20
ago

Como avaliar os processos e melhorá-los com 6 indicadores para agências de publicidade

Avaliar como anda a produtividade e a saúde financeira da sua agência é primordial. Confira agora 6 indicadores importantíssimos para você!

confira 6 indicadores para agências de comunicação

Indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators) são índices numéricos usados para monitorar o andamento de processos e tomar medidas corretivas e de melhoria, se necessário. Nesse sentido, os indicadores para agências de publicidade são primordiais.

Assim, ao notar que esses indicadores estão abaixo do esperado, o gestor do negócio analisa seus processos em busca de gargalos, atrasos e desperdícios e define novos procedimentos para evitá-los.

Mas como avaliar a gestão de uma agência de publicidade? Afinal, existem aspectos bastante subjetivos na gestão das agências de comunicação, como a criatividade, por exemplo.

O segredo está em definir indicadores para agências de publicidade o mais objetivos possíveis, e que mostrem se o resultado da criatividade está dando certo. Isso tanto para processos específicos como para o resultado geral do negócio.

Confira agora os 6 indicadores para agência de publicidade que vão ajudar a tornar seu negócio cada vez mais eficiente e lucrativo.

6 indicadores para agências de publicidade

1- ROI de cada job

Cada vez que entra um novo trabalho na agência, uma série de recursos são alocados.

Horas de atendimento, do trabalho dos criativos, dos planejadores, do pessoal da mídia e da produção, entre outros.

Isso sem falar nos softwares empregados, na energia e mesmo em materiais e até em pesquisas de marketing.

Por outro lado, cada um desses jobs se transforma em uma receita para a agência.

O ROI – Return on Investment, em inglês, é um indicador de desempenho financeiro que calcula, por meio de uma fórmula simples, se e quanto, em porcentagem, cada job está revertendo para seu negócio:

ROI =  (Receita – Custo) / Custo x 100

2- Número de refações por job

Nada pior que refazer um trabalho porque o cliente não gostou.

Subjetividades a parte, sempre que um job tem que ser refeito seu ROI desaba, sem falar na motivação da equipe.

O motivo pode ser um briefing mal feito, desatenção do atendimento, falta de criatividade e até mesmo simplesmente porque o cliente não entendeu a proposta. 

Para resolver isso, é preciso primeiro determinar quantas refações um job pode ter no máximo. É difícil acertar de primeira e alguns ajustes sempre acontecem.

Mas se um job é refeito pela terceira ou quarta vez, esse é um sinal bem preocupante.

Fique atento a esse indicador de desempenho de produtividade em agências.

3- Número de clientes conquistados no período

Uma agência precisa estar sempre captando novos clientes. Por isso, ficar de olho em quantos clientes novos foram conquistados é fundamental.

Determine metas trimestrais e anuais de crescimento de clientes. Eventualmente mensais, se sua agência tiver porte para isso, e tome as providências necessárias (como um planejamento estratégico de vendas) caso o número de clientes se mantenha estável (ou caia!) nesses períodos.

Afinal, seu negócio é divulgar negócios! Não deixe a peteca cair na hora de divulgar o seu!

4- CAC 

CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes. Esse indicador para agências de publicidade serve para avaliar se seus esforços de captação de clientes estão valendo a pena.

Isto é: não adianta conquistar novos clientes se os gastos para fazer isso não se pagam com a receita proveniente desses novos clientes.

Para achar o CAC você deve somar todas as despesas e custos referentes aos esforços de marketing e de vendas e dividir pelo número de clientes conquistados no período analisado.

A fórmula para calcular o CAC é:

CAC = (total dos gastos de marketing + total dos gastos de vendas) / número de clientes conquistados no período

5- Lucratividade

Bem, o objetivo de todo negócio é dar lucro, certo?

Portanto, é importante que entre os indicadores para agências de publicidade você inclua um que mostre se esta meta está sendo atingida.

Esse indicador não vai te ajudar a melhorar os processos, mas é um sinal de alerta caso você perceba que seus esforços, trabalho, ideias e capital estão sendo remunerados abaixo do que você deseja.

Nesse caso, você pode tentar diminuir custos, se tornar mais eficiente ou conquistar mais clientes, entre outros ideias.

Veja como calcular a lucratividade de um negócio em porcentagem:

Lucratividade = (lucro líquido / receita bruta) x 100

6- NPS: seus clientes estão satisfeitos?

Para finalizar nossa lista de indicadores para agências de comunicação, o mais importante deles, o índice que mede a satisfação de seus clientes com seu negócio.

 O NPS, Net Promoter Score, usa uma única pergunta para determinar o quanto o cliente está satisfeito com seus serviços:

Em uma escala de zero a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa agência para um amigo?

  • Aqueles que dão notas 9 ou 10 são promotores de seu negócio, estão satisfeitos
  • Quem dá notas 7 ou 8 está indiferente, não se impressionou com sua agência
  • As notas de 0 a 6 são dos detratores, pessoas que não estão satisfeitas com seu negócio e, possivelmente, falarão mal dele

O NPS é calculado da seguinte forma, depois de fazer a pesquisa com seus clientes:

NPS = % de promotores – % de detratores

O resultado é classificado da seguinte forma:

  • 100 a 0 % = Zona crítica, você precisa melhorar muito!
  • de 0 a 50 % = Zona de Aperfeiçoamento, é preciso de algumas melhorias em seu negócio
  • de 50 a 75 % = Zona de Qualidade, seu negócio está no caminho certo, mas ainda tem poucos promotores
  • de 75 a 100 % = Zona de Perfeição, grande parte de seus clientes está muito satisfeita com seu negócio!

O NPS fornece um excelente retrato do nível de satisfação de seus clientes. Isso o ajuda a perceber se é preciso melhorar os processos de sua empresa.

Agora que você já conheceu alguns indicadores para agência de publicidade, veja como gerenciá-los para promover a melhoria contínua dos seus processos.

Acompanhe este vídeo:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.