mini curso gestão de agências

Como garantir a retenção de clientes na agência? Descubra agora!

Um bom atendimento e uma equipe bem-treinada são garantias para a retenção de clientes. Confira outras dicas para ter clientes cada vez mais fiéis!

[fa icon="calendar"] 18/12/2017

Retenção de clientes

Retenção na agência: Quais são as táticas infalíveis para transformar seus clientes em verdadeiros seguidores?

A retenção de clientes é fundamental para garantir o bom desempenho do negócio.

Consumidores fiéis são uma grande fonte de rendimentos para a empresa e demonstram que os serviços oferecidos têm uma boa qualidade.

Na publicidade não é diferente — ter uma clientela regular e leal é a meta de qualquer empreendimento.

Há uma série de medidas que você pode adotar para garantir a retenção de clientes na sua agência de publicidade.

 

Como garantir a retenção dos clientes?

Quer saber que estratégias são essas? Continue lendo este post e entenda!

 

Faça um bom atendimento

Um dos grandes diferenciais que uma agência pode oferecer é o bom atendimento.

Isso significa que a equipe deve ser capacitada a ter um abordagem de acordo com o perfil do cliente.

Há pessoas que preferem vendedores mais participativos, outros que já se sentem melhor com um atendimento mais distanciado.

Assim, é preciso que os responsáveis pelo contato com o cliente tenham tato para avaliar a questão.

É importante também que eles atuem de forma atenciosa, buscando promover o bem-estar e a satisfação de quem está contratando seus serviços.

 

Conheça o perfil do cliente

Conhecer o seu público é fundamental para desenvolver estratégias de atuação adequadas.

Com essas informações, será possível planejar táticas de abordagem, desenvolver promoções que estejam mais de acordo com o perfil dos clientes e promover planos diferenciados de pagamento.

Ter um perfil dos consumidores permite também que a agência invista mais em serviços que têm uma procura maior. Isso permite a obtenção de mais lucratividade.

Nova call-to-action

Tenha uma equipe bem-treinada

Capacitar a sua equipe a fim de que ela ofereça o melhor atendimento é um passo básico para obter lucratividade no negócio.

A agência publicitária pode disponibilizar um serviço personalizado e efetivo, mas, para isso, é importante que na linha de frente estejam profissionais hábeis e capazes de coletar as informações necessárias para a realização de um bom trabalho.

Treinar o time é um investimento fundamental para a agência. Por meio dessa medida, os profissionais conseguem ferramentas para atuar junto ao cliente, realizando uma abordagem efetiva.

Além disso, eles ficam mais preparados para ajudar o consumidor a fazer uma escolha consciente e satisfatória.

 

Acompanhe o mercado

O mercado está constantemente se renovando. A cada dia, novos recursos e tecnologias se inserem no cotidiano das pessoas.

É importante manter a sua agência atualizada, pois cada inovação pode ser um diferencial para o negócio.

Essa medida envolve pesquisas de mercado, o acompanhamento de mídias, como jornais, vídeos e revistas, e a observação do público.

Estar a par do que acontece é um passo importante para garantir o oferecimento de melhores opções para os clientes. Dessa forma, seu empreendimento tem um diferencial diante dos concorrentes.

 

Faça do CRM um aliado

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de tecnologias direcionados para armazenar as informações de clientes, mapeando suas jornadas de compra e os pontos de interação entre eles e a empresa.

O programa atualiza a equipe da agência com informações preciosas, como as preferências do consumidor e o histórico de serviços.

Fazer do CRM um aliado é uma ótima medida para impulsionar as atividades da agência, pois você vai poder oferecer um atendimento diferenciado, já que tem uma série de informações previamente armazenadas.

Isso contribui para a retenção de clientes no seu empreendimento.

Guia de Reflexão: 6 Problemas de uma Gestão não Padronizada

Neste guia são pontuadas as consequências de uma gestão que não acompanha um padrão. Faça o download e reflita sobre os processos da sua agência


Problemas de uma Gestão não padronizada

 

Ofereça um tratamento VIP para clientes fidelizados

Clientes fidelizados são responsáveis por uma parcela considerável do faturamento. Então, por que não dar a eles um tratamento especial? Esses consumidores fazem a diferença para a sua agência.

Você pode disponibilizar ofertas e promoções exclusivas para clientes de longa data.

Pode priorizá-los nos prazos, oferecer alternativas de contratos com maior flexibilidade ou outras propostas criativas de vantagens que você encontrar. O importante é dar possibilidades únicas para clientes que são fiéis à marca.

 

Detecte falhas e aprimore os processos

Buscar o aprimoramento contínuo é muito importante para ofertar um serviço de qualidade.

Falhas do cotidiano devem ser parâmetros para moldar novas soluções, ou seja, cada erro deve ser uma via para visualizar chances de crescimento.

Submeta seus processos a constantes avaliações e revisões e, ao identificar problemas, planeje e coloque em prática medidas corretivas.

A busca de aperfeiçoamento evidencia uma postura de ética e de comprometimento com o cliente.

 

Trabalhe com o cross selling e o upselling

O cross selling é a ação de vender acessórios complementares ao produto que está sendo comprado.

É uma estratégia muito efetiva, pois você aproveita uma oportunidade para maximizar ganhos e aumentar a satisfação do cliente.

Em sua agência, você pode ofertar alternativas aos pacotes principais de serviços. Já o upselling é o oferecimento de uma versão mais atualizada e com mais recursos do produto adquirido.

Os clientes estão sempre buscando se atualizar e estar a par das mudanças. Mais funcionalidades podem ser um atrativo para que eles tenham mais comodidade e facilidade em seu cotidiano.

Na agência de publicidade, pacotes que tenham uma cobertura maior podem ser ofertados para quem já tem algum contrato preestabelecido.

 

Pratique o overdelivering

O overdelivering é a prática de oferecer uma vantagem a mais na entrega do serviço. Você efetua a venda normalmente, mas ao disponibilizar o produto, coloca algum adicional, para exceder as expectativas do cliente.

É possível, por exemplo, fazer uma entrega antecipada, anexar algum cupom de desconto em um próximo serviço ou dar algum brinde. Mas é importante que isso seja feito de forma inesperada, para que a sua marca seja lembrada de uma forma positiva, como uma agradável surpresa.

Praticar o overdelivering na agência de publicidade é uma ótima alternativa para fidelizar clientes. A empresa fica com uma imagem positiva e o consumidor se sente satisfeito com a compra.

 

Faça um bom pós-venda

O pós-venda é um momento muito importante da jornada de compra e pode ser uma hora estratégica para a fidelização do cliente. Para isso, o contato com o consumidor deve ser feito de forma atenciosa, demonstrando uma genuína preocupação com a satisfação dele.

Caso haja reclamações, ouça atentamente e busque remediar o problema. Se houverem dúvidas, esclareça-as com cuidado.

Ademais, é necessário perguntar se há sugestões para que vocês ofereçam um serviço melhor. Registre essas propostas e veja-as como oportunidades para incrementar as atividades na agência.

A retenção de clientes é resultado da combinação da qualidade dos serviços com uma série de medidas de incentivo ao público.

Neste post, você pôde conhecer diversas alternativas para oferecer atrativos e fidelizar os consumidores na sua agência de publicidade.

Além de investir no aperfeiçoamento contínuo dos processos, você pode apostar no cross selling e no upselling, fazer um bom pós-venda, praticar o overdelivering e adquirir um CRM. Busque também se inteirar sobre o mercado e capacite bem a sua equipe.

E então, gostou de nossas dicas para garantir a retenção de clientes na agência de publicidade? Ficou com alguma dúvida ou conhece outras práticas? Conte para a gente nos comentários!



Viviane Rodrigues

Escrito por Viviane Rodrigues

Graduada em Jornalismo e cursando Marketing, auxilia no marketing do iClips e acredita que o marketing digital tem grande importância na condução de qualquer negócio.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing