mini curso gestão de agências

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: Como eles vão melhorar os resultados de sua agência?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas trará um impacto muito grande na estratégia de crescimento de sua agência.

[fa icon="calendar"] 21/08/2017

Não é de hoje que a busca por produtividade e altos índices de performance tem atraído a atenção de todos. Isso é muito importante, mas você sabe como alcançá-los? Se ainda não sabe, acredito que eu possa lhe ajudar com a resposta. O caminho para encontrá-la é através da Educação Corporativa! O treinamento e desenvolvimento de pessoas trará um impacto muito grande na estratégia de crescimento de sua agência.

Para que sua equipe seja cada vez mais eficiente e produtiva, aposte na capacitação contínua do seu time!

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

 

Por que é importante capacitar sua equipe?

Como toda empresa, as agências de publicidade são compostas por pessoas - aliás, elas são o seu maior patrimônio. (Afinal, são elas que estão por trás da criatividade daquelas peças inusitadas. O que seria do Photoshop sem um criativo por trás pensando o que fazer com aquelas cores, actions e shapes?). Logo, trabalhar e desenvolver suas habilidades é essencial para que sua agência alcance os melhores resultados.

Nesse sentido, é importante acompanhar a evolução e a intensidade com que seus funcionários se submetem diariamente para acompanhar as mudanças de seus setores. Sua equipe precisa estar preparada para as constantes mudanças, não somente quando diz respeito ao comportamento dos seus clientes, mas também sobre a frequente mudança de processos e ferramentas que são utilizadas e introduzidas no dia a dia de trabalho. Para tal, aposte na capacitação contínua do seu time. Com isso, sua equipe se tornará cada vez mais eficiente e produtiva.

 

 

O desenvolvimento e treinamento de seus colaboradores vai de encontro à conquista dos resultados de sua agência

 

Como realizar a capacitação do meu time?

Hoje, existem empresas incríveis de treinamento e desenvolvimento (T&D) no mercado. Ter um apoio mais especializado nessa hora, poderá alavancar ainda mais os resultados. Porém, sabemos também que nem sempre a agência possui recursos disponíveis para a contratação de uma empresa de treinamento e desenvolvimento. Por isso, mostrarei alguns detalhes importantes que ajudarão a sua agência a dar o primeiro passo e realizar a capacitação de seus funcionários.

Antes de aplicar qualquer treinamento, é preciso identificar as oportunidades de melhoria que impulsionaram essa necessidade. Uma boa ferramenta para isso é o LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento). Com ele, será possível entender e estruturar melhor as ações de treinamento.

Alguns itens são extrema importância, e não podem ficar de fora do seu LNT.

 

Itens Imprescindíveis para seu LNT

  • Motivo do treinamento: Porque realizar o treinamento? Essa pergunta dará uma direção para as futuras ações. Um exemplo interessante sobre um motivo que pode levar a sua agência a realizar um treinamento é “Por que meu índice de refação é alto?”
  • Quem será treinado: Identificar quais setores e profissionais serão envolvidos na capacitação.
  • Quando será realizado: Definir uma data para o início e fim do treinamento é vital. Seu planejamento será baseado principalmente por esse item.
  • Que tipo de treinamento será aplicado: Saber identificar qual modelo de treinamento será utilizado é tão importante quanto realizar o treinamento em si. Hoje em dia, modelos de treinamento com base no gamification estão em alta. Além de tornar o treinamento mais lúdico, ele gera um excelente nível de engajamento. #Ficaadica
  • Quais resultados quero alcançar com o treinamento: Essa é uma etapa muito importante. Os resultados desejados pelo treinamento têm que estar bem definidos e alinhados com todos os participantes. Eles podem ser variados, vai depender do motivo pelo o qual o treinamento está sendo realizado. Por exemplo, eles podem ser comportamentais, como melhorar a produtividade e eficiência da equipe, melhorar o relacionamento com os clientes, ou até mesmo aperfeiçoar a integração entre os setores de uma agência.

 

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.jpg

 

Planejar ainda é a melhor opção!

Após a elaboração do LNT, o próximo passo será o planejamento para a execução. Vou listar alguns passos que serão úteis nesta etapa do projeto.


  • Responsável: Quem será a pessoa responsável pela aplicação do treinamento? Certifique-se que essa pessoa tenha uma boa relação com a equipe e que a mesmo tenha conhecimento necessário para guiar os treinandos;
  • Quais materiais serão utilizados no treinamento: Dependendo do tipo de capacitação, será necessário preparar os materiais que serão utilizados (Sala de reunião, aparelho de som, internet, etc). Deixe tudo preparado para o início do treinamento.
  • Avaliação de reação: Tão importante quanto realizar o treinamento, a avaliação de reação irá mensurar a percepção dos treinandos sobre o conteúdo aplicado. Essa ferramenta é muito importante, será através dela que você conseguirá ter um feedback sobre o treinamento aplicado.

Após a etapa de preparação, chegou o momento de aplicar o treinamento. O importante é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado com tanto carinho e dedicação. Esse momento deve ser prazeroso e construtivo. Reforce com seu time a importância do treinamento e coloque eles sempre no centro das atividades!

Espero que esse artigo tenha ajudado um pouco a sua agência para a importância sobre a capacitação de seus colaboradores!

“ O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”  Robert Collier

Ah! E para aproveitar a oportunidade, convido você a participar da videoaula especial para você. Para acessá-la, basta clicar no botão a seguir:

Nova call-to-action



Deivid Ferreira

Escrito por Deivid Ferreira

Administrador por formação e multiplicador de conhecimento por vocação. Sou aficionado por desafios e por novas práticas de treinamentos corporativos, além de séries e músicas. Sou Analista de Treinamento da iClips, software utilizado por mais de 600 agências de publicidade, e acompanho diariamente o fluxo de trabalho de agências do Brasil inteiro.


Posts Relacionados

Ebook Modelo Briefing

Get Free Widget