma é a mais interessante visto que mantém a maior satisfação do cliente. 

     A seguir, estão consideradas algumas das ações de avaliação de controle de um plano de marketing:

  • Avaliação semanal da performance da equipe;
  • Pesquisa semanal do nível de satisfação dos clientes;
  • Análise do faturamento projetado perante o realizado; 

 

Hora de aplicar!

     Um dos benefícios da execução de um bom plano de marketing é a possibilidade de reduzir riscos, a visibilidade de uma forma geral dos objetivos e das etapas a serem concluídas para alcançá-los de forma sistêmica, a elaboração de ações que impulsionem uma boa vantagem competitiva sobre a concorrência, etc.

       No entanto, lembre-se que, assim como o mercado, o plano de marketing deve ser dinâmico. Dessa forma, realimente as informações, torne-o mais rico, insira as mudanças ocorridas em determinados períodos de tempo e estabeleça novas ações para alcançar as metas e objetivos definidos. 

 

Nova chamada à ação

 



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Analista de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing