06
jul

10 filmes sobre marketing que você deve assistir!

O cinema pode trazer muita inspiração para você criar sua próxima campanha. Confira nossa lista com dez filmes sobre marketing para você assistir agora mesmo!

10 filmes marketing iclipsPrepare a pipoca e curta nossa lista com os melhores filmes sobre marketing!

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Provavelmente você já ouviu essa frase muito por aí, mas convenhamos que essa pergunta infâme não faz o menor sentido. Isso porque esse dualismo não existe: enquanto a arte se inspira no mundo real para criar suas visões criativas e originais sobre a realidade, nós acabamos sendo influenciados pelas criações artísticas para construir nossa cultura, ideias, sonhos e conhecimento. Vida e arte se misturam em um processo cíclico de imersão, acabando por se confundirem às vezes. Com o cinema não é diferente, e filmes sobre marketing podem revelar características da profissão e conduzir a reflexões sobre a indústria.

Não é de hoje que Hollywood e outras escolas do cinema se debruçam sobre o profissional de marketing para desenvolver personagens cativantes e instigantes para seus roteiros. De fato, o universo publicitário é bastante dinâmico e recheado de histórias interessantes, dignas de um filme, seja ficcional ou baseado em fatos reais.

Profissionais criativos e empreendedores como os que trabalham com marketing têm que estar antenados na arte para buscarem referências originais para seu cotidiano. Por isso, separamos neste post 10 filmes sobre marketing que todo criativo e gestor precisa assistir! Dá uma procurada no Netflix ou na internet para encontrar esses títulos!

Confira também:

1. Amor por Contrato (2009)

Este filme se passa no subúrbio de uma cidade norte-americana fictícia. Um daqueles subúrbios bem ricos, típicos de cinema. Uma nova família se muda para lá, pai, mãe, filha e filho. À primeira vista, parecem ser uma família perfeita que tem de tudo, carros caros e roupas da última moda.

Dentro de poucos minutos, no entanto, você acaba por descobrir que eles não são uma família real, mas sim atores contratados por uma companhia de marketing para venderem produtos na região. Só que eles irão vender esses produtos ao usá-los de maneira natural. Você pode até dizer que esta família é o próprio marketing.

Eles têm de tudo mesmo: novos materiais de golfe, videogames, equipamentos de cozinha, joias, produtos de beleza, eletrônicos, entre um monte de coisas. No filme, você consegue perceber como as pessoas ao redor deles são afetadas: os vizinhos começam a comprar os produtos que eles estão usando. O verdadeiro marketing de influência.

Este título dá um ótimo insight sobre a mente das pessoas quando o assunto é a pressão e influência do meio. Nós somos sensibilizados pelo que acontece à nossa volta. De fato, são as pessoas que estão próximas de nós que nos direcionam a comprar um produto, e não uma propaganda impessoal. Essa é a importância de cuidar bem do cliente durante todo o funil de vendas.

Kit de produtividade Este material completo vai alavancar os resultados da sua agência!

Baixando nosso material você terá acesso a planilhas, vídeos, guias e ebooks para aumentar a produtividade da sua agência

2. A Rede Social (2010)

Nada mais nada menos do que a intrigante história da origem do site que mudou radicalmente o ambiente do marketing digital, o Facebook. Como um profissional de marketing e publicidade, é fascinante dar uma olhada no que inspirou a criação da rede social, os pensamentos dos fundadores durante o processo de construção, os passos necessários para desenvolver a plataforma e todos os altos e baixos que o Facebook passou até se tornar esse gigante da internet que é hoje.

Se você está querendo melhorar os processos na sua agência e inovar em algumas áreas, este filme irá te ajudar a encontrar algumas respostas. Isso porque ele conta uma história sobre identificar um problema que afeta muitas pessoas e encontrar uma maneira inovativa e original de resolvê-la, mudando o comportamento do consumidor e desafiando maneiras tradicionais da percepção das coisas.

É realmente uma peça inspiradora e educativa, que ensina que grandes sucessos só podem ser alcançados por meio de trabalho duro e vencendo difíceis desafios pessoais e profissionais.

3. O Primeiro Milhão (2000)

Um atrativo? Ben Affleck e Vin Diesel ainda são jovens e estão vestindo uns ternos meio engraçados. Mas calma, esta não é a única coisa interessante neste filme. Ele conta a história de alguns rapazes corretores da bolsa de valores que podem vender qualquer coisa, mesmo que ela não exista.

É um título bem motivacional que explica como permanecer forte diante de obstáculos, e como métodos agressivos de negócios podem trazer enormes benefícios. “O Primeiro Milhão” é definitivamente indispensável para qualquer gestor que queria tirar algumas boas ideias de vendas criativas.

4. O Senhor das Armas (2005)

Aprenda a construir a lealdade de consumidores e falar para diferentes tipos de clientes do mercado ilegal de armas. Parece bem fascinante para um título de seminário de vendas, né? Sorte a sua que você não vai precisar sair do sofá para ter esse tipo de conselho, uma vez que Nicolas Cage pode te dar essa lição em “O Senhor das Armas”.

Este filme é cheio de recomendações de como permanecer resistente ao stress do dia a dia, trabalhar de maneira eficiente com públicos-alvo bem específicos e negociar bem em situações de grande pressão. Tá certo que você não precisa sair vendendo escopetas por aí, mas funciona como um bom exercício pensar de que formas você poderia vender e ter sucesso em um mercado tão controverso como o bélico.

5. 99 Francos (2007)

O filme não é menos provocativo que o livro, mas uma coisa é certa: nem todo mundo vai gostar dessa indicação. No entanto, serve para quebrar um pouco o clima dessa lista. Esse título francês mostra que, muitas vezes, a verdadeira criatividade requer selvageria, coragem e até valores morais questionáveis para promover produtos bem comuns que ocupam pelo menos 80% de todo o mercado consumidor.

As cenas loucas de ação, cheias de cenas peculiares e sarcásticas e os discursos cínicos podem te inspirar a pensar fora da caixa e te lembrar que a sua profissão é tanto uma arte quanto um processo.

6. À Procura da Felicidade (2006)

Chris Gardner (retratado por Will Smith como protagonista) tem uma das histórias de vida mais instigantes que existem. Enquanto você assiste esse filme biográfico, você experimenta os altos eufóricos e os baixos amedrontadores da sua vida como um morador em condição de rua e estagiário não-pago enquanto cria seu filho de 5 anos de idade.

Temos certeza que quem ficou enojado com os primeiros 15 minutos de “99 Francos” vai precisar assistir esse filme aqui para balancear as emoções. É uma bela história que mostra que qualquer intenção comercial e financeira deve servir a um propósito maior de ajudar as pessoas de alguma maneira. É um filme sobre valores, motivação, persistência e coisas que fazemos para outras pessoas com o intuito de melhorar a gente e o mundo que nos cerca. É uma excelente abordagem para se pensar na sua próxima campanha!

7. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Em 2002, os Oakland Athletics ganharam a maioria dos jogos de beisebol, destacada por uma sequência de 20 vitórias que quebrou o recorde da American League. Eles também tinham o terceiro pior salário de todos os times da competição. Mas, em uma indústria dominada por times com salários altíssimos, como eles conseguiram chegar a serem um dos melhores no esporte? Simples: eles tomaram decisões data-driven.

O filme, baseado em fatos reais, retrata o início da abordagem analítica para o beisebol, que é o status-quo hoje. Os Athletics mudaram a forma tradicional e instintiva de recrutar jogadores por uma maneira bem original para a época. Ao assinar com jogadores baratos e desvalorizados baseados em métricas que apontavam para potencialidade de sucesso especificamente para o time, eles conseguiram retirar o máximo com cada dólar gasto.

É um excelente exemplo de como experimentos e decisões não convencionais podem trazer ótimos resultados. Esta peça de arte é altamente recomendada para gestores que procuram por inspiração e coragem para introduzirem de uma vez por todas mudanças tecnológicas na agência.

8. No (2012)

Fugindo um pouco do mercado e indo para o mundo da política, este filme mostra como uma boa campanha de marketing pode ser crucial para convencer uma população inteira a se juntar em uma causa.

A película dramatiza a campanha “NO”, lançada pelo jovem executivo de marketing René Saavedra (Gael García Bernal), que decidiu ficar longe da imagem de políticos raivosos e, ao contrário, focou em uma visão otimista e deveras apolítica da felicidade e do futuro. Ele fez isso no intuito de criar uma estratégia eficaz para convencer a população a não deixar o general Pinochet governar o Chile por mais oito anos. Foi um sucesso.

9. Art & Copy (2009)

Um documentário poderoso que vale muito a pena assistir cada minuto. O filme lança luz sobre o trabalho dos mais brilhantes criativos do mundo da propaganda (tanto artistas quanto escritores) que conseguiram chamar a atenção de milhões de pessoas por meio de suas campanhas únicas, mas permaneceram desconhecidos fora da indústria.

Começando a partir da “revolução criativa” da publicidade nos anos 60, estes artistas e escritores trouxeram um surpreendente espírito rebelde para seus trabalhos, em um negócio que, até então, não era visto como inovador. George Lois, Mary Wells, Dan Wieden, Lee Clow, Hal Riney e outros foram responsáveis por campanhas como “Just Do It”, “I Love NY”, “Where’s the beef”, “Got Milk” e diversas campanhas brilhantes de tudo, desde carros até presidentes.

10. Cidadão Kane (1941)

Um clássico do cinema e uma boa fonte histórica de informações. Qualquer profissional de marketing deve assistir essa obra de arte. Ele conta a história do magnata da comunicação William Randolph Hearst e todos os fatos que o fizeram chegar até o topo e quais foram as circunstâncias da sua morte.

É uma ótima referência de como fazer um storytelling e tem muitas dicas de como montar narrativas envolventes para seu público.

Inspire-se com filmes sobre marketing!

Um bom profissional de marketing sempre está atento às novas tendências e busca por exemplos e casos de sucesso para poder criar campanhas que envolvam o público de verdade.

Além de assistir a filmes sobre marketing, é importante deixar a criatividade ser um ponto central na sua agência. E, para isso, o brainstorming é um dos momentos mais essenciais. Então, que tal baixar nosso ebook com tudo que você precisa saber para aproveitar o brainstorming na sua agência?

Brainstorming