23
ago

Automação de marketing: como funciona e por que é tão importante?

A automação de marketing é muito importante para gerar novos negócios na era digital. Não fique de fora e saiba tudo sobre o tema agora!

automação de marketing - essencial para gerar mais leads para a sua agência

Primeiro, imagine explorar todo o poder do marketing para potencializar os resultados do seu negócio. Agora, pense ser capaz de fazer isso a partir de processos automáticos, super eficientes e totalmente alinhados às suas necessidades e ao perfil do seu consumidor. Sim, é possível e pode ser bem fácil: a automação de marketing é a resposta para simplificar as demandas e torná-las sinérgicas e produtivas.

E mais: independentemente do porte do seu negócio, aproveitar a chance e dar um gás no seu faturamento está ao seu alcance. Não dá para deixar passar, né?

Se você procura mais informações sobre automação de marketing, acabou de encontrar! Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o conceito e saber os motivos que tornam os mecanismos automatizados tão importantes — e lucrativos.

Além disso, você também vai ter acesso a uma passo a passo para implementar a sua estratégia. E, de quebra, conhecer alguns dos principais benefícios da automação.

Precisa de mais informações? Temos: aqui, você também vai ter uma ajuda especial para escolher a ferramenta ideal.

Preparado? Boa leitura e bons insights! 🙂

Acesse gratuitamente nossa calculadora online de precificação de projetos!

O que é automação de marketing?

É fácil encontrar quem encare a automação de marketing com certo ceticismo, duvidando dos processos que padronizam o fluxo de trabalho com qualidade, eficiência e, claro, personalização.

A correta implantação do conceito, porém, é super poderosa e faz toda a diferença nos retornos do negócio — no curto, médio e longo prazos.

Na prática, ela pode ser descrita como a sistematização de atividades capazes de escalar os resultados corporativos.

Para isso, a incorporação de tecnologias e softwares específicos promove a integração de áreas. E a automatização de rotinas antes manuais (e maçantes!), permitindo que se faça mais e melhor. 

Por que a automação de marketing é tão importante?

Imagine, por exemplo, o cenário do marketing digital. Hoje, uma série de ferramentas complementares está à disposição dos profissionais, gerando experimentos e estratégias cada vez mais ousadas, certo?

Agora, construa um panorama no qual o profissional de marketing, todos os dias, precisa verificar as interações com o blog e, um a um, classificar novos contatos de contatos recorrentes.

E só então, após a análise, deve-se enviar e-mails de relacionamento — buscando nutrir a persona e muni-la de informações relevantes sobre o assunto — em uma cadência contínua de mensagens, todas configuradas manualmente.

Se houver 30 novos contatos por dia, serão, no mínimo, 600 novos e-mails manuais por dia. Dá para perceber que a conta é insustentável, né? 

A automação é, portanto, a chave para viabilizar o processo de marketing escalável.

Ao contar com mecanismos que automatizam as atividades sem restringir demais a personalização do relacionamento, o profissional tem mais liberdade para criar táticas inovadoras e mais autonomia para gerenciar os resultados da área. 

Resumindo: a automação de marketing sempre vai dar bom no seu negócio. Pode confiar!

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito e está a par da importância (urgente!) de automatizar o marketing, é hora de explorar um pouco mais.

Uma coisa é certa: uma vez implantados e sistematizados, os processos de marketing praticamente trabalham sozinhos.

Mas o que isso significa? Simples: que você pode dedicar seu tempo a criar ou repensar estratégias inovadoras e disruptivas em vez de se preocupar em nutrir manualmente, e-mail por e-mail, a sua base de contatos. 

Já deu para perceber que a automação abre um grande leque de possibilidades, concorda? Conheça alguns dos principais benefícios!

Gera mais leads

Depois de mapear a jornada do cliente, fica mais fácil formatar processos que norteiem as estratégias de atração e captura de leads.

Quando você já entendeu quais são os principais problemas do seu cliente e quais comportamentos ele tem na hora de buscar respostas — seja informação, seja solução —, a geração de leads ganha força e consistência.

De acordo com o TechTrends 2017, as ferramentas de automação ajudam a conquistar até 2x mais contatos.

Torna o funil mais eficiente

O funil de vendas passa muito bem, obrigado. A ferramenta está bem viva no marketing moderno e torna o processo comercial mais sinérgico, orgânico e fácil de mensurar.

A automação de marketing tem papel importante nisso. Cabe aos sistemas integrados a missão de ajudar a identificar os estágios de interesse (e as predisposições de compra) dos contatos no funil, selecionando abordagens e conteúdos adequados à situação do lead — e indicados, é claro, para galgá-lo à próxima etapa do fluxo. Pura tecnologia e eficiência!

Aumenta a taxa de conversão e o ticket médio

A nutrição dos leads favorece o fechamento de negócios, pois cria uma relação de confiança entre quem vende e quem compra.

O pensamento deve ser: “é exatamente disso que eu preciso!” Por outro lado, não é difícil entender a mente do consumidor quando se trata de compras com maior valor agregado — ou seja, mais caras. 

Na prática, é simples: quem conhece o assunto está familiarizado com o tema e tem segurança de que está adquirindo a solução certa. Também, geralmente, tem mais disposição para desembolsar valores maiores pelo produto em questão.

O segredo: automação de marketing para alimentar corretamente e converter com rapidez.

Como escolher a ferramenta ideal de automação e implementá-la?

Já sei: você se encantou com o poder da automação de marketing e quer começar a aproveitar os benefícios da estratégia o quanto antes.

Antes de qualquer movimento, entretanto, cabe só mais uma reflexão: a escolha da ferramenta ideal para alavancar os resultados do seu negócio. 

Primeiro, verifique funcionalidades da automação de marketing

A sua demanda de marketing não precisa ser altíssima para que você disponha de um sistema de automação. Pelo contrário: é bem comum que as empresas cresçam e, então, passem a utilizar mais recursos da plataforma.

Por isso, independentemente do porte do seu negócio, certifique-se de contar com as funcionalidades que você precisa agora. E se preocupe em angariar resultados cada vez mais expressivos.

Em seguida, avalie possíveis customizações

Customizar, personalizar e integrar podem ser diferenciais importantes da sua nova plataforma de automação de marketing.

Dessa forma, você é capaz de ajustar um processo específico ou de criar materiais com a sua marca (e-mails e landing pages, por exemplo). Assim, você confere mais autoridade e sinergia às rotinas internas tanto quanto às abordagens externas.

Depois, analise relatórios disponíveis

Automatizar o marketing também significa estar em constante desenvolvimento. Para continuar crescendo em escala, é importante experimentar novas táticas e, só então, apostar no que está dando retorno. Para isso, nada como abusar das análises de relatórios, certo?

Assegure-se de contar com uma ferramenta robusta, capaz de centralizar e de cruzar dados, para que você crie cenários e acompanhe os resultados. Não dá para abrir mão das métricas!

Por fim, foque nos custos

Sim, automatizar o marketing é muito importante, mas manter as contas no azul é sempre fundamental. Ao estudar as soluções disponíveis no mercado, levante os custos e avalie as melhores ofertas para a realidade do seu negócio.

Lembre-se de que, para realmente automatizar, é preciso, primeiro, estruturar o fluxo e incorporá-lo à ferramenta de marketing.

Mas sem desespero, pois a complexidade da sistematização é mais facilmente contornada quando as etapas estão claras. Capriche no planejamento e vá com tudo para a ação! Os retornos aparecem já no curto prazo e são duradouros, alavancando o seu negócio de forma íntegra e sustentável.

Depois dessa imersão, fica a mensagem: a automação de marketing não é apenas uma possibilidade, é uma necessidade! Negócios competitivos, enxutos e produtivos estão sempre à frente e continuam inovando. Você não vai ficar de fora, né?

Já está encantado com esse universo e quer começar a explorar a automação de marketing para já? Ótimo! É, sem dúvida, o momento de inovar e de se desenvolver.

Aproveite para compartilhar suas experiências e objetivos com outros empreendedores apaixonados por resultados. Deixe seu comentário e faça parte do clube!

Artigo produzido pela equipe da Hotmart.