Timesheet

7 Livros que todo Publicitário deve Ler

O universo publicitário é movido pela criatividade e novas ideias. Diante disso, é afirmada a importância de se manter atualizado com as novas tendências, resgatar conhecimentos antigos e relacioná-los às melhores práticas de publicidade, comunicação e marketing. Mas, para isso, é preciso de informações e inspirações. Por isso, reunimos uma lista com 7 livros para publicitários que querem ser profissionais incríveisClique aqui e veja a lista.

O que é Timesheet O que é Timesheet? Entenda seu significado, faça o download do Timesheet Excel e saiba aqui tudo o que você precisa sobre essa ferramenta.

O que é TimeSheet? O Significado, Modelo em Excel e Tudo Sobre

O que é Timesheet? Entenda seu significado, faça o download do Timesheet Excel e saiba aqui tudo o que você precisa sobre essa ferramenta.

[fa icon="calendar"] 20/03/2017

Timesheet significado

A precificação e estimativa no mercado de serviços, na grande maioria das vezes, é baseada na quantidade de horas utilizadas para a realização de um trabalho e na relação do valor/hora dos profissionais envolvidos nas tarefas.  

Entender qual é o valor/hora de seu profissional para estimar o valor de um fee mensal ou de uma peça única é um tanto simples.  Porém, para ser um bom gestor de uma agência, por exemplo,  é preciso conhecer a quantidade de horas reais empregadas na produção de um trabalho. E essa questão é um pouco mais complexa.

Nesse sentido, para tornar essa "situação complexa" em "algo simples" e comum às rotinas de gestores e colaboradores no geral, surge a ferramenta timesheet. Este método é criado para ajudar os gestores a terem controle do fluxo de trabalho e administrarem melhor suas empresas. Então...

 

Timesheet significado

A precificação de jobs através do mecanismo é fácil

Veja Também:

Planilha de Timesheet

 

O Significado de Timesheet

O termo, em seu significado literal - do inglês para o português - tem o sentido de "folha de horas trabalhadas" e/ou "gráfico de horas". 

Timesheet

Modelo do Mecanismo

Mas, o que é Timesheet?

Na prática, a ferramenta contabiliza e relaciona as horas laborais dos profissionais da empresa aos trabalhos propostos. A seguir, tem-se um exemplo para uma melhor compreensão.

No exemplo de timesheet proposto anteriormente, é possível perceber que, para um respectivo serviço, foram gastas três horas da profissional "Maria Alice". O valor da hora dessa colaboradora é R$50, logo, o custo deste job com essa profissional foi de R$150. 

Provavelmente, a oferta de um serviço é realizada utilizando mais de uma mão-de-obra. Por isso, é necessário efetuar a análise de todos os funcionários envolvidos para obter maior controle eficaz do fluxo de trabalho da empresa, além claro dos demais custos, como água, frete, entre outros.

 

Por que Usar essa Ferramenta?

A utilização da ferramenta por parte das empresas prestadoras de serviços é imprescindível visto que é através desta que é mantido o controle e realizada uma administração baseada em dados, e não em "achismos". Mas, além disso, existem outros alguns bons motivos para que todo gestor se beneficie desse mecanismo. Foram listados alguns deles a seguir:

Por que usar timesheet.jpg

É imprescindível o uso da ferramenta em empresas que prestam serviços

 

Precificação e Estimativa:

Empresas prestadoras de serviços, de forma geral, possuem dificuldades de precificar e estimar o custo de um trabalho e definirem, então, o lucro exato. Isso porque não necessariamente elas precisam investir em recursos materiais, mas com certeza despendem de receita para recursos humanos, o que é difícil de ser mensurado em reais. 

Porém, com este método, é completamente possível calcular e estimar um serviço baseado em dados. Isso porque este método oferece todos os recursos indispensáveis para a precificação de um serviço. (Veja também: Fee Mensal - Como Definir o melhor Valor?)

 

Relatórios de Desempenho e Produtividade de Colaboradores:

Com esse meio, é possível compreender quais são os colaboradores que estão sendo mais produtivos, quais possuem a melhor relação custo x benefício, quais não estão se pagando - recebendo mais do que estão produzindo - etc

Em um cenário instável que a todo momento são realizados ajustes no quadro de profissionais de todos os tipos de empresas, entender quais são os profissionais que conquistam maior receita para a empresa é fator determinante para o gestor administrar de forma eficaz. (Veja também: O que NÃO fazer para sua agência de publicidade crescer?)

 

Impedimento de Possíveis Prejuízos:

Com este método, é possível realizar precificações baseadas em dados, e não em achismos. O gestor, ou profissional que estima o custo e o lucro de um determinado serviço, tem clara certeza do real custo de um serviço - caso tenha histórico para ofertas similares - e possui capacidade de estimar um lucro certeiro e real. 

 

Como Usar?

Na implementação dessa ferramenta, é preciso realizar algumas mudanças na cultura da empresa. Isso porque o mecanismo funciona com um sistema de "Start" e "Pause" que dependem da proatividade dos funcionários para o funcionamento.

Na prática, os colaboradores, assim que iniciarem a produção de uma determinada tarefa, clicam em "Start". Em seguida, o sistema inicia a contabilização do tempo apenas pausando quando o próprio colaborador indicar "Concluir" (Veja também como impulsionar sua agência a ser mais produtiva e gerar mais resultados)

Dessa forma, o sistema captará as informações de como foram divididas as horas laborais do funcionário, quanto tempo foi gasto com cada tarefa, quais foram os períodos de descanso e, se relacionado com o valor/hora do colaborador, qual foi o custo do job - considerando apenas a mão-de-obra de produção.

A seguir, veja como funciona a plataforma do iClips:

TIMESHEET MODELO.png

 

Onde Encontrar?

Para facilitar a rotina dos gestores e profissionais de serviços - principalmente nas áreas financeiras - foram criadas soluções automatizadas e otimizadas como softwares. Alguns sistemas possuem uma gama de outros benefícios - o iClips por exemplo, além desta ferramenta, oferece aos seus parceiros a integração de todos os departamentos da empresa criativa e alinha a estrutura da empresa. (Veja também: Como Implementar o Timesheet Online em sua Empresa?)

Os softwares são as melhores opções para a implementação desse método, visto que a empresa não precisará conferir manualmente os dados, existirá uma maior credibilidade das informações e será possível gerar relatórios para análise. Entretanto, é necessário que a empresa despenda da uma receita para conseguir utilizar esses sistemas. (Para você entender como funciona o mecanismo, faça o download da planilha antes de decidir o software)

 

Veja Também:
Timesheet e Implementação

 

 



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Analista de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing