mini curso gestão de agências

Qual a importância de ter um software integrado para sua empresa?

Quer saber a importância de ter um software que integre os processos da empresa? Confira o nosso artigo e saiba mais!

[fa icon="calendar"] 13/11/2017

Importância de um software integrado

Saiba porque é tão importante integrar os sistemas da empresa!

Ter uma gestão otimizada ajuda a direcionar melhor os fluxos de informações, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços. Integrar os sistemas da empresa é uma tarefa desafiadora, mas que pode se tornar muito mais fácil com o apoio das ferramentas certas.

Para isso, existem os softwares de gestão integrada, que são recursos informatizados capazes de interligar uma ampla gama de dados, garantindo mais agilidade, qualidade e produtividade para o negócio. Quer saber qual é a importância de ter um programa que integre todas as informações da sua organização? Continue lendo este post e saiba mais!

Nova call-to-action

O que é um sistema de gestão integrado?

Um sistema de gestão integrado (SGI) é uma ferramenta informatizada projetada para organizar as várias atividades que são realizadas no empreendimento. Operações financeiras, administração de contatos, questões tributárias, gerenciamento de atividades, comunicação, documentação, mídias e várias outras tarefas podem ser controlados por meio de softwares que otimizam esses procedimentos.

O SGI é similar ao Enterprise Resource Planning (ERP) que pode ser traduzido como planejamento de recursos empresariais. Apesar de muitas pessoas pensarem que são sistemas para a automação de processos, o SGI e o ERP fazem muito mais do que isso. Eles permitem o desenvolvimento de uma gestão integrada, por meio de uma metodologia que promove melhorias a partir de um diagnóstico.

Por que investir em um software para integrar os sistemas da empresa?

Há uma série de razões para você investir em um sistema de gestão integrado no seu negócio. Confira mais a seguir!

Otimização dos processos

É possível otimizar os processos na empresa porque as atividades podem ser acompanhadas de forma próxima e frequente. Com isso, é muito mais fácil fazer o controle e o monitoramento dos resultados e procedimentos. Todos os colaboradores conseguem acessar o sistema por meio dos computadores, o que garante que a equipe esteja a par dos fatos no negócio.

Isso favorece a tomada de decisão, pois as escolhas são realizadas a partir de dados confiáveis e precisos. Além disso, a comunicação é aprimorada, pois todos têm acesso às informações e contam com canais para a troca de dados de forma efetiva.

Visão estratégica com dashboards

Com um painel de controle em que você pode acompanhar o desempenho das tarefas da corporação nos vários setores diferentes, é muito mais fácil identificar desvios da meta e descontroles. Com isso, é possível remediar problemas com muito mais agilidade.

Além disso, os dashboards permitem que você tenha uma visão estratégica do negócio. As principais variáveis ligadas a diferentes áreas estão disponíveis, fornecendo um panorama mais amplo do empreendimento. Assim, é possível pensar nos processos de forma integrada e efetiva.

Guia de Reflexão: 6 Problemas de uma Gestão não Padronizada

Neste guia são pontuadas as consequências de uma gestão que não acompanha um padrão. Faça o download e reflita sobre os processos da sua agência


Problemas de uma gestão não integrada

 

Redução de custos

Uma série de fatores ligados à adoção de um sistema integrado ajudam a empresa a reduzir custos. Ao utilizar essa modalidade de software, a corporação tem processos mais coerentes, minimizando erros. Isso evita o retrabalho e a necessidade de correções, o que é um ponto positivo para as finanças e o manejo do tempo na companhia.

Além disso, quando um empreendimento não tem um sistema integrado, ele faz uso de uma série de softwares, pagando diversas licenças. Ao adotar um programa que integre as informações, a organização pode eliminar o excesso de ferramentas e poupar investimentos em licenças. Essa medida também é vantajosa porque minimiza incompatibilidades.

Aumento do controle e da confiabilidade da informação

Com um sistema de gestão integrado, é possível maximizar o controle sobre as tarefas do empreendimento, o que dá mais previsibilidade para o cotidiano da empresa. Dessa forma, é possível pensar em estratégias, identificar problemas de forma precoce e desenvolver soluções de forma efetiva.

Além disso, a confiabilidade da informação aumenta. O risco de manipulação de dados se torna praticamente nulo e o envio de informações para as autoridades fiscais se torna um processo mais simples. As probabilidades de erros diminuem, o que dá mais segurança na comunicação com as autoridades reguladoras.

Melhora da imagem da empresa

Com a maior eficiência dos processos na corporação, os clientes ficam mais satisfeitos com os serviços. Os atendimentos são mais rápidos e atendem melhor às demandas apresentadas pelos consumidores. Isso ajuda a promover uma imagem positiva para o empreendimento no mercado.

Assim, o software de gestão integrada gera um ciclo positivo, promovendo a melhoria dos serviços e dos atendimentos. Esses benefícios afetam diretamente o cliente de forma benéfica, o que contribui para um bom posicionamento da organização diante das concorrentes.

Facilitação do controle financeiro

O software de gestão integrado oferece uma série de ferramentas para trabalhar com as finanças. É possível fazer projeções financeiras, estipulando parcelamentos, calculando despesas fixas e acompanhando a baixa de cada lançamento. Assim, você controla melhor o seu fluxo de caixa.

Essa ferramenta também oferece facilidades para o cálculo de comissões e para a geração de relatórios com indicadores financeiros. Com esses recursos, sua corporação pode fazer um acompanhamento mais efetivo das finanças.

Esses programas permitem, ainda, a emissão de boletos e de nota fiscal eletrônica. Ter ferramentas para a realização dessas funções é uma exigência do governo. O software integrado oferece essas funcionalidades, facilitando mais a regularização do seu empreendimento.

Otimização da gestão de contatos

Os programas informatizados para a gestão integrada facilitam a administração de contatos. Com eles, você pode montar listagens com informações de todos os colaboradores (como dados pessoais, acadêmicos, custo da hora trabalhada, habilitações), o que simplifica o trabalho de coordenar a equipe.

Essas facilidades se estendem também para os contatos externos à empresa, como fornecedores, clientes, stakeholders ou prestadores de serviços. A listagem contém filtros para facilitar a localização de contatos, otimizando sua rotina.

Os softwares de gestão integrada permitem ampliar o campo de possibilidades da organização, interligando as ações, otimizando procedimentos e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos. Com esses recursos, você pode aprimorar as ações corporativas, utilizar dashboards e reduzir custos com as operações da corporação.

Além disso, você pode se beneficiar também com uma melhor gestão dos contatos, melhoria do controle dos processos em geral e das finanças, aumentando a confiabilidade da informação.

E aí, gostou de saber a importância de contar com uma ferramenta para integrar os sistemas da empresa? Então, assine a nossa newsletter e receba mais informações!



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Supervisora de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing