17
ago

Engajamento no trabalho: 7 dicas para incentivar sua equipe

Engajamento no trabalho: você sabe como promovê⁻lo na agência de publicidade? Confira o nosso post e entenda mais sobre o assunto!

Engajamento no trabalho: 7 dicas para incentivar sua equipe

Quer deixar sua equipe ainda mais engajada? Confira 7 dicas essenciais.

Criar uma cultura organizacional de responsabilidade é fundamental para a agência de publicidade. Para isso, é preciso incentivar o engajamento no trabalho. Com uma equipe motivada e ativa, você pode ter diversos resultados positivos no empreendimento.

Saber de que forma estimular o time para que todos fiquem envolvidos com as tarefas é um verdadeiro desafio. Para alcançar esse resultado, é preciso conhecer as estratégias certas.

Neste post, vamos mostrar alternativas para incentivar o engajamento dos colaboradores na agência. Ficou interessado? Confira o conteúdo a seguir e entenda mais sobre o tema!

   Confira também:

 

Qual a importância do engajamento da equipe para a agência de publicidade?

O trabalho em uma agência de publicidade possui algumas características distintas em relação ao das outras empresas. O fluxo de trabalho exige muito comprometimento e organização, mas existe uma dimensão de criação que confere uma dinâmica diferenciada para o negócio.

Sem criatividade, a agência não opera e os profissionais apenas reproduzem conteúdos. E, nesse contexto, a capacidade criativa só surge se os colaboradores estiverem envolvidos e engajados com o trabalho. Assim, é possível entregar propostas inovadoras e garantir a satisfação dos clientes.

Além disso, quando o time está engajado com suas atividades, a rotatividade diminui, já que há mais qualidade de vida no dia a dia da agência.

 

Como promover engajamento no trabalho?

Para que você saiba como promover o engajamento no trabalho e contribuir com o incentivo da sua equipe, separamos algumas dicas para começar a aplicar no ambiente de trabalho. Acompanhe a seguir!

 

1. Defina um planejamento estratégico

O planejamento estratégico pode ser uma ótima alternativa para engajar a equipe. Você pode estabelecer metas e comunicar um perfil de desempenho esperado para as atividades. Além disso, estabeleça premiações para boas atitudes no trabalho.

Aproveite para envolver o time na realização do planejamento. Peça sugestões para os colaboradores, ouça as opiniões, incentive os profissionais a compartilharem suas ideias. Dessa forma, o ambiente fica mais estimulante e os trabalhadores se sentem envolvidos e valorizados.

 Nova call-to-action

 

2. Tenha transparência com a equipe

Os colaboradores só darão o melhor de si se estiverem cientes do que acontece na agência. Se os gestores são transparentes sobre os assuntos da empresa, os profissionais terão mais condições de contribuir para melhores resultados.

Além disso, a transparência com a equipe mostra que você confia na capacidade dos seus trabalhadores, gerando um maior comprometimento por parte do grupo.

 

3. Tenha cuidado com as dores dos clientes

Estimule a equipe a conhecer bem os traços e dores do cliente, isso é importante no processo criativo e pode favorecer a produção. Dessa forma, o colaborador tem um direcionamento efetivo de quais os critérios ele deve atingir para realizar seu trabalho.

Esses fatores geram resultados positivos para a agência, pois promove o alinhamento com as propostas do cliente. Assim, o grupo alcança mais sucesso com as atividades produzidas.

 

4. Forneça dados para tomadas de decisão

A tomada de decisões na empresa não pode ser baseada em argumentos frágeis. Ter dados adequados, coerentes e sólidos para a realização de escolhas na empresa é muito importante para os colaboradores.

Os erros que uma decisão pautada em achismos pode resultar geram efeitos negativos para os colaboradores e podem trazer prejuízos financeiros, desentendimentos, sobrecarga de trabalho e desmotivação para as tarefas.

Assim, é importante que as decisões na agência sejam sustentadas por dados, estudos, informações de fontes confiáveis e indicadores de desempenho. Isso permite reduzir as chances de erros e evitar os efeitos negativos das falhas.

 

5. Realize ciclos de feedbacks

Os feedbacks são uma importante referência para o aprimoramento na carreira. Com ele, os profissionais podem ter uma orientação para saber quais pontos é preciso melhorar.

Receber feedback é fundamental para o engajamento nas tarefas do dia a dia. Por meio dessa ferramenta, a equipe se sente reconhecida e vê a diferença que seu trabalho faz. Em uma agência de publicidade, o ciclo de feedbacks contribui para que o colaborador oriente seu processo criativo, de forma a produzir algo que realmente acompanhe as necessidades e anseios do cliente.

Assim, o retorno sobre o desempenho é importante para que as propostas criativas sejam alinhadas às demandas do cliente, gerando resultados positivos e menos retrabalho. Esses fatores contribuem para que a equipe fique mais engajada em suas tarefas e tenha mais disposição para realizar as atividades no dia a dia.

 

6. Crie uma cultura atrativa para a agência

Criar uma cultura diferenciada na agência de publicidade é importante para promover o engajamento dos colaboradores. É preciso que essa cultura faça os profissionais sentirem-se acolhidos e em casa. Você pode valorizar os pontos em comum da equipe, criar uma identidade de grupo e estimular a solidariedade e a cooperatividade.

Aproveite elementos em comum, como o gosto por esportes, estilo, preferências musicais e/ou gostos pessoais para unir os colaboradores em torno desse fator. Valorize também as particularidades de cada um, de forma que as diferenças sejam respeitadas.

 

7. Faça confraternizações

Uma ótima forma de promover o engajamento dos profissionais nas tarefas é realizar confraternizações em ocasiões especiais. Fazer um happy hour quando a equipe alcança uma meta, por exemplo, é uma ótima alternativa. Aniversários ou datas comemorativas como natal e ano novo também são ótimas ideias de momentos para reunir a equipe e comemorar.

As confraternizações são importantes para o fortalecimento de laços no grupo e para que os profissionais possam descontrair um pouco da rotina de trabalho. Isso ajuda no engajamento da equipe e estimula a criação de um ambiente saudável.

Incentivar a equipe na agência de publicidade é um desafio, mas com as estratégias certas, você poderá alcançar ótimos resultados. Invista no desenvolvimento da equipe e contribua para que os profissionais se sintam acolhidos e bem-recebidos no grupo.

Com as dicas acima, será muito mais fácil contribuir para a criação de um ambiente democrático e de uma equipe motivada para o desenvolvimento das tarefas diárias.

E então? Gostou de saber sobre o engajamento no trabalho? Então confira nosso post sobre como aumentar a produtividade na agência de publicidade e continue se mantendo informado.