25
set

Saiba o que fazer para melhorar seu desempenho no trabalho

Manter um bom desempenho no trabalho é fundamental para alcançar as suas metas e objetivos. Para isso, é necessário eliminar comportamentos inadequados e adotar ferramentas que ajudem na sua produtividade. Continue lendo e saiba como melhorar a sua performance profissional!

saiba como ter mais desempenho no trabalho

Sabe aquela tarefa que você adiou e agora está correndo para finalizá-la? Esse tipo de situação pode afetar muito o seu desempenho no trabalho. Afinal, quando ela se repete, pode se tornar uma bola de neve, fazendo com que você não dê conta de cumprir com as suas obrigações, deixando na mão os seus colegas de trabalho e clientes.

O que começa de uma forma inocente pode sair muito caro para a sua agência de comunicação, pois se você não realizar as entregas no prazo certo vai deixar a sua clientela insatisfeita, o que mancha a sua imagem no mercado e resulta em prejuízos financeiros.

Quer melhorar a sua performance no trabalho? Acompanhe, neste post, tudo o que você precisa saber para potencializar a sua produtividade!

O que é desempenho no trabalho?

O desempenho no trabalho é definido como a capacidade que um profissional tem de executar uma atividade. Para que isso aconteça é necessário fazer um determinado esforço. Apresentar uma boa performance requer o domínio de competências técnicas e comportamentais para atender às expectativas e metas da empresa.

Entre as competências exigidas estão saber trabalhar em equipe, controle de stress, diálogo, valorização, metas, liderança, ambiente e clima organizacional agradáveis.

Além disso, é importante que a agência proporcione um ambiente organizado e com ferramentas que estimulem a sua produtividade.

Qual a importância de ter um bom desempenho profissional?

Manter um bom desempenho no trabalho é imprescindível para o pleno funcionamento do negócio. Isso porque, ao executar as tarefas e fazer as entregas dentro do prazo estipulado, você evita atrasos que podem deixar o ambiente de trabalho conturbado, pressionado e mais suscetível a erros.

O cumprimento das atividades e alcance de bons resultados aumenta o seu reconhecimento na agência, influenciando positivamente na sua capacidade de liderança. Assim, também é possível elevar o engajamento entre os colaboradores, fazendo com que se sintam motivados a alcançar os objetivos traçados.

Em um mercado cada vez mais concorrido, ser um profissional e empresa que cumpre com aquilo que promete, respeitando a qualidade e tempo desejados pelo cliente, é indispensável para construir uma imagem de sucesso junto ao seu público-alvo.

Quais atitudes são prejudiciais para sua produtividade?

Ninguém está livre de desenvolver maus hábitos, que surgem silenciosamente e são identificados apenas quando afetam o seu desempenho no trabalho.

Reconhecer quais são as atitudes que estão atrapalhando os seus resultados é o primeiro passo para mudar essa situação. Descubra, abaixo, o que pode estar diminuindo o seu rendimento profissional.

Procrastinar

Deixar uma tarefa sempre para depois pode virar uma grande bola de neve. O hábito de adiar os seus compromissos faz com que você acumule atividades, tendo que realizá-las com tempo apertado, o que também interfere na qualidade dos resultados finais.

Não se organizar

A falta de organização é uma das suas principais inimigas. Se você não costuma anotar quais são os seus compromissos do dia ou organizar as etapas das tarefas em que está envolvido, a tendência é que se perca em suas atividades e não as cumpra com eficiência e no prazo esperado.

Não usar ferramentas tecnológicas

Há diversas ferramentas tecnológicas que podem ajudá-lo a atingir uma performance de excelência, como um software de gestão que agregue praticidade para o desenvolvimento das tarefas cotidianas. Ignorar a tecnologia faz com que os processos internos continuem com excesso de burocracia e, consequentemente, exijam mais tempo e atenção para serem realizados.

Deixar de buscar conhecimento

A atualização dos seus conhecimentos permite que você conheça novas técnicas e ferramentas que otimizem o seu trabalho. Os profissionais que não se atualizam estão fadados a ficarem defasados e estagnados. Diante disso, deixam de inovar e podem ser facilmente ultrapassados pela concorrência.

O que fazer para melhorar seu desempenho no trabalho?

Com alguns ajustes no seu comportamento e adoção das estratégias e ferramentas certas é possível eliminar o que está afetando a sua produtividade. Acompanhe como melhorar o desempenho no trabalho.

Goste de trabalhar e do trabalho que está realizando

Estar motivado é um dos maiores aliados que você pode ter para impulsionar a sua produtividade. Nesse sentido, é crucial gostar de trabalhar e do trabalho que você realiza. Isso reduz as chances de procrastinar e acumular tarefas.

Para tanto, questione-se sobre quais são as atividades que você tem prazer em realizar e habilidades para cumpri-las com eficiência. Caso você seja um gestor centralizador, que quer fazer tudo ao mesmo tempo, comece a repensar esse comportamento.

O ideal é delegar as tarefas entre colaboradores que sejam competentes e responsáveis, e assumir apenas aquilo que, de fato, depende de você para ficar pronto. Essa postura o faz focar nos processos mais relevantes da agência, refletindo em uma performance bem-sucedida.

Reveja os resultados

Da mesma maneira que é necessário olhar para o futuro, o líder de uma empresa também precisa olhar para o passado para rever os seus resultados. Portanto, analise o que deu certo e o que deu errado nas últimas ações que realizou.

A partir daí, pense em quais foram os caminhos que tomou que o levou ao sucesso e quais atitudes atrapalharam a conquista dos resultados esperados.

Com base nessa reflexão, crie uma lista com os pontos positivos a serem seguidos e os pontos negativos que devem ser eliminados do seu comportamento.

Use softwares para se organizar

Com o auxílio de um software de gestão, como o iClips, você pode agrupar todas os processos da sua agência, tendo mais facilidade de executá-los. Também é possível desenvolver um workflow personalizado para deixar o seu fluxo de trabalho ainda mais dinâmico e eficiente. Isso significa que é possível identificar gargalos nas etapas de criação e checar qual delas gera mais atrasos e refações, e trabalhar para evitá-los.

Sem falar que as funções desse software são totalmente integradas e contam com a metodologia Kanban, permitindo a visualização por meio de colunas das atividades não planejadas, planejadas, que estão em andamento, aguardado aprovação e também aquelas que já foram finalizadas. Tudo isso facilita a sua organização e controle de demandas.

Peça ajuda e opinião

Assim como você costuma dar feedbacks para os colaboradores da sua equipe, uma boa medida para melhorar os seus resultados é pedir a ajuda e opinião dos mesmos para entender em quais pontos precisa melhorar. Por exemplo, um gestor desorganizado pode demorar mais tempo para aprovar um projeto, provocando o atraso da sua entrega.

Esse retorno faz com que você enxergue atitudes que nem imaginaria que afetassem a sua produtividade se não fossem apontadas por quem convive no mesmo ambiente de trabalho. Portanto, é mais uma oportunidade de corrigir erros e aumentar a eficácia das suas ações.

Minimize as distrações

Você não pode deixar de acompanhar as redes sociais? Toda vez que chega um email tem que abrir e responder na mesma hora? Distrações inocentes como essas podem comprometer um dia todo de trabalho.

Levando isso em consideração, procure minimizar as distrações. As redes sociais e emails podem ser checados em um horário específico, evitando que você desvie o seu foco durante a realização de uma tarefa importante.

Reduza o número de reuniões

As reuniões desnecessárias estão entre os principais motivos de atrasos nas empresas. Muitas vezes, os colaboradores ficam esperando o momento da reunião para definir algo que poderia ser feito rapidamente por email, telefone ou plataformas de comunicação.

Marque somente as reuniões que são essenciais e sempre liste os pontos que vão ser discutidos. Isso evita dispersões que o façam perder tempo com questões sem importância.

Cuide da sua saúde

Dores de cabeça frequentes, excesso de sono e cansaço ao longo de expediente te deixam sem disposição para encarar os seus compromissos, não é mesmo?

Sendo assim, para evitar a procrastinação, cuide da sua saúde e tenha hábitos saudáveis, como dormir oito horas por dia, adotar uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos regularmente. Essas práticas ajudam no bom funcionamento do seu organismo e te deixam mais bem disposto todos os dias.

O seu desempenho no trabalho está diretamente relacionado ao sucesso da empresa que comanda. Quando você elimina hábitos negativos e muda o seu comportamento, potencializa não apenas os resultados individuais, mas também coletivos, melhorando a performance da agência como um todo.

Está com dificuldades para ter um bom desempenho no trabalho? Baixe o nosso Kit de Produtividade e saiba como reverter essa situação agora mesmo!

Nova call to action