21
ago

Como escolher o domínio ideal para o site da sua agência

Escolher um bom domínio para o seu site pode ser o diferencial que você procura para se destacar no mercado. Confira nossas dicas!

como escolher o domínio para o site da agência

Abrir uma agência envolve muitos cuidados e burocracias. Na hora do planejamento é importante ter uma estratégia bem definida e, além dos trâmites, o nome da agência e o domínio para o site também devem ser escolhidos com cuidado e atenção. Afinal, é por eles que seus clientes vão lembrar da sua empresa e provavelmente fazer o primeiro contato.

O nome pode impulsionar a sua marca na internet, então todo cuidado é pouco na hora de escolher e registrar o domínio do site. Para te ajudar, reunimos algumas dicas para escolher o domínio ideal para sua agência.

O que é um domínio?

Também conhecido como endereço eletrônico ou URL, o domínio é o nome do seu site na internet. É ele que as pessoas vão digitar no navegador para encontrar o seu site.

O domínio é composto por até três partes: o nome, a extensão e o código do país. O nome é o que carrega a identidade da empresa, a extensão mostra a categoria do site e o código do país mostra a localização que ele pertence (mas não é obrigatório).

Como escolher o domínio para o site da sua agência?

O objetivo principal do domínio é ser lembrado, então não tenha medo do óbvio. Além disso, não escolha uma composição muito longa e evite símbolos e números.

Os principais fatores são a simplicidade e facilidade de escrever, ou seja, o domínio precisa ser fácil de pronunciar. Pense em quando você for falar para o seu cliente o endereço do site ou e-mail, se você precisa soletrar todo o nome já não é uma boa ideia. Escolher algo com poucas sílabas e palavras claras será de grande ajuda.

Dicas rápidas para criar um domínio:

  • Procure mostrar alguma ligação com a marca;
  • Ter entre 2 e 26 caracteres;
  • Não inicie ou termine com hífen;
  • Procure usar palavras sem acentos.

Use a criatividade

Para destacar sua agência, você pode utilizar algumas extensões de domínio novas. Geralmente pensamos em nomes diferenciados, mas com uma extensão tradicional como: .com ou .com.br.

E esquecemos que existem centenas de opções de extensões, normalmente elas indicam se é comercial, educacional, governamental ou outras áreas, mas também podem ser exploradas para destacar o seu site.

Uma ótima opção para explorar são as extensões de cidades brasileiras, como .sampa.br para São Paulo e .rio.br para o Rio de Janeiro. Você também pode usar algumas opções mais diferenciadas, como .tech, .live, .life e .news.

Use a nacionalidade

Além das extensões diferenciadas, você também pode utilizar o código do país para destacar o domínio da sua agência.

Mesmo que elas tenham sido criadas para uso dos cidadãos ou empresas que atuam no determinado país, algumas também se aplicam para outros fins, como por exemplo: 

  • .co: é o código da Colômbia, mas sua sigla pode significar “companhia” e é usada para empresas, corporações e companhias de todos os segmentos;
  • .me: representa o código de Montenegro, mas é considerada também como um tratamento pessoal e usada para blogs ou sites autorais;
  • .tv: é originalmente o código de Tuvalu, mas é usada por TV ser uma sigla popular para televisão. Então a extensão passou a ser usada por seu segundo significado: conteúdo de mídia e audiovisual.

Como registrar um domínio

Depois das dicas para criar o domínio ideal para a sua agência, chegou o momento de registrar o nome. Para facilitar essa aquisição, as empresas de hospedagem de sites, como a HostGator, oferecem o serviço de registro de domínio.

Verifique se o domínio que você deseja está disponível para registro. Se estiver, clique em “Registrar” e efetue a compra. Se não estiver, veja se algumas das sugestões dadas é uma boa opção para registrar. Em seguida, você deve inserir algumas informações pessoais, como nome completo, endereço e e-mail. E, então, escolher o método de pagamento.

Agora que você já sabe tudo sobre domínio, use nossas dicas para fazer sucesso na internet e alcançar muitos clientes para a sua agência! E não se esqueça de baixar nosso Kit de Produtividade para impactar ainda mais seus clientes!

Nova call to action

Este post foi escrito por Eduarda Delavy, analista de conteúdo na HostGator Brasil, provedora mundial de hospedagem de sites.