05
abr

Saiba como gerenciar leads com 8 dicas

Você sabe como desenvolver estratégias de marketing de conteúdo? Confira 8 dicas que vão ajudar a gerenciar seus leads!

Neste post, vamos listar 8 dicas para você aprender a gerenciar melhor os leads da sua empresa.

Durante o processo de venda de um serviço ou produto é fundamental saber como gerenciar leads do seu negócio. Toda empresa precisa ter um setor comercial que saiba a importância de pensar estrategicamente no funil de vendas do marketing digital para poder obter potenciais consumidores qualificados.

Captar novos leads e clientes é um trabalho que requer muita organização e planejamento. Utilizar uma ferramenta de CRM pode ser um passo facilitador para essa tarefa. Além disso, estabelecer metas e objetivos de acordo com as estratégias e desenvolver ações de marketing de conteúdo é essencial para esse trabalho.

Neste post, vamos mostrar 8 dicas que ajudarão a gerenciar seus leads. Confira!

1. Utilize alguma ferramenta de CRM

Existem inúmeras ferramentas que ajudam a sua empresa a fazer o gerenciamento de leads. É fundamental ter em mente que os melhores sistemas de CRM (Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente), são os que se adequam às suas necessidades e às do seu público.

Evite ferramentas que restrinjam suas metas e objetivos e não consigam oferecer os serviços necessários para você evoluir. Gerenciar uma rede de leads não é uma tarefa fácil, mas pode ter sua organização facilitada com o auxílio de aplicativos e sistemas de CRM.

2. Lembre da jornada de compra do consumidor

Para entender melhor o comportamento do lead até ele virar consumidor, é muito importante que a empresa não esquece da jornada de compra.

É preciso estar atento à etapa do funil de vendas que a pessoa está inserida para proporcionar um serviço personalizado a ela. Busque definir se o lead está no começo, no meio ou no fim desse funil durante o processo de venda.

Um dos primeiros estágios da etapa comercial é a geração de leads. Com um trabalho de fidelização e informação sobre os produtos, a pessoa vai passando a se qualificar, avaliando seus desafios e entendendo como o serviço oferecido pode resolver o problema dele. Em seguida, vai passando pela etapa de conversão, até chegar ao momento em que resolve fazer a compra.

3. Desenvolva estratégias de marketing de conteúdo

Pensando nas personas e na sua jornada de compra, é preciso desenvolver estratégias de marketing de conteúdo, com o objetivo de fazer um bom acompanhamento dos leads.

Essa ação é responsável por dar mais informações para seus possíveis consumidores, tornando-os mais qualificados. Com essa educação, seu público fica mais ciente sobre seu problema e sua solução.

Isso faz com que ele fique mais engajado com a marca e adquira mais confiança em você. Além disso, se a estratégia de marketing de conteúdo tiver um efeito positivo, seu público terá muito mais chances de voltar a consumir um produto seu. Esse processo de qualificar e educar os clientes pode ser chamado de lead scoring.

4. Estabeleça objetivos de acordo com a estratégia

Para garantir uma boa qualificação de leads, é fundamental ter em mente que o planejamento é um dos passos mais importantes do processo. Algumas empresas cometem o erro de determinar objetivos apenas de acordo com probabilidades e dados incertos. É muito importante estabelecer metas pensando em estratégias bem definidas.

Busque entender como seus serviços e produtos podem satisfazer aos objetivos dos seus possíveis consumidores. As necessidades do cliente precisam ser levadas em consideração durante o planejamento e organização das metas do seu negócio.

5. Deixe sua base sempre qualificada

Para alcançar resultados satisfatórios, é essencial que o gerenciamento de leads seja feito de forma proativa. Busque entender o momento em que o seu possível cliente está no processo de compra para que, mesmo se ele não adquirir seu produto ou serviço, continue sendo uma oportunidade de venda para a sua empresa. Isso faz com que ele permaneça na sua lista de observação.

Busque maneiras de definir quais leads estão mais propensos a realizar uma compra, quais não estão interessados, quem marcou seus e-mails como spam e quem pediu para não ter mais cadastro.

Algumas ferramentas ajudam a fazer esse trabalho, auxiliando no gerenciamento de potenciais clientes. Isso ainda serve para deixar a sua base sempre com os contatos saudáveis e qualificados.

6. Crie campanhas regularmente

Criar ações regularmente faz com que seu público se lembre da sua empresa e seja motivado a se engajar cada vez mais com a sua marca. De nada adianta ter uma grande base de contatos, se eles não são nutridos com campanhas por meio de e-mail marketing, por exemplo.

Você pode renovar a sua integração com os leads com o uso de newsletter, de pesquisas, das redes sociais ou por outras formas de comunicação com o público.

7. Avalie regularmente o funil de vendas

Uma das dicas mais importantes para realizar um bom gerenciamento de leads é avaliar regularmente o funil de vendas. Identificar em que etapa a pessoa se encontra no seu negócio é essencial para realizar uma abordagem personalizada e correta.

Busque definir se o contato faz parte do topo, do meio ou do fundo do funil. Além de fazer um atendimento melhor, isso vai ajudar a economizar tempo e trabalho.

8. Solicite o setor de vendas no momento certo

Para fechar uma venda, é preciso fazer a abordagem no momento correto e sem precipitações. Antes de oferecer o seu serviço ou produto, proporcione informações e dados relevantes sobre a sua empresa.

Faça com que o seu possível cliente perceba que tem um problema e que você tem a solução nas suas mãos. Por isso, aborde de maneira informativa e educativa, antes de solicitar o setor de vendas.

Com o passar do tempo, as empresas estão começando a entender como gerenciar leads. Porém, ainda cometem muitos erros e deixam de aplicar estratégias importantes, como avaliar o funil de vendas, criar campanhas regularmente e moldar uma base de leads sempre saudável. É fundamental que você desenvolva um plano de marketing digital eficiente para organizar melhor esse trabalho.

Gostou das nossas dicas? Então, continue navegando em nosso site e leia, também, o texto “Entenda melhor o que é marketing de relacionamento e seus resultados“.