16
nov

Conheça a buyer persona e a brand persona

Conhecer as personas relativas ao seu negócio é essencial para falar diretamente com seu público. Confira mais sobre o tema abaixo!

diferenças entre buyer persona e brand persona

Fazer uma estratégia de Marketing Digital está muito além de pensar em formas atrativas de divulgação. Por meio de estudos aprofundados, os profissionais precisam criar uma espécie de personagem semifictício que representa o consumidor de uma empresa. São chamados de personas e divididos em buyer persona e brand persona. Parece complicado? Mas a gente explica para você.

Criar as personas possibilita a elaboração de criar ações mais focadas e personalizadas, resultando em campanhas bem-sucedidas e satisfatórias para o cliente. O importante é ter em mente os objetivos da estratégia, conhecer o seu cliente, saber que dados você deve coletar da persona e compreender as diferenças entre buyer persona e brand persona. 

Quer saber melhor sobre o assunto? Continue a leitura e veja como ela pode ajudar você! 

O que é buyer persona? 

Buyer persona deve ser o norte de uma estratégia de Marketing Digital. É como se fosse uma pessoa com todas as características de um cliente real. Muito diferente do público-alvo, que é abrangente, a buyer persona pode ser, por exemplo, uma mulher sem filhos e que gosta de assistir a séries, por exemplo. É o perfil demográfico e sócio comportamental ideal de cada comprador. 

O conceito foi criado por Alan Cooper, que expandiu o conceito de público-alvo e orientou as estratégias por um caminho muito mais focado, segmentado, assertivo e definido. Como é esse cliente ideal? De que ele gosta? Você descobre isso traçando a buyer persona. E é ela quem deve ser a base para qualquer ação que sua equipe criar.

O que é brand persona?

Se você gosta de ler sobre o Marketing, já sabe que toda marca precisa de uma cara, de um tom de voz e de uma abordagem específica para se expressar. Isso é especialmente necessário hoje, com a tecnologia e a interação com os clientes cada vez mais estimulada e frequente. Para que isso seja proveitoso e traga bons resultados, é essencial traçar a personalidade e a forma de se comunicar do seu público. 

Conseguiu captar? Enquanto a buyer persona fala do cliente, a brand persona tem como base a marca. A cara do seu negócio. É com a criação da buyer persona que você consegue criar formas únicas de comunicação, fazendo com que seu público se identifique com o que você diz e com a forma com que você diz. 

Por que as personas são importantes?

Criar a persona é um dos primeiros passos para que você atinja suas metas de Marketing Digital. Isso porque só assim é possível construir o visual, a linguagem e a abordagem certa para seu público. O resultado? As chances de você acertar o tom e de converter as pessoas em clientes fiéis é muito maior.

Já imaginou você traçar uma estratégia de vendas de chicletes para uma persona acima de 50 anos? A probabilidade de isso gerar vendas é muito grande. Convenhamos. 

Não é uma fórmula mágica. É técnica aliada a comprometimento: discursos praticamente lapidados para quem está disposto a ouvir o que você tem a dizer, que tem os interesses próximos aos valores da sua empresa e que compartilha dos mesmos gostos de quem compra da sua marca.

Como você pode ver, entender as personas é essencial para que você crie estratégias que realmente fazem a diferença na saúde financeira da sua empresa. Para fazer isso, o ideal é você contar com uma agência de Marketing Digital que sabe os dados corretos para coletar e como chegar ao seu cliente em potencial. 

Agora que você sabe o que é buyer persona e brand persona, que tal descobrir mais sobre a importância de se ter um site otimizado para sua empresa? Clique aqui e confira o artigo completo.

Este post sobre buyer persona e brand persona foi redigido por Camila Ribas, Head of Content no Ninho Digital – Agência de Marketing Digital em Curitiba com foco em resultados.