17
set

Confira nossa lista com as melhores campanhas de Dia das Crianças do Brasil

As melhores campanhas de Dia das Crianças têm que ter muita criatividade e inovação, mas tomando cuidado para não exagerar. Confira nossa lista com as melhores campanhas do Brasil!

confira as melhores campanhas de dia das crianças

A infância provavelmente é a melhor fase na vida de qualquer um. A inocência, liberdade de pensamento e falta de compromissos fazem qualquer um querer voltar a esse momento da vida. Pensando nessa nostalgia, preparamos para este post as melhores campanhas de Dia das Crianças no Brasil.

É preciso ser bem criativo e conseguir entrar de cabeça no mundo fantástico das crianças, quando tudo é permitido, desde que possa ser imaginado. Abusar de cores, efeitos especiais e personagens cativantes é a chave para criar anúncios inovadores nessa área.

Confira abaixo campanhas de Dia das Crianças que fizeram sucesso no país.

As melhores campanhas de Dia das Crianças

Genius na parceria entre Cabify e Estrela

Fonte: Estrela

Já pensou solicitar um carro por aplicativo e, quando estiver dentro dele, encontrar um Genius para poder brincar durante toda a viagem? Foi isso que aconteceu em 2018 na semana das crianças em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A parceria entre Cabify e Estrela gerou a campanha “Para você chegar bem, relembrando os melhores momentos da sua vida”. A ação consistia em colocar em alguns carros dos parceiros do Cabify o jogo Genius, muito popular nas décadas de 80 e 90. Os passageiros poderiam se divertir com o game durante o trajeto e mergulharem em nostalgia.

O mais legal é que a campanha é beneficente. Com o fim da campanha, todos os brinquedos foram doados para a Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (ACENI).

Tá bombando na C&A

Veiculada em 2015, essa campanha foi um sucesso na televisão. A ideia foi bem simples: crianças fofinhas dançando com as roupas das marcas da loja. O cenário foi todo bem construído, com cores vivas e lembrando um ambiente de videogame.

Durante o comercial, a empresa apresenta algumas coleções da época. A cereja do bolo está na promoção. A cada 3 peças infantis adquiridas, o cliente poderia levar para casa um brinquedo de brinde para a felicidade da criançada. Foi elaborado pela agência MaxFama.

Hinode e as brincadeiras de infância

A marca de perfumaria e beleza Hinode resolveu fazer uma bela campanha de Dia das Crianças em 2018. Intitulada “Sinta a beleza de cada criança”, a ação focava em convidar pais a viverem um pouco da realidade das crianças, com o objetivo de resgatar as memórias da infância.

De acordo com a agência Grey, responsável pela peça, a ideia era mostrar com leveza como as crianças encaram as tarefas do cotidiano. Para isso, a música da campanha foi criada para refletir esse sentimento. Acompanhe no vídeo acima!

Incentivo à leitura pelo Itaú

Essa é uma campanha permanente do Itaú, cujo objetivo é incentivar os pais a lerem para as crianças, com o intuito de ampliar a força imaginativa dos pequenos. Mas em 2016, o banco lançou um jingle para o Dia das Crianças.

O hit reforçou a campanha, que traz livros escritos por diversos autores consagrados, como Conceição Evaristo, Luís Fernando Veríssimo e Giselda Nicolelis. A marca mantém um site onde é possível acessar todos os livros da coleção.

Coletando nuvens com a Gol

Quem já viajou de avião sabe que é muito legal ver as nuvens de perto. Quando criança, a semelhança com o algodão-doce dá uma vontade louca de querer pegar na nuvem para poder sentir a textura e até colocar a boca pra ver se realmente é doce.

Pegando carona nessa imaginação dos pequenos, a Gol lançou a campanha “O Cata Nuvem” em 2014. As crianças tiveram a oportunidade de embarcar em um avião e poderem “sugar” nuvens do céu. Bem criativo!

Renner e os Fuzarkas

Em 2017, a Renner resolveu dar outro nome para as crianças. O “Dia dos Fuzarkas” é uma campanha de Dia das Crianças que fez bastante sucesso. De forma parecida com a campanha da C&A, a ideia era que, a partir da compra de uma quantidade de peças infantis, as crianças levariam brindes para casa.

O comercial tem um tom cômico. Enquanto o locutor apresenta a promoção, as crianças ficam rapidamente impacientes, querendo ver logo os brinquedos. O objetivo era mostrar realmente a impetuosidade das crianças e a vontade de partir logo para a brincadeira. Foi produzido pela agência Paim Comunicação.

Cuidados ao criar campanhas de Dia das Crianças

Mesmo que você tenha que ser extremamente criativo e livre na hora de criar campanhas de Dia das Crianças, não dá para esquecer da responsabilidade ao lidar com esse público, extremamente aberto à sugestões.

Ou seja, não é legal criar anúncios que convençam crianças a comprar um produto ou que sugestionem que ela seria melhor que seus colegas se tiver determinado brinquedo. Além de não ser ético, pode te dar problemas judiciais.

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) coloca uma série de restrições no marketing para o público infantil que você tem que ficar de olho para não ter dor de cabeça. Vamos elencar os pontos mais importantes abaixo:

  • em 2013, o Conar proibiu o merchandising em programas voltados para crianças. Além disso, a regulação também vetou o uso de personagens infantis para atrair a atenção. Então, nada de usar a Peppa Pig para anunciar algum produto;
  • é expressamente proibido o uso de linguagem imperativa, como “compre”, “use”, “seja” etc. Isso pode ser bastante prejudicial para um público que ainda não tem opiniões formadas sobre a importância da tomada de decisão;
  • já em 2006 a preocupação com a obesidade infantil também entrou na lista. No estado de São Paulo é proibido comerciais que divulguem bebidas ou comidas de baixo valor nutritivo para crianças. 
  • não pode mostrar crianças e adolescentes em situações perigosas, ilegais ou condenáveis, pois podem influenciar um comportamento ruim;
  • é proibido estimular o consumismo, ou seja, a ideia de que a criança pode ser superior às outras por ter posse de determinado produto;
  • nas campanhas de Dia das Crianças não é permitido promover a “deseducação”. Em outras palavras, estimular preconceitos, desrespeito à família ou à escola, menosprezar o meio ambiente entre outras atitudes incorretas é ilegal.

E então, gostou da nossa seleção das melhores campanhas de Dia das Crianças? Que tal conferir nossa lista com os 10 maiores filmes sobre marketing? Tenho certeza que você vai adorar!