27
maio

6 dicas para vencer a procrastinação e não perder produtividade!

Quer saber como parar de procrastinar e focar no que realmente interessa? Separamos ótimas dicas para você continuar sendo produtivo. Acompanhe com a gente!

Dificuldades para tocar seus projetos? Confira dicas para vencer a procrastinação!

Você sabe que tem algo para entregar e o prazo se aproxima. A ansiedade toma conta de você com medo de não dar conta. Mas tudo o que você consegue fazer é tentar aliviar essa ansiedade navegando em páginas aleatórias da internet, rolando o feed do Instagram ou assistindo um vídeo no YouTube. Ou seja, virado na procrastinação.

E aí mais uma vez você entra em pânico por ter deixado uma tarefa importante de lado e tudo que você deseja é voltar no tempo pra ter começado aquilo mais cedo. Esse ciclo de adiar demandas, encarar o trabalho só quando é inevitável, atrasar e dar desculpas é prejudicial não só à sua saúde mental como ao seu trabalho e de todos da sua equipe.

Por mais que a gente saiba que não está certo, procrastinar faz parte da nossa rotina. É a dieta que só começa na segunda, a academia que fica para o mês que vem ou aquele trabalho que deixamos para fazer nos minutos finais do prazo de entrega. Outro dia começa e você ainda nem deu início àquele trabalho importante que está prometendo fazer tem meses.

Você diz a si mesmo que sempre há o amanhã, mas ele nunca chega. E o problema é quando isso começa a interferir tanto na qualidade dos serviços da agência que acaba atrapalhando a produtividade, aumentando os níveis de estresse e minando sua autoconfiança. E isso, claro, gera perda de prazos e insatisfação de seus clientes.

Então, como vencer a procrastinação?

Em um ambiente de agência, que possui um ritmo acelerado e inúmeras demandas “pra ontem” é fundamental vencer a procrastinação antes que ela se torne uma prática comum e um caminho sem volta. Livre-se do medo e dos pensamentos negativos e mude de um ambiente cheio de metas não cumpridas e culpa para um ambiente organizado e produtivo.

Aqui vão algumas dicas que valem tanto para o seu ambiente de trabalho como para as suas atividades cotidianas.

1. Organize-se

É fundamental que você saiba o que precisa ser feito e com qual prioridade. Assim você sabe o que é mais importante e o que não pode ser adiado de forma alguma e evita ficar fazendo só as tarefas mais fáceis e adiando as mais complexas.

É importante que todas as informações que você precisa estejam em um local de fácil acesso. Pense no que você quer alcançar, o que você deve fazer para chegar até lá e qual caminho deve seguir para atingir esse objetivo. Isso te ajuda a orientar os pensamentos e se organizar melhor.

2. Divida um trabalho que parece enorme em pequenas tarefas

Muitas vezes procrastinamos porque temos medo de enfrentar algo grande e não dar conta do recado. Quando você divide o todo em metas mais simples e alcançáveis fica mais fácil evitar o pânico e a ansiedade porque você se concentra em uma parte de cada vez, dá o seu melhor nela sem pensar nas outras e só quando ela está concluída passa para a próxima etapa.

Brainstorming

Powered by Rock Convert

3. Liste as etapas de tudo o que precisa ser feito para que aquela atividade seja entregue no prazo

É importante ter uma data limite porque ela inibe a procrastinação sem fim e ajuda a criar um cronograma de todos os passos que precisam ser realizados antes. Tenha um objetivo e trace o que precisa ser feito para chegar até ele.

Por exemplo, se eu sei que preciso entregar um job na próxima segunda e ainda tenho cinco etapas do meu cronograma para cumprir, olhando para cada uma eu consigo determinar melhor quanto tempo vou gastar e qual o meu deadline. No iClips você pode, inclusive, deixar essas datas pré programadas, facilitando bastante no caso de demandas recorrentes.

4. Defina o cronograma a alinhe com todos os envolvidos

Ter apenas um prazo distante para o fim daquele trabalho é um convite à procrastinação porque você sempre acha que ainda falta muito tempo e adia até que seja tarde demais. Então, depois de definir as metas da equipe, é importante criar uma linha do tempo para concluir cada uma e verificar a viabilidade dessas datas.

É como um jogo de quebra-cabeça em que você tem que encaixar as peças (nesse caso a agenda de todos os envolvidos) para que o processo flua sem problemas. Assim todos sabem que um atraso prejudica toda a linha do tempo e são chamados à ação. O cliente também precisa estar ciente desse processo ou ele vai achar que um site fica pronto “em cinco minutinhos” e isso desvaloriza o seu trabalho e desgasta a sua relação com ele.

5. Livre-se das distrações

Tenha disciplina e pense no quão gratificante é ver um trabalho concluído ou dar aquele check em um item de uma lista de afazeres. Identifique o que te leva a procrastinar e crie formas de evitar ir por esse lado, limitando seus horários de uso de redes sociais, verificando os emails com menos frequência ou mudando de ambiente no trabalho.

Faça pausas regularmente. Música instrumental é um ótimo pano de fundo para momentos de concentração. E lembre-se que, por mais que procrastinar seja tentador, só a ação te levará ao sucesso e só você pode fazer isso por você mesmo. Feito é melhor do que perfeito. 🙂

6. Não complique tanto as coisas

O perfeccionismo é o melhor amigo da procrastinação. Por isso não deixe que o medo de errar te impeça de tentar e pergunte-se se não está buscando a perfeição somente para adiar ainda mais a entrega daquele trabalho. Começar um hábito novo pode não ser fácil, mas se você associar uma recompensa a isso também pode te ajudar.

É importante que você se dê incentivos, por mais simples que eles sejam. Pode ser algo como “se eu concluir essa atividade hoje vou comer minha sobremesa favorita depois do jantar”. É mais fácil prender sua própria atenção quando se tem algo que você gosta em jogo.

Evite a procrastinação e seja produtivo!

Depois de algum tempo trabalhando dessa forma e vendo as coisas funcionarem vai ficar muito mais natural para você. E não se preocupe se você tiver muitas dificuldades no início ou falhar em algum momento do processo, isso é normal. Se ainda assim o medo te dominar, tente enfrentá-lo com argumentos racionais e mostre a si mesmo que com força de vontade e as ferramentas certas, você é capaz de qualquer coisa!

E já que você está por aqui, que tal baixar nosso kit de produtividade? Lá você encontra um material rico cheio de ferramentas, recursos e técnicas que vão garantir sua máxima produtividade, sem cair na procrastinação!

Nova call to action