mini curso gestão de agências

O que é ROI e Qual sua Importância para Estratégias Digitais?

Entenda o que é ROI, qual sua importância para estratégias de projetos digitais e aprenda a caculá-lo através de uma fórmula.

[fa icon="calendar"] 09/02/2017

Qual a importância do ROI para estratégias digitais?

Entenda a sua definição e como aplicar a fórmula.

Toda estratégia, seja do que for, precisa de alguns elementos básicos para dar certo: um objetivo, um plano de ação e formas de medir se esse plano está funcionando. 

Em uma estratégia de marketing digital, por exemplo, um erro pode custar muito caro para a empresa. Por isso, é preciso encontrar formas de saber quais os melhores investimentos e focar somente neles. É aí que entra o ROI (retorno sobre investimento).

Acompanhar esse indicador é essencial para o sucesso de qualquer plano de marketing. Por quê?

Vamos te explicar agora, além de te ensinar como fazer o cálculo desse indicador tão importante e dar algumas dicas de estratégias com alto retorno para o seu negócio.

Está pronto? Então vamos lá!

 

Por que o ROI é fundamental para as suas estratégias digitais?

Para responder essa pergunta é preciso primeiro entender qual o seu papel em uma estratégia digital.

Quando falamos em estratégia digital, temos de nos lembrar que isso envolve o planejamento de marketing, o processo de vendas, a forma de atender o cliente e reagir a problemas.

Para cada um desses aspectos, existe uma infinidade de ações e táticas específicas que você pode aplicar. Mas, como saber quais são as melhores?

Por meio desse indicador você consegue:

 

Saber o que funciona (ou não)

Ao analisar todos os investimentos que fazem parte da sua estratégia digital, você poderá ver exatamente qual o desempenho de cada um.

Em outras palavras, saberá quais estão se desenrolando de acordo com o esperado e se há alguma estratégia que não dá um resultado bom o suficiente para continuar sendo usada.

Por outro lado, quem não calcula o retorno sobre os investimentos pode achar que está tudo sob controle até descobrir — tarde demais — que o plano deu totalmente errado.

Melhorar o desempenho de marketing e vendas

Marketing de Vendas são duas das principais atividades de uma empresa, e ambas se baseiam puramente em dados.

Em muitos casos, não se trata de a estratégia em si ser ruim ou ter um retorno baixo, mas de estar sendo mal executada

Sabendo disso, os profissionais dessas duas áreas podem entender onde estão errando e corrigir prontamente os problemas.

Fazendo isso, a tendência é que os resultados melhorem rapidamente, e que os profissionais não precisem de mudanças tão radicais quanto iniciar uma estratégia do zero.

 

Entender onde se dedicar mais

Você já deve ter ouvido falar no princípio de Paretto, certo? Ele diz que 80% dos resultados vem de 20% dos esforços. Em alguns casos, isso pode se aplicar no seu cálculo do retorno sobre o investimento.

Você talvez perceba que uma estratégia dá muito mais retorno que as outras, mas o tempo gasto com elas não é proporcional a esse retorno.

Por avaliar o indicador de perto, poderá redistribuir as tarefas e os profissionais de modo que as atividades mais lucrativas tenham mais atenção do que as demais. 

Melhorar o ambiente de trabalho

Saber exatamente como está o progresso da equipe em cada estratégia, bem como o fato de ter ideia do que fazer para melhorar ou corrigir falhas, dá um senso de controle em todos.

E o ser humano ama ter tudo sob controle, não é mesmo? Isso significa um ambiente de trabalho mais tranquilo, com menor pressão e uma comunicação mais eficiente.

Com certeza, é melhor trabalhar em um ambiente assim, o que também afeta os esforços de todos a longo prazo. 

 

Como calcular o ROI?

Agora que já entendemos bem a sua relevância para a nossa estratégia, temos de aprender a fazer o seu cálculo da forma correta.

Pode ficar tranquilo, o cálculo não é difícil, só precisa ser feito com calma e sem pular nenhuma das etapas que vamos mostrar a seguir.

Note que para ter sucesso, não basta só aprender a fazer uma operação matemática, pois há trabalho envolvido antes e depois dessa conta.

 

O processo todo envolve os seguintes passos:

 

Considere o contexto do cálculo

Nós já sabemos que nada em um planejamento digital deve ser feito de forma isolada, mas o que seria considerar o contexto do cálculo, afinal de contas?

Algumas estratégias podem ser calculadas de forma específica, enquanto outras devem levar em conta o contexto maior do negócio.

Pode acontecer de uma ação menor não apresentar um retorno tão alto, mas ajudar no desempenho de outra tática que dá ótimo retorno.

Ter essa visão geral é importante para evitar uma impressão errada sobre um investimento.

Defina um período razoável para avaliar

Será que faria sentido calcular o resultado de um investimento de marketing de conteúdo que você iniciou mês passado ou de técnicas de SEO que implementou há 2 semanas?

Com certeza não! Então, defina um prazo razoável para avaliar os resultados. É claro que você pode e deve acompanhar o andamento dessas estratégias diariamente.

Mas não precisa se apressar em calculá-lo antes da hora. Isso poderia estragar um trabalho bem feito sem necessidade alguma. 

 

Aplique a fórmula do Retorno sobre o Investimento

A fórmula é bem simples:

Retorno sobre o investimento = lucro do investimento-custo do investimento/custo do investimento

Vamos dar um exemplo para facilitar.

Suponha que você investiu R$10.000,00 em 3 meses com uma estratégia nova de marketing, e conseguiu R$40.000,00 em vendas, com uma margem de lucro de 30%.

Seu cálculo ficaria:

12.000 (lucro de 30% sobre os 40.000 vendidos) — 10.000 (custo)/ 10.000 (custo)

ROI= 0.2

Nesse caso, você teria um retorno de 20% sobre o seu investimento, ou seja, cobriria todo o valor investido e teria mais 20% de lucro, um ótimo retorno.

 

Entenda os dados encontrados e forme um plano de ação

Por último, entenda o que os dados do seu cálculo significam. O retorno sobre cada ação é satisfatório ou é baixo demais? O problema é na tática em si ou na maneira que ela está sendo executada?

Responda essas e outras perguntas, depois forme um plano de ação claro e preciso, quer isso signifique aplicar pequenas melhorias no que já está sendo feito ou abandonar uma estratégia que não funciona.

Guia com dicas de Gestão Financeira para Publicitários

Entenda os principais conceitos que todo publicitário precisa saber para manter sua agência saudável.


Gestão Financeira para Publicitários

 

 

 

 

Quais são as 3 estratégias que têm bom retorno para o seu negócio?

Como já falamos aqui, são realmente muitos aspectos envolvidos em uma estratégia digital, alguns com retorno melhor do que outros.

Pensando nisso, resolvemos te mostrar 3 estratégias que têm um bom retorno sobre o investimento, e que certamente serão de ajuda tanto ao fazer marketing, ao vender ou se comunicar com o público.

Se você aplicar bem essas 3 estratégias, terá um caminho promissor pela frente. Elas são:

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das opções de maior sucesso nos últimos anos, principalmente pelo retorno financeiro que dá as empresas que o utilizam.

Essa forma de marketing envolve a produção de conteúdo relevante para o público-alvo de uma empresa, a fim de atrair e cultivar o interesse desse público.

Só para te dar uma noção do ROI do marketing de conteúdo, ele chega a ser até 62% mais barato e 3x mais eficaz que os meios de marketing tradicionais!

Em resultado disso, 7 em cada 10 empresas brasileiras já usam o marketing de conteúdo, e a cada ano o orçamento para a produção de conteúdo aumenta.

 

Redes sociais

Que as redes sociais são uma verdadeira paixão dos brasileiros, não há dúvida, mas o que isso significa para marcas de todos os tipos?

Significa que há um mercado gigantesco, de pessoas sedentas para consumir bons produtos e compartilhar experiências marcantes com seus amigos e conhecidos.

Quantas vezes você já viu alguém postando uma atividade do dia a dia e mencionando uma marca no meio do assunto, de forma natural?

É o mesmo princípio do “boca a boca”, só que agora online. Algo importante a lembrar é que esses canais trazem benefícios que vão além do que as métricas comuns analisam.

É verdade que muitos profissionais de marketing ainda não entendem o retorno exato que essa estratégia traz.

Mas produzimos um post que vai te ajudar a entender melhor por que vale a pena continuar investindo em redes sociais.

 

Anúncios patrocinados

É verdade que o tráfego orgânico deve ser muito valorizado em uma estratégia digital, mas isso não significa que usar anúncios seja algo errado.

Muito pelo contrário, anúncios podem ser ótimos recursos, especialmente até que as técnicas para aumentar o tráfego orgânico passem a surtir efeito.

Entre as opções, há quem pense no duelo entre Google Adwords e Facebook Ads. A solução é saber como funciona cada plataforma e qual se encaixa melhor em seus objetivos.

Seja qual for a plataforma de sua escolha, o importante é saber que por montar campanhas sólidas você certamente pode esperar bons resultados.

Deu para ver que calcular o retorno sobre o investimento é indispensável para estratégias digitais, não é? Por meio dele você vai saber o que está funcionando ou não, e no que vale a pena investir. O resultado será visto em estratégias sólidas e lucrativas. Que tal começar agora mesmo?

Para desenvolver uma boa estratégia digital você precisa organizar sua agência para que tudo saia conforme o planejado. Para isso, nossa equipe preparou uma videoaula gratuita para ajudar você a organizar sua agência. É só clicar no banner abaixo!

Nova call-to-action

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.



Autor Convidado

Escrito por Autor Convidado

Mais detalhes sobre o autor desse artigo no corpo do conteúdo. Caso você tenha um material que se encaixe no blog do iClips e gostaria de publicar aqui, envie-o para análise: maria.eduarda@iclips.com.br


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing