25
fev

Como o iClips ajudou a Motion Publicidade a gerenciar os seus processos

Time Motion

Equipe da Motion Publicidade

A Motion é uma agência de marketing e publicidade criada no ano de 2008 em Curitiba/PR e com sedes nos Municípios de Curitiba e Fazenda Grande, também no Paraná. Hoje, o sócio e gerente comercial Fernando Castellon, conta pra gente um pouquinho sobre a trajetória da empresa.

Muito antes de integrar o time da Motion, Fernando colecionou algumas experiências não relacionadas ao meio publicitário. Depois de gerenciar uma casa noturna e integrar a área comercial de uma academia, surgiu a oportunidade para se se aventurar na publicidade.

Sobre a agência

A trajetória da Agência Motion se inicia no ano de 2008, mas é em 2014 que a empresa ganha destaque a partir de uma atuação mais focada no digital, com soluções que vão desde a produção de conteúdo ao branding e identidade visual. Paralelo a isso,houve uma maior profissionalização do negócio por meio da gestão de processos  centrada nos resultados dos clientes.

E por falar em clientes, Fernando faz questão de ressaltar a importância de estabelecer parcerias de sucesso. E não estamos falando somente de entregar um serviço ou uma solução, mas sim de transformar essa troca em algo maior, como foi o caso da Motion e do Bio Grupo - holding de investimento com mais de 15 empresas no currículo. Tal parceria foi o pontapé inicial para um processo de evolução constante: começando pela criação de pequenos processos, melhorias na prospecção até o estabelecimento de um planejamento estratégico formalizado e integrado aos objetivos da nova Motion.

Problemas com a precificação

A precificação é, sem sombra de dúvidas, um dos principais gargalos enfrentados pelas agências, mesmo por aquelas que já se consolidaram no mercado. E com a Motion não foi diferente. Fernando explica que, por conta de não saber exatamente como precificar um determinado serviço, jobs de alta complexidade já foram vendidos por valores incompatíveis ao esforço produtivo da equipe.

E como sabemos, o processo de precificação envolve uma série de práticas fundamentais para garantir que a agência não tenha nenhum prejuízo. O primeiro deles é a mensuração do tempo que cada colaborador gasta para executar o seu trabalho.

No entanto, a ferramenta utilizada até então já não atendia às necessidades do atual momento vivido pela agência. Isso porque o sistema era eficiente na contabilização de horas através do timesheet, mas não contava com relatórios que auxiliassem nas tomadas de decisão.  A partir desse problema, Fernando percebeu que precisava de algo que, de fato, desse suporte ao crescimento e mudanças pelas quais a agência passava.

Saiba como gerenciar processos na sua agência

A busca por uma solução e os primeiros resultados

A decisão de adquirir um serviço ou produto pode ser influenciada por inúmeras questões: há quem goste de testá-los antes, analisando os recursos disponíveis de forma minuciosa, e existem aquelas pessoas que só tomam sua decisão final com base em indicações de amigos e pessoas próximas. Fernando faz parte do segundo grupo e foi através da indicação de um amigo - também sócio de uma agência da região - que o iClips foi eleito a ferramenta de gestão que iria mudar a agência para melhor.

Por mais que houvesse uma certa insegurança em migrar para uma ferramenta totalmente nova, o publicitário destaca que o atendimento do time de suporte e treinamento foi crucial para que a Motion usufruísse ao máximo do que o sistema tinha a oferecer. E se antes mensurar a performance da equipe era uma tarefa difícil, hoje é possível medir o que cada profissional faz na sua rotina de trabalho, inclusive na criação, uma das principais dificuldades até então.

Fernando ressalta, ainda, a importância da análise de todos os jobs que passam pela agência para se certificar de que tudo está fluindo como o esperado, desde a precificação até a performance do time. Com isso, a agência não só resguarda a qualidade das entregas, mas garante que todos os colaboradores cresçam e evoluam como profissionais.

Para 2019, o foco será a melhoria da produtividade de toda a equipe, sempre contando com o iClips para otimizar os seus processos e se manter como um modelo de agência a ser seguido.

E se você quer ter os mesmos resultados na sua agência, que tal conversar com nosso time de especialistas em gestão e entender como o iClips pode ajudá-lo a organizar seu negócio também?

 Fale com um consultor