mini curso gestão de agências

Qual a Diferença entre Marketing e Publicidade?

Muitas profissionais costumam confundir o que é marketing e o que é publicidade. Por isso, resolvemos esclarecer esses dois conceitos. Entenda de uma vez por todas a diferença entre marketing e publicidade.

[fa icon="calendar"] 07/02/2017

Qual a Diferença entre Marketing e Publicidade

Apesar da publicidade complementar as estratégias de marketing, ela não é a mesma coisa.  Muito ao contrário, marketing e publicidade são termos muito distintos que se referem a responsabilidades diferenciadas. Apesar disso, infelizmente, alguns profissionais ainda se perdem nos conceitos.

Este embaraço, infelizmente, não acontece apenas entre as pessoas que não trabalham na área, até publicitários e marketeiros confundem os termos. Diante desse contexto, resolvemos explicar qual a diferença entre marketing e publicidade. No entanto, antes disso, vamos entender o signfiicado de cada termo, teórico e na prática.

 

O que é marketing?

De acordo com o Significados.com, marketing é "o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto".

Na prática, os profissionais de marketing costumam nomear as possibilidades citadas anteriormente como "4P's". São eles: praça, produto, preço e promoção". Fazendo uma correlação com o significado do site: a praça é a distribuição, a promoção é a comunicação, enquanto o preço e produto continuam nomeados da mesma forma. No entanto, em determinados segmentos - por exemplo o varejo - essa quantidade de "P's" pode se alargar. 

Então, de forma geral, o marketing foca em planejar uma estratégia abrangente para impulsionar as vendas, decidindo desde os melhores PDV's para o produto (pontos de vendas) até o preço que ele será comercializado.

 

 

Essas decisões são pautadas em dados consistentes e pesquisas, como a observação dos preços praticados pelos concorrentes, pontos de diferenciação - como valor agregado - e até mesmo oportunidades de comunicação para impulsionar as vendas. 

 

O que é publicidade?

A publicidade tem o foco em comunicar determinada mensagem, informação ou posicionar um produto. São os publicitários que elaboram roteiros para comerciais e estratégias de comunicação, decidem as melhores formas de se comunicar, estudam a linguagem do público-alvo, produzem peças gráficas, entre outras funções pertinentes. 

Guia de Gestão de Agências por Felipe Morais

O autor Felipe Morais pontua alguns tópicos importantes para realizar uma boa gestão em agências como a sua agência neste guia incrível


Dicas de Gestão de Agências

 

Qual a diferença entre marketing e publicidade?

De forma geral, pode-se concluir que o marketing é "o pai da publicidade". Enquanto o marketeiro precisa definir o preço dos produtos, perceber a necessidade de comunicação, os melhores pontos de vendas, entre outras questões de sua área, a publicidade se restringe à comunicação em todas as suas formas. Ou seja, a publicidade é um "P" do marketing. 

 

 

Isso significa que: enquanto o marketing precisa vender 1000 peças de seu produto que está com um preço reduzido, a publicidade foca em realizar a promoção dessa mensagem decidindo as melhores formas de divulgação - outdoor, mídias sociais, folhetos, etc; enquanto o marketing decide que precisa realizar a distribuição de seu produto em farmácias porque seu concorrente o está fazendo, a publicidade foca em realizar a promoção comunicando ao público-alvo sobre os novos locais que vão disponibilizar o produto, produzindo peças de PDV's, como tóten e gôndolas, entre outras. 

 

Na Prática, como acontece?

O marketing elabora os objetivos e terceiriza a comunicação - com uma agência - ou contrata alguns profissionais de comunicação construindo uma house - como se fosse uma "mini agência interna" na própria empresa.

Quando o departamento de marketing de uma determinada empresa chega a uma agência de publicidade ou na house, algumas informações prévias já estão documentadas, como público-alvo e preço a ser praticado.  

Porém, a relação entre empresas menores e agências pequenas pode ser um pouco mais complicada. Nessa situação, muitas vezes as demandas de comunicação podem ser enviadas pelos proprietários dos negócios, e não por profissionais especializados em markeing, o que dificulta um pouco o trabalho e resultados obtidos pela agência de publicidade.

 

Conclusão

Antes de montar uma agência de publicidade, ingressar em um departamento de marketing contratar ou trabalhar em uma agência é preciso entender até onde vão as responsabilidades de um setor e quando começa a do outro. 

Lembre-se que a publicidade executa e "corre atrás" dos objetivos do marketing. Mas isso não significa que ela é superior ou inferior ao departamento. Significa que eles são complementares e precisam buscar juntos a melhor solução para conquistar seus objetivos.

Nova chamada à ação

 

Leia Mais:



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Supervisora de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing