20
set

Entenda o que é cadeia de valor e por que adotar em sua agência

Você já parou para pensar em como deve utilizar a cadeia de valor na sua agência? Neste artigo, a gente mostra a importância dessa ação. Leia mais!

cadeia de valor para encantar clientes da agência

A cadeia de valor nada mais é do que um conjunto de ações adotadas por uma empresa para gerar valor aos clientes. Criado pelo pesquisador Michael Porter, o conceito leva em conta cada elo que forma essa cadeia e a ideia de que todos eles podem ser otimizados e aprimorados, contribuindo para que a organização chegue à excelência e entregue um ótimo produto ou serviço aos clientes.

Trata-se de uma ferramenta muito útil que, quando bem utilizada, resulta em ótimos retornos.

Atividades primárias, como logística, marketing, vendas e serviços, e atividades de apoio, como a infraestrutura e a gestão de recursos humanos, compõem a cadeia de valor.

Neste artigo, vamos mostrar por que é importante aplicar essa abordagem nas agências e quais são os ganhos que podem ser conquistados a partir disso. Continue a leitura e saiba mais sobre esse importante assunto!

Melhoria na gestão de fornecedores

Quando se pensa em acrescentar valor aos processos de uma agência, um dos primeiros aspectos a serem lembrados são os fornecedores. Eles são de suma importância para que os serviços oferecidos aos clientes apresentem, de fato, uma boa qualidade, sigam prazos e ofereçam uma boa relação custo-benefício.

É justamente aí que entra a ideia de buscar bons fornecedores, tendo como ponto de partida o conceito da cadeia de valor, que se faz tão necessária. Será a partir dela que boas negociações poderão ser pensadas e conquistadas. Além disso, a análise de qualidade da empresa que andará junto ao seu negócio vai contribuir para uma escolha muito mais assertiva.

Em um mercado como o da comunicação, em que as coisas mudam tão depressa e em que, cada vez mais, surgem novos desafios, contar com fornecedores dedicados, atentos e ágeis para contribuir com as demandas é essencial.

Flexibilização do negócio

As agências, de modo geral, são conhecidas por sua capacidade criativa, por serem abertas ao novo e por estarem sempre alinhadas às últimas tendências. E, quando se trata de acrescentar valor aos seus processos, a flexibilização do negócio é, de fato, bem importante.

Por mais que diversas agências tenham o perfil descrito acima, muitas ainda apresentam rigidez em relação a alguns processos, sobretudo àqueles mais burocráticos. Para que se tenha evolução nesse aspecto, é relevante que se acrescente valor a eles, adequando-os às demandas atuais, sendo mais flexível.

Uma boa pesquisa de mercado poderá mostrar onde é possível realizar mudanças para que a agência possa crescer cada vez mais, operando de maneira tal que seja reconhecida por sua excelência em tudo o que realiza. Não ter medo de operar de outra forma, em diversos casos, é um grande passo para alcançar o sucesso.

Possibilidade de avaliar a rentabilidade dos processos

O acompanhamento próximo de cada elo da cadeia de valor é uma das atitudes que fazem com que se obtenha sucesso nos negócios. Diante disso, ao aplicá-la, é possível avaliar de maneira muito melhor a rentabilidade dos processos. O departamento financeiro tem um grande papel nisso.

Para que se obtenham vantagens na cadeia de valor, é essencial que as agências tracem metas de rentabilidade e de lucratividade. Dentro disso, o empreendimento deve definir qual a quantidade mínima de produtos e serviços que deverá comercializar para que se alcancem bons lucros e, com isso, continue a crescer.

Tendo esse aspecto em vista, deve investir em identificar como poderá entregar o máximo de valor gastando a menor quantidade de recursos possível.

Uma avaliação pode ser feita, por parte do departamento financeiro, de modo a identificar quais são as atividades que estão sugando mais dinheiro da agência.

Com base nesses dados, é possível propor mudanças para que se enxuguem os gastos sem que haja prejuízo da qualidade. Assim, tanto a agência quanto os clientes só têm a ganhar, uma vez que a atitude acaba gerando uma margem melhor para as negociações entre ambas as partes.

Aperfeiçoamento constante

Como você estará focado em acrescentar valor às etapas que compõem o dia a dia da sua agência, terá acesso a muitos dados importantes que o ajudarão a entender mais acerca do negócio, dos seus pontos altos e baixos. Dessa forma, será capaz de aprimorar constantemente os processos, tendo como base situações concretas.

Aqui não basta, porém, apenas ter domínio sobre o que acontece na agência e boas ideias sobre o que deverá ou não ser feito. É muito importante que tudo aquilo que for entendido como algo benéfico seja colocado em prática o mais rapidamente possível.

As transformações mercadológicas, mais ágeis do que nunca, não permitem que se fique inerte ou que se espere “a hora certa” para realizar transformações. Diante dos atuais desafios, é de suma importância que se aprenda com os erros e que as melhorias sejam buscadas diariamente, sob o risco de acabar ficando para trás.

Investimentos melhores

Diante de um cenário de crise econômica, em que investir para que não se tenha prejuízos? Essa é uma pergunta que, mais do que nunca, tem sido feita nas mais diversas empresas, inclusive nas de comunicação.

Com a aplicação da cadeia de valor, fica muito mais fácil saber onde deverão ser realizados os melhores investimentos. Afinal, ao acrescentar valor a cada etapa de um negócio, você saberá exatamente o que precisa ser feito, quais os recursos exatos de que irá precisar e quais são, claramente, os objetivos com isso.

A cadeia de valor ajuda não somente a alcançar bons resultados, mas mostra os principais caminhos para chegar até lá. Na hora de observar o que a agência tem realizado no seu dia a dia, lembre-se disso. As respostas, muitas vezes, estão à sua frente, mas é preciso um “empurrãozinho” para poder enxergá-las de uma forma melhor.

A cadeia de valor pode ajudar a transformar a sua agência. Ao aplicar novos conceitos, você ainda irá adquirir um diferencial competitivo para o seu negócio, destacando-se bastante entre os demais.

E você, já pensou em aplicar a cadeia de valor em sua agência? O que falta para colocá-la em prática? Comente este post e compartilhe suas experiências conosco. Baixe também o nosso ebook sobre como se tornar uma agência digital de sucesso