08
jun

Conheça as 5 forças de Porter e aplique em sua agência!

Esta incrível teoria diz que existem cinco fatores que impactam a competição e a atratividade de um mercado. Como ela pode ser aplicada em agências? Confira em nosso post!

As cinco forças de Porter são dinâmicas e correlacionadas. Aprenda agora como aplicar em sua agência!

As Cinco Forças de Porter foram concebidas em 1979 pelo economista Michael Porter na Escola de Negócios de Harvard como um framework simples para avaliar e calcular a força competitiva e a posição de uma organização no mercado. Para agências, é uma ferramenta importante para a gestão estratégica.

Esta teoria é baseada no conceito de que existem cinco forças que determinam a intensidade da competição e a atratividade de um mercado. São elas: rivalidade entre concorrentes, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaça de novos concorrentes, ameaça de novos produtos ou serviços.

As cinco forças de Porter ajudam a identificar onde está o poder em uma situação de negócios. Isso é bastante útil tanto para entender a força da atual posição competitiva da sua agência quanto para mensurar a força de uma posição que sua agência queira estar.

Analistas estratégicos frequentemente usam as cinco forças de Porter para considerar se novos produtos ou serviços são potencialmente lucrativos. Ao entender aonde o poder está, esta teoria pode também ser usada para identificar áreas de força, melhorar fraquezas e evitar erros em sua agência.

Um guia para a análise das cinco forças

Antes de vermos em detalhes cada um dos componentes da teoria de Michael Porter, vamos ver como fazer uma análise da competição no mercado da sua agência. As cinco forças de Porter são um instrumento importante para o estágio de planejamento estratégico de projetos. Esta análise faz um forte prognóstico que existem apenas cinco forças relevantes para determinar o poder competitivo nos negócios. Na sua agência, você pode seguir estes três passos:

1. Identifique os diferentes fatores que geram as possíveis pressões competitivas para cada uma das cinco forças:

  • Quem são seus fornecedores?
  • Quem são seus clientes?
  • Quais são os serviços substitutos?
  • É difícil entrar na sua indústria?
  • Quem são os maiores competidores no mercado?

2. Baseados nos fatores identificados acima, determine se as pressões são:

  • Fortes
  • Moderadas
  • Fracas

3. Determine se as potências destas cinco forças são favoráveis para gerar lucros atrativos na indústria. Usar este modelo pode te ajudar a responder algumas questões:

  • O estado da competição no mercado é maior do que o normal?
  • As companhias nesta indústria podem esperar ganhar lucros aceitáveis à luz das forças competitivas?
  • As forças competitivas são poderosas o suficiente para arruinar a lucratividade da indústria?

Com esta análise prévia em mãos, fica bem mais fácil entender as relações dinâmicas entre as cinco forças e quais pontos são mais relevantes para o mercado que sua agência quer entrar ou que já está inserida. Vamos ver agora o que são as cinco forças de Porter.

Kit de produtividade Este material completo vai alavancar os resultados da sua agência!

Baixando nosso material você terá acesso a planilhas, vídeos, guias e ebooks para aumentar a produtividade da sua agência

Componentes das cinco forças de Porter

O componente central nesta teoria é a rivalidade entre concorrentes, a qual é influenciada pelos outros quatro elementos que a circundam. Elas são extremamente ideais para uma avaliação da qualidade do ambiente competitivo da sua agência.

Rivalidade entre concorrentes

A rivalidade entre concorrentes forma a primeira das cinco forças de Porter. A intensidade da competição é feita de todos os fatores que conspiram para criar uma indústria de várias companhias brigando por uma fatia dos lucros. Estes fatores podem afetar negativamente a lucratividade à medida que os competidores se digladiam por melhores posições. Para entender quão competitivo seu mercado é, comece com os seguintes oito princípios, de acordo com Porter.

  1. Existem muitos competidores? Se tem muita gente abrindo o mesmo tipo de negócio que você, então a competição no seu espaço vai ser muito intensa para que ele seja viável.
  2. Há crescimento real da indústria? Se você está em um mercado em franca expansão, como é o caso do marketing digital, isso pode ser um bom presságio mesmo em uma indústria cheia de competidores. Mas fique atento, as taxas de crescimento mudam com o tempo, então tenha a certeza de realizar previsões regulares para se ajustar às suas expectativas futuras.
  3. Existem custos fixos altos? Custos fixos como aluguel e despesas diárias criam um incentivo onde competidores batalham para permanecerem
  4. Há falta de diferenciação? Quando todas as agências gastam dinheiro com marketing e branding comum, fica difícil diferenciar uma da outra. Um bom exemplo seria uma agência de marketing que promete aos seus clientes uma boa taxa de geração de leads. Nada demais, né? Pense em como sua agência pode criar valor para seu cliente de uma maneira original e inovadora.
  5. É possível criar mais espaço para possíveis incrementos? Imagine um cenário onde um estádio prevê sua capacidade ideal. Para colocar mais assentos, ele precisa criar uma extensão multimilionária em sua infraestrutura existente. Não é como se o estádio pudesse colocar mais 100 assentos somente indo à fábrica de cadeiras. Pegue o exemplo de um hotel que precisa aumentar sua capacidade para as férias. A indústria teria que acrescer seu volume de uma vez só. Estes custos altos marginais podem agir como um impedimento para que novos competidores entrem no páreo.
  6. Os negócios usam estratégias competitivas diversas no mercado em particular? Se você está competindo contra companhias que usam uma gama de estratégias competitivas, pode ser difícil criar um plano diferente para te ajudar a se sobressair.
  7. Você está em uma indústria de alto risco? Imagine a indústria de energia solar e de pesquisas sobre o câncer. Negócios nestes mercados têm coisas importantíssimas em jogo para a humanidade como um todo. É imperativo que você seja o melhor para a sociedade para ser recompensado o mais rápido possível. Indústrias de alto risco são, portanto, extremamente competitivas.
  8. Existe uma grande barreira para a saída? Uma vez que você está em um mercado, é difícil para sair dele? Um empreendimento difícil de liquidar tende a permanecer em pé mesmo que não esteja indo muito bem.

Estude cada um dos fatores acima e conclua se as pressões exercidas por cada uma serão fortes, moderadas ou fracas para a(s) indústria(s) que sua agência atende.

Poder de barganha dos fornecedores

Quando seus fornecedores têm muito poder de barganha, você estará competindo mais arduamente por recursos. Se a quantidade de suprimentos que sua agência precisa pode ser aumentada sem o risco de você olhar para outro lugar, então seus custos serão maiores.

O maior custo com recursos para a maioria dos negócios será o gasto com pessoal. Se você precisa contratar criativos experientes em uma área específica que estão em escassez, você precisará aumentar o salário para atrair candidatos adequados.

Outro aspecto do poder de barganha dos fornecedores inclui a parcela do negócio deles que você domina. Se você for um dos clientes mais valiosos, sua agência terá um extremo poder de barganha. No entanto, se você for um cliente pequeno, seu poder de negociação será igualmente modesto.

Poder de barganha dos clientes

Pergunte-se quanto poder seus clientes têm sobre sua agência. É interessante que você fique longe de mercados onde os compradores detêm todo o poder sobre a precificação. Opte por indústrias em que sua agência possa ter poder de barganha

Lembre que clientes são bastante experientes com preços e, inclusive, já podem ter tido experiência lidando com seus competidores. Determinar seu relacionamento com o poder dos compradores tem a ver com sua capacidade de ser flexível ao mesmo tempo que mantém uma posição de autoridade no seu mercado.

Ameaça de novos concorrentes

Empresas que conseguem entrar em indústrias altamente reguladas e que requerem grandes investimentos de capital têm muito mais possibilidade de adquirirem segurança neste mercado. Em contraste, mercados de fácil entrada e com poucos riscos financeiros significam que você pode começar a construir uma base de clientes rápido, mas pode haver uma proliferação de empresas imitadoras e com serviços similares.

A ameaça de novos concorrentes é baseada em quão segura está sua agência de se encontrar rodeada de competidores. Vamos dizer que você descobriu uma maneira de cortar custos e otimizar sua gestão — você deve proteger sua agência de imitadores e empresas rivais que podem diminuir seus preços.

Ameaça de novos produtos ou serviços

Este ponto se refere à possibilidade de clientes encontrarem uma forma diferente (diga-se: mais rápida e mais fácil) de fazer o que sua agência faz. Você pode ter concebido, originalmente, serviços e atividades que iam de encontro com o que o cliente queria, mas, da mesma forma que a tecnologia muda com o tempo, também mudam os desejos e os problemas de seus clientes.

Sempre examine como a vida de seus clientes mudaram enquanto sua agência cresce. Por exemplo, você pode oferecer serviços de marketing digital focado em conteúdo escrito para conseguir mais leads para seus clientes. Porém, com o avanço da popularidade dos podcasts e do vídeo, você pode encontrar oportunidades para melhorar suas campanhas e até oferecer novidades.

Leve em consideração as influências das cinco forças de Porter em sua agência

Este modelo analítico te permite avaliar os níveis de controle entre sua agência e as forças que influenciam todos os seus processos, desde fornecedores até seus competidores e clientes. Assim que você tiver passado por todas as seções, faça todas as mudanças que você achar necessárias para equilibrar as forças em direção ao seu negócio.

No entanto, você pode não ter todas as informações necessárias para considerar de maneira assertiva a influência de cada uma das cinco forças de Porter. Pensando nisso, preparamos um ebook com um guia completo de gestão para agências. Assim, você pode ter em mãos tudo o que sua gestão precisa para alavancar os resultados e se destacar em qualquer mercado!

Nova call to action