iZoom 2018

O que é timesheet? E qual sua relação com a precificação do job?

A implementação do timesheet em agências de publicidade é uma opção fundamental para a precificação dos jobs e visão geral dos profissionais da empresa. Entenda com mais detalhes o que é timesheet e como ele se relaciona com a precificação dos jobs.

[fa icon="calendar"] 06/01/2016

Como você precifica os seus jobs? O timesheet pode ser a solução!

Como Mensurar o Tempo de Trabalho dos Criativos nos Jobs?

Hoje, para calcular os valores dos seus serviços prestados, as agências de publicidade precisam calcular seus custos. O cálculo de aluguel, água, luz, material de fornecedor, entre outros, são facilmente calculados pelos gestores.

No entanto, ainda há uma dificuldade de precificar a hora dos profissionais da agência de comunicação. Para solucionar este problema, é preciso implementar uma ferramenta de Timesheet para agências. Mas, você sabe o que essa ferramenta faz? Descubra neste post!

 

O que é Timesheet?

Timesheet para agências é fundamental. Isso porque é a ferramenta que calcula a quantidade de tempo que um criativo utilizou para efetuar uma determinada tarefa. Na prática, o criativo precisa "startar" no sistema o momento em que iniciar a produção da peça em questão. Em diante, o sistema contabiliza o horário de trabalho utilizado na tarefa.  

Na rotina de um gestor, essa ferramenta é imprescindível. Visto que a geração de relatórios norteia a tomada de decisão, a precificação dos serviços e jobs, a relação entre rentabilidade e lucratividade e possibilita a análise de um gestor sobre clientes que pagam muito mas demandam demais.

Isso porque muitas vezes, a lucratividade desse tipo de cliente tem uma margem muito pequena chegando até o prejuízo. Essa situação só pode ser enxergada com uma ferramenta de Timesheet.  


Qual é a regra para relacionar o tempo de trabalho com o preço final do Job?

Não há outro caminho que não seja o planejamento, ou seja, após definir todas as peças/atividades que serão realizadas pela agência, é preciso estimar as horas de trabalho para cada uma.

Uma dica simples é adotar uma planilha que sinalize o funcionário escolhido para executar a tarefa, o tempo médio estimado para ela e o valor/hora do colaborador em questão. Com isso, você poderá calcular facilmente o custo operacional gerado e, ao somar os valores de todos os serviços, você já saberá o quanto precisa cobrar para arcar com os custos totais do Job.

A partir desses dados, será mais fácil definir uma margem de lucro adequada aos objetivos da sua gestão e saber até que ponto você pode conceder descontos. 

Você também pode simular outras opções de planejamento, escolhendo colaboradores com outros perfis hierárquicos, ou que tenham um valor/hora mais adequado ao tipo de Job em questão. A ideia é que você consiga chegar à melhor opção de custo, sem prejudicar a qualidade e a entrega dos seus  trabalhos.

Outro detalhe importante é acompanhar, diariamente, a execução das horas estimadas. Já que esse planejamento é a referência para precificação do Job, o correto é que o tempo real de trabalho fique compatível com o planejado. Caso contrário, seu lucro pode se perder pelo caminho.

Em tempos de economia instável, ‘prejuízo’ é um termo que não pode fazer parte do seu negócio, não é mesmo? Por isso, saiba precificar seus serviços corretamente!

Guia com dicas de Gestão Financeira para Publicitários

Entenda os principais conceitos que todo publicitário precisa saber para manter sua agência saudável.


Gestão Financeira para Publicitários

 

Soluções para problemas decorrentes de uma Gestão de Processos Não Padronizada

Entendendo a realidade de muitas agências de comunicação, a equipe iClips se reuniu para formular um e-book no qual indicamos soluções para problemas decorrentes do dia a dia de uma agência de propaganda. Para fazer o download do material, clique no banner a seguir:

Nova chamada à ação



Maria Eduarda Paschoal

Escrito por Maria Eduarda Paschoal

Graduada em Publicidade e Propaganda e completamente apaixonada pela área que atua. Sua brincadeira de criança era criar conteúdos para seus flogs e blogs. Hoje, trabalha como Supervisora de Marketing na iClips e é apaixonada em como emprega suas horas laborais. Marketing – principalmente o digital - é uma das suas maiores paixões.


Posts Relacionados

Saiba como aumentar a produtividade da sua agência