21
set

Métricas para agências: Saiba como medir o desempenho da equipe

Dúvidas sobre como medir e acompanhar o desempenho da equipe na sua agência de publicidade? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

Saiba como medir e acompanhar o desempenho da equipe na agência

Nesse sentido, é importante criar mecanismos para medir o desempenho. Com as métricas adequadas, você consegue ter um conhecimento sólido sobre a performance do time, gerando ações mais maduras e trazendo resultados positivos para todo o ciclo produtivo. Ficou interessado em saber como avaliar o desempenho da equipe? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

   
   Confira também:


Por que é necessário mensurar o desempenho da equipe?

Ter mecanismos para a avaliação de desempenho é fundamental para a empresa. Esses recursos ajudam a desenvolver uma cultura organizacional de aprimoramento contínuo e, quando o colaborador progride, a empresa também cresce. As avaliações promovem feedbacks importantes para que os trabalhadores aperfeiçoem suas dificuldades e maximizem suas potencialidades.

Ao mensurar o desempenho da sua equipe, a agência mostra que aposta nas capacidades de seus funcionários. Isso gera motivação e um senso de pertencimento, que fortalecem os laços do trabalhador com a empresa.

A medida também é fundamental para a identificação de talentos e retenção desses funcionários que se destacam. As informações sobre a performance de cada membro do time podem ajudar na construção de grupos e formação de parcerias estratégicas, para que os integrantes da agência ajudem uns aos outros, promovendo desenvolvimento progressivo na trajetória de trabalho.


De que forma a avaliação de desempenho otimiza a lucratividade da agência?

A avaliação de desempenho está diretamente ligada ao aumento da produtividade na agência. Como mencionamos, o colaborador sente que a empresa está investindo nele, o que gera mais motivação, engajamento, empenho e criatividade no trabalho. Com isso, ele rende mais em suas tarefas e também tem uma postura melhor diante dos clientes, o que aumenta a atratividade dos serviços e promove a fidelização dos consumidores.

Outra questão importante é que o feedback é fonte de motivação e pode dar um direcionamento para a correção de falhas. Desse modo, é possível reduzir os erros e o retrabalho, que são elementos que podem custar caro para a agência. As avaliações de desempenho permitem também eliminar alguns padrões que não contribuem para os resultados.

Ebook: 6 problemas de uma gestão não padronizada


Quais as principais formas de avaliar o desempenho?

Há diversos métodos de avaliação de desempenho que podem ser adotados na agência de publicidade. Veja mais a seguir!


Avaliação de desempenho do funcionário por escala gráfica

Consiste em uma tabela com 6 colunas, em que a primeira sinaliza quais são os pontos a serem avaliados, como pontualidade, qualidade do serviço, trabalho em equipe, conhecimento e comprometimento. Nas colunas seguintes, são apresentadas as classificações: Ótimo, Bom, Médio, Regular e Fraco.

O supervisor preenche a avaliação, em companhia do funcionário, registrando qual o resultado para cada critério preestabelecido. A ideia é que os dois dialoguem sobre essas questões, para que o profissional fique consciente de suas potencialidades e fraquezas. É um método simples e rápido de aplicar!

Tudo que você precisa saber sobre Gestão de desempenho

Avaliação pelo método da pesquisa de campo

Nessa forma de avaliação, a empresa contrata um especialista em recursos humanos para conversar com cada supervisor sobre o desempenho dos subordinados. É um método padronizado que tem menor interferência dos aspectos subjetivos. Após a discussão, o especialista e os superiores realizam uma reunião para debater quais serão os planos para corrigir os problemas encontrados.


Avaliação por desempenho em incidentes críticos

O enfoque desse método de avaliação são os desempenhos fora da curva, seja positivamente, seja negativamente. A proposta é a de que a quantidade dos incidentes críticos ajude na mensuração dos pontos fortes e fracos de cada trabalhador.


Avaliação por objetivos

O gestor e o colaborador dialogam sobre quais são os objetivos da empresa. Depois, eles desenvolvem propostas para promover a melhoria do desempenho, de forma alinhada com as metas preestabelecidas. Em períodos específicos, os dois voltam a se reunir para avaliar os resultados alcançados, as falhas e os avanços.


Avaliação por competências

A avaliação por competências é baseada na ideia de que o próprio profissional é capaz de identificar suas competências, habilidades e atitudes. O papel dos gestores é auxiliar o colaborador a conciliar esses talentos com os objetivos da empresa. Além disso, o líder e o trabalhador estabelecem um planejamento para o desenvolvimento de características necessárias ao bom desempenho da função.


Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um método que se baseia em buscar um feedback sobre o desempenho do colaborador no trabalho de várias fontes. Superiores, colegas de trabalho e clientes, anonimamente, são as principais fontes de informação. A partir do conteúdo coletado, o gestor e o profissional elaboram um plano de erradicação dos problemas e de fortalecimento dos pontos positivos.


Quais as melhores ferramentas para facilitar o processo de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho pode ser facilitada com o apoio da tecnologia. Os softwares para gestão de agências de publicidade ajudam no controle de tarefas da empresa, facilitando a distribuição das atividades e o acompanhamento da progressão dessas práticas. Com isso, é possível monitorar o desempenho dos funcionários nas atividades e, por consequência, o processo de avaliações de desempenho fica mais fácil.

Medir e acompanhar o desempenho da equipe é fundamental para conseguir resultados positivos para a empresa. Com as avaliações, é possível desenvolver estratégias para enfrentar dificuldades e maximizar as potencialidades dos profissionais. A medida também traz mais motivação para o time e ajuda os trabalhadores a acompanharem o próprio desenvolvimento dentro da agência de publicidade.

Além disso, o trabalho nessas empresas exige muita criatividade e conhecimentos sobre as tendências de mercado. Nesse sentido, a avaliação de desempenho ajuda também a identificar falhas nessas áreas, de forma que os colaboradores possam fazer correções e ampliar o campo de possibilidades no trabalho. Com as diversas estratégias de avaliação apresentadas neste post, você pode escolher aquelas que são mais apropriadas para o seu empreendimento e objetivos!

Gostou de saber como medir e acompanhar o desempenho da equipe na agência de publicidade? Que tal se aprofundar no assunto baixando nosso e-book com dicas de gestão para agências? Até lá!