23
set

Como o Call Tracking pode ser uma solução para agências que querem entregar valor para os clientes

Saiba mais sobre o Call Tracking e veja como gerenciar seus leads telefônicos para não perder nenhuma oportunidade de negócios!

benefícios do call tracking para sua agência

Um dos principais desafios das agências é comprovar para os clientes o resultado de campanhas online e offline. Isso acontece principalmente quando o lead faz uma ligação telefônica em vez de preencher os formulários tradicionais. O Call Tracking permite que as agências entreguem para os clientes leads que chegam pelo telefone e, além disso, com informações completas da jornada de compra por meio desse sistema.

Existe uma importância muito grande na entrega desses potenciais consumidores e do investimento perdido quando esses leads telefônicos são desperdiçados.

Da mesma forma que o Google Analytics traz informações valiosas sobre conversão de metas e acesso, com o Call Tracking é possível fazer o rastreamento e armazenamento de todos os dados por meio de números virtuais rastreáveis.

Como o Call Tracking funciona?

Com o apoio do sistema você vai poder atribuir números de telefone virtuais exclusivos para cada estratégia de marketing ou canal de contato, assim, vai mensurar os leads que chegam pelo telefone conforme cada campanha.

Dessa forma, cada vez que alguém liga para esse número, ele é redirecionado para a linha principal, então, é possível identificar a origem da ligação. Conheça algumas das funcionalidades do Call Tracking:

  • é possível saber o anúncio ou campanha que gerou aquela ligação;
  • volume de ligações por anúncio ou campanha;
  • acompanhamento de ligações perdidas;
  • tempo médio da ligação por anúncio ou campanha;
  • analisar quais são os horários de pico das ligações;
  • perfil do lead: gravação das ligações.

De acordo com pesquisas realizadas pela Google, o volume de ligações para empresas originadas de buscas via mobile está crescendo em torno de 40% ao ano. Os usuários têm percebido a vantagem de ligar a partir de um simples clique no seu smartphone e, com isso, conseguir falar diretamente com uma pessoa real no momento que precisa.

Um lead telefônico é de extremo valor, por isso, precisa ser conquistado em todos os detalhes. Quando ele entra em contato, busca ser atendido de forma rápida e padronizada por pessoas capacitadas e, principalmente, procura resolver suas solicitações de forma simples, rápida e com um único contato.

Mas qual é o papel da agência nisso tudo?

O Call Tracking permite que as agências entendam e entreguem ao cliente métricas relacionadas ao telefone de forma clara e precisa. Ele terá acesso a informações como: gravações das ligações e indicadores de desempenho, o que possibilita maior conversão de leads e, claro, beneficia completamente o consumidor.

Então, as agências devem focar o direcionamento das campanhas para o telefone, entender as principais métricas, comparar os resultados de cada campanha e entender o perfil dos consumidores das empresas que são clientes dessa agência.

Quais são as melhores práticas de Call Tracking?

Esses são pontos muito importantes para o sucesso. Além disso, existem outros passos para que exista essa melhora na experiência do cliente com a agência, para que ela consiga entregar valor para esse cliente e para os consumidores da empresa dele com o uso do Call Tracking.  Portanto, seguem algumas dicas para que isso aconteça:

  1. foco no cliente: quem é o seu cliente? por que ele precisa de mensuração de ligações? Quais resultados podem ser gerados para esse cliente?;
  2. o desafio: é imprescindível identificar os problemas do seu cliente para que a agência possa auxiliá-lo, pensando em melhores estratégias de marketing, diferentes campanhas, etc.;
  3. mostre sua jornada: sua agência deve mostrar para o cliente a importância que as ações que ela faz têm para o cliente e para aqueles que utilizam o produto da empresa que contratou você, consequentemente, a importância da mensuração de ligações, qual a experiência que o call tracking pode gerar para ele;
  4. a descoberta: exponha seu trabalho, mostre o sistema de mensuração de ligações, quais o benefícios e porque utilizar. Você pode fazer duas perguntas básicas e respondê-las para seu cliente: por que utilizar? Como vai ajudar você?;
  5. a implementação: é importante atingir a dor do cliente, ser sincero e honesto. Mostre dados relevantes e o que isso vai mudar no empreendimento dele;
  6. resultado: traga exemplos dos resultados que um sistema de Call Tracking pode gerar. Leve para ele informações importantes, demonstre para esse novo cliente um antes e um depois do sistema de um outro usuário da plataforma.

Com esses pontos é possível perceber, então, que os desafios para entrega de valor ao cliente são grandes e o bom uso da tecnologia tem sido essencial para que isso aconteça.

Então, o Call Tracking seria uma boa solução para essa entrega de valor. A excelência no atendimento e a satisfação do cliente são as principais conquistas na gestão de leads telefônicos.

Portanto, entender a necessidade de um sistema de mensuração de ligações é fundamental para que o cliente tenha uma boa experiência com a agência na qual ele confia.

Este post sobre Call Tracking foi redigido por Fernanda Crevelin, da PhoneTrack, software de gerenciamento de leads telefônicos.