iZoom 2018

Projeção financeira e fluxo de caixa: Sua agência precisa disso!

Saiba como otimizar o seu tempo no controle do caixa da agência, avaliando tudo o que movimenta suas contas e o que está previsto para entrar/sair.

[fa icon="calendar"] 06/07/2016

Projecão financeira e fluxo de caixa: Sua agência precisa disso!

Não fazer um fluxo de caixa organizado e uma projeção financeira em agências de publicidade é um dos maiores equívocos gerenciais, infelizmente, cometido com uma frequência maior que a ideal. Não registrar com eficiência a entrada e saída de receita de forma detalhada impossibilita a tomada de decisão tornando-a duvidosa de confiabilidade.

Fazendo um fluxo de caixa simplório o gestor apenas consegue enxergar um prejuízo quando ele já está inevitável. Além disso, com este tipo de processo, o gestor somente consegue avaliar se entrou receita suficiente no caixa da empresa se no dia da quitação das despesas conseguir arcar com todas. Esses exemplos corriqueiros já mostram como é importante trabalhar com projeção financeira.

Quando se fala em gestão de agências de comunicação, essa projeção é ainda mais necessária. A grande maioria das receitas, chega até a agência de forma parcelada, seja em comissões, fee mensal, honorários, etc. (Como controlar os BV's e comissões da agência?) Além disso, o mercado da publicidade possui períodos sazonais de maior investimento (datas comemorativas, natal, publicidade legal). Então, fazer uma projeção detalhada das receitas possibilitará o norte sobre a saúde financeira do seu negócio. 

 

 

Pensando na dificuldade que os gestores de agência de comunicação enfrentam para gerir suas agências, idealizamos algumas práticas de projeção financeira que podem ajudar. Veja:

 

Práticas de projeção financeira para agências de publicidade

  • Estruturar seu plano de contas abrangendo todos os indicadores de receitas e despesas (operacionais e não operacionais).

  • Estipular as possíveis formas de negociação da agência, padronizando número de parcelas, datas de vencimento e forma de pagamento.

  • Adotar um padrão para o lançamento imediato das parcelas para que você tenha uma visão da venda projetada logo que ela acontecer.

  • Mensurar os valores estimados para cada mês para analisar o caixa projetado, e a partir daí avaliar como você deve conduzir suas vendas. Ou seja, o que falta captar para pagar os custos, ou se a projeção de receitas já será capaz de fazer isto.

 Nova call-to-action

 

Esses controles são simples e de fácil execução. Porém, muitas vezes ficam de lado no dia a dia corrido das agências. Nessa hora, gestores se veem num dilema:

 

Como controlar e projetar o caixa da empresa com eficácia e investindo pouco tempo?

 

A resposta é uma só: Automatizando processos!

No entanto, em que nível? Usando quais ferramentas?

Guia com dicas de Gestão Financeira para Publicitários

Entenda os principais conceitos que todo publicitário precisa saber para manter sua agência saudável.


Dicas de Gestão Financeira Para Publicitários

 

Ferramentas para Gestão de Agências de Publicidade

O mercado oferece uma gama de produtos que podem auxiliar nesse aspecto da gestão de agências. Mas, se o seu foco é um auxílio sistêmico para a gestão financeira, opte por sistemas especialistas nesse quesito e que falem a sua língua.

O iClips é um software de gestão específico para agências de comunicação. O fluxo de informações e a nomenclatura das telas são voltados à realidade das agências. Nesse sentido, a organização financeira também tem como foco ajudar um publicitário (que talvez tenha pouco conhecimento sobre finanças e Business Intelligence), a executar com eficácia diversos controles estratégicos.

 

 

Em relação à projeção e fluxo de caixa, o iClips disponibiliza em relatórios claros e completos, todos os valores que estão movimentando as contas da empresa (relatório de Fluxo de Caixa) e os que estão previstos para entrar/sair (relatório de projeção de caixa). Ambos são alimentados automaticamente, a partir dos lançamentos financeiros inseridos no software. Tudo acontece de maneira integrada e sem ruídos. Quer testar?

 

Entenda como Gerir seus BV's e Comissões

Pensando na importância de gerir os BV's e comissões da agência, a equipe iClips organizou um material sobre o assunto com dicas para o controle ideal do fluxo de caixa de sua agência. Para fazer o download gratuitamente, basta clicar aqui. 



Maria Alice Barreto

Escrito por Maria Alice Barreto

Formada em Comunicação Social, desenvolve atividades relacionadas ao marketing digital e à produção de conteúdo das nossas diversas plataformas.


Posts Relacionados

Saiba como aumentar a produtividade da sua agência