24
fev

O que é honorário e BV? Qual o melhor para minha agência?

O assunto requer muita atenção dos gestores, pois esses indicadores impactam diretamente nas receitas da empresa. Então, saiba o que é honorário e BV e quais suas diferenças.

BV ou honorário: qual a melhor opção?

Quando se trata da gestão financeira da agência, é preciso estar atento a algumas práticas!

Alguns clientes não entendem as métricas de precificação, outros são resistentes em pagar as devidas comissões e isso pode gerar um impasse, principalmente se você não souber qual a margem de negociação adequada a cada job/cliente. Por isso vamos explicar nesse post o que é honorário e o que é BV (bônus de veiculação).

O problema pode estar, também, no relacionamento com os fornecedores. Se o financeiro da agência não fizer um acompanhamento detalhado das comissões negociadas, valores podem se perder no meio do caminho e você não terá, sequer, o controle dos níveis de inadimplência. Nessa hora, a eficácia da sua gestão financeira fica seriamente comprometida.

Quem está habituado ao cenário publicitário no Brasil, sabe que o processo de negociação de um job requer muito jogo de cintura.

O que é honorário?

O honorário é praticado entre agência e cliente, e o custo é condizente com o serviço de acompanhamento de produção. Nesse caso, a porcentagem acordada é somada ao valor passado pelo fornecedor.

O cliente paga não só o valor das produções em si, como também a porcentagem referente ao acompanhamento feito pela agência.

O ideal é ter o mesmo padrão de comissionamento com todos os clientes. Mas sabemos que no cenário real nem sempre isso é possível. Portanto, é interessante formalizar e documentar todas as suas negociações, deixando-as à mão do atendimento, financeiro, produção gráfica e de mídia.

O que é BV?

O BV Publicitário é geralmente acordado entre agência e fornecedor. Estipula-se uma porcentagem, e esta se aplica a todos os serviços que a agência contratar. Nessa modalidade, o fornecedor já passa o preço dele, considerando que uma parte do valor ficará para a agência.

Ou seja, é basicamente um valor extra pago à agência proporcional ao valor investido pelo cliente para a veiculação na mídia. Na internet é um pouco diferente: ao invés de ser pago com base nos valores absolutos de investimento, esse cálculo é feito com base no percentual de crescimento das contas da agência no veículo.

O que é melhor para a minha agência, afinal?

Para sair dessa situação, você precisa avaliar qual método de cobrança é o ideal nas suas negociações.

O mais acertado é definir um padrão de negociações da sua organização, para que seja mais fácil aplicar em sua rotina. Além disso, essa padronização auxilia no gerenciamento de comissões e honorários, indicadores que são primordiais para mensurar suas receitas.

Como esse assunto requer uma atenção maior, visto que mexe diretamente nos seus indicadores de receita, elaboramos um ebook completo sobre gestão de BVs e honoráriosNele estão dicas valiosas para um bom gerenciamento financeiro. Baixe agora!

Nova chamada à ação