03
mai

Separamos algumas campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!

Precisa criar uma campanha de Dia das Mães? Neste blogpost, mostramos algumas peças publicitárias de grandes empresas que fizeram sucesso!

 

Datas comemorativas são ótimas oportunidades de criar propagandas e ações publicitárias. Para que haja uma organização na divulgação e em todos os detalhes, porém, é preciso planejar as iniciativas algum tempo antes. Então, que tal já começar a pensar em uma estratégia para a campanha de Dia das Mães?

É muito importante abusar da criatividade ao criar ações que emocionem e toquem as pessoas. Por isso, faz toda a diferença pesquisar pelos trabalhos de outras empresas para buscar novas inspirações e peças publicitárias que saiam do comum.

Neste artigo, vamos mostrar algumas campanhas de Dia das Mães para você se inspirar. Confira!

Campanha de O Boticário (2018)

A campanha intitulada “Colo de Mãe”, do Boticário, mostra um homem pegando diversos meios de transporte, como barco, caminhão e ônibus, para poder voltar para a casa da mãe. Ao longo da viagem, ele pensa em todas as fases de sua vida — desde criança, passando pela adolescência e chegando à idade adulta.

A ação saiu do comum e conta com uma fotografia incrível, além de uma trilha sonora que tem tudo a ver. A música “Anunciação”, de Alceu Valença, é responsável pelo toque de emoção. “Colo de mãe” passa uma mensagem simples sobre a importância de dar valor às mães e seguir seus próprios passos, mas nunca esquecê-la.

Campanha do Ponto Frio (2014)

A ação publicitária de Dia das Mães do Ponto Frio de 2014 apostou no humor e na criatividade. Nesse vídeo, que mostra três idosas aproveitando a tecnologia e conversando sobre seus filhos, a empresa varejista de eletrodomésticos utilizou a internet e a conectividade.

A campanha mostrou que as mães sabem fazer um bom uso das novas tecnologias e das redes sociais, diferentemente de seus filhos. É fundamental para uma campanha sair do comum e abusar da criatividade. Por isso, o vídeo fez um grande sucesso em 2014 e foi visto por mais de um milhão de pessoas no YouTube. A ação é assinada pela Young & Rubicam.

Campanha do Procter & Gamble (2016)

A Procter & Gamble realiza uma campanha anual de Dia das Mães intitulada “Obrigado, mãe”. Todas as versões fizeram muito sucesso, pois fugiram do comum e abusaram da criatividade e da emoção. A ação tem uma série de vídeos sobre a importância da família na criação e no preparo dos filhos para as dificuldades da vida.

Em 2016, já no clima das Olimpíadas do Rio, a P&G criou uma campanha emocionante sobre a presença das mães ao longo da vida de grandes atletas olímpicos. O vídeo aborda uma jogadora de vôlei de praia, um corredor, uma ginasta, um atleta de saltos ornamentais e suas dificuldades. Em certos momentos, a campanha mostra as mães como o porto seguro dessas pessoas.

Campanha da Apple (2016)

É muito importante entender o seu público e focar em campanhas nas quais todas as pessoas consigam se identificar com as peças publicitárias. Muitas empresas apostam em mensagens de inclusão e diversidade para atingir a todos positivamente. A Apple, gigante da tecnologia, investiu em um vídeo simples, mas que deu o que falar em 2016.

A empresa preparou um material que mostra diversas mães e, em determinado momento, um casal de lésbicas felizes e cuidando de seus filhos. A campanha foi um grande sucesso e ganhou diversos elogios da maioria das pessoas pela atitude. A Apple definiu o vídeo como uma celebração da maternidade, sem mencionar o trecho.

Campanha da Vivo (2018)

Uma das preferências das empresas na hora de desenvolver as campanhas para o Dia das Mães é aproveitar o momento ou os eventos que ocorrem no mundo. Em 2018, a Vivo se espelhou no clima de Copa do Mundo para criar a peça publicitária intitulada “Ai, Jesus”.

O vídeo conta um pouco sobre a relação do jogador de futebol Gabriel Jesus com sua mãe (Vera) e o esporte, mostrando o atleta em diversas fases da vida e sua paixão pela bola. A Vivo apostou no humor e na emoção para destacar a importância da mãe no processo do atacante até alcançar seu sonho de conquistar a camisa 9 da Seleção Brasileira.

Campanha da Cacau Show (2017)

A Cacau Show lançou sua primeira campanha de Dia das Mães em 2017, com um vídeo simples, sem diálogos e bastante emocionante sobre o amor maternal. A ação intitulada “Bilhetinhos” mostra a rotina de uma mãe presenteando seu filho com um chocolate e um bilhete de incentivo muito carinhoso.

Por fim, no Dia das Mães, a campanha foca na surpresa que o jovem preparou para sua mãe com todos os bilhetes recebidos. A Cacau Show apostou na emoção e no afeto dessa relação. Além disso, é passada a mensagem de que presentes simples podem ter um grande efeito positivo na vida das pessoas. A ação é assinada por Lew’Lara\TBWA.

Campanha da Natura (2018)

A Natura preparou uma linda homenagem em 2018. Acostumadas a contarem histórias para os filhos, essa foi a vez das mães serem presenteadas. Chamada “Viva a beleza de todas as mães”, a campanha focou em histórias emocionantes de diferentes famílias brasileiras e na construção de laços afetivos para uma vida inteira.

No vídeo, os filhos presenteiam suas mães com um livro que contém ilustrações de Willian Santiago e é assinado por Camilla Lordelo, com a história real de cada uma delas. O objetivo era mostrar essas mulheres como as verdadeiras heroínas da vida real. A peça publicitária foi veiculada pela TV e em meios digitais de toda a América Latina, sendo assinada pela agência Africa.

Preparar peças publicitárias para datas comemorativas é um trabalho que requer planejamento e muito cuidado para não atingir as pessoas de maneira negativa. Durante a criação de uma campanha de Dia das Mães, a empresa precisa entender quem é seu público-alvo e qual posicionamento assumirá no segmento em que está inserida.

Portanto, a recomendação é buscar se inspirar em ações que realmente acrescentem algo às pessoas e passem mensagens positivas para todos os públicos.

Gostou do nosso artigo? Então, deixe um comentário com a sua opinião e outras campanhas inspiradoras de Dia das Mães!