18
fev

Tudo o que você precisa saber sobre como escalar um negócio digital

Você sabia que o comércio digital é um dos setores que mais cresce no Brasil? Clique aqui e saiba tudo sobre o assunto!

Escalar um negócio digital é simples, confira!Você conhece os erros que devem ser evitados em negócios digitais? Confira isso e muito mais aqui!

A expansão meteórica do uso da internet e a imersão da sociedade em um mundo digital gerou mudanças drásticas em nossas relações sociais, profissionais e comerciais. Com isso, novas oportunidades são geradas de forma incessante. A expansão do comércio digital é um dos maiores exemplos desse fenômeno.

Estudos indicam que cerca de 70% dos brasileiros realizam compras pela internet ao menos uma vez por mês. Dado o potencial desse setor, elaboramos este texto com tudo o que você precisa saber para iniciar e escalar um negócio digital. 

Antes de dar o próximo passo, que tal conferir nosso material com dicas essenciais sobre gestão de agências

A tendência do negócio digital

Pode-se dizer que o comércio virtual já deixou de ser uma tendência e se firmou como realidade. Em apenas um ano, o setor foi capaz de faturar mais de R$ 47 bilhões.

O motivo desse sucesso está diretamente ligado à mudança de hábitos causada pelo boom da internet e pela consolidação da era digital. Além disso, o cenário brasileiro é favorável ao setor, já que conta com mais de 120 milhões de internautas ativos.

Assim, tornar-se um empreendedor digital pode ser uma grande ideia, mas não pense que o cenário favorável garante o sucesso de qualquer negócio. A facilidade de entrada no mercado faz com que a concorrência seja grande, e será preciso um bom planejamento para alcançar o sucesso. 

As ideias nos negócios digitais

Já deu para ficar claro o motivo pelo qual o mercado digital é uma grande tendência, não é verdade? Mas como fazer isso na prática? Que tipo de negócios você pode realizar pela internet? A seguir vamos abordar essas questões e indicar algumas ideias de negócios digitais.

Vender pelo Facebook

A rede de Mark Zuckerberg não é uma das marcas mais valiosas do mundo por coincidência. Atento às tendências econômicas e sociais, o bilionário norte-americano transformou sua rede social em uma grande plataforma de publicidade na internet

Justamente por esse posicionamento, vender pelo Facebook se apresenta como uma das grandes ideias de negócios digitais. Lá é possível montar sua própria loja virtual ou simplesmente usar a rede como um canal para divulgar seus produtos e serviços. 

O grande diferencial é que ela conta com mais de 127 milhões de usuários mensais só no Brasil. A junção desse número com as ferramentas de anúncios disponibilizadas pelo Facebook facilita a divulgação e direcionamento ao seu público-alvo.

Abrir uma loja virtual

É mais simples do que parece! Hoje, além do próprio Facebook, diversos sistemas oferecem a criação de lojas virtuais de forma simples, rápida e financeiramente acessível. 

Ao decidir abrir um comércio virtual você tem dois caminhos a seguir. O primeiro é entrar em ampla concorrência com lojas já consolidadas no setor, o que pode exigir um grande investimento. A segunda opção é encontrar um nicho de mercado pouco explorado, vendendo itens de baixa concorrência. 

O início de um negócio digital

O primeiro passo é ter tempo para investir. Como qualquer outro tipo de empreendimento, será necessária uma boa dose de estudo e planejamento antes de tomar qualquer ação. Com um bom entendimento do mercado, você poderá decidir em qual nicho irá atuar.

É importante definir desde cedo seus objetivos e metas. Dessa forma, será possível realizar análises que servirão como o termômetro de sucesso do seu negócio. Baseado no seu planejamento, decida por quais canais você pretende atuar. Eles podem ser um blog, uma página em rede social, um podcast, etc.

O próximo passo é conhecer a fundo seu público. Entenda suas motivações, seus problemas, as redes sociais em que estão presentes e os sites que ele tem como referência. A partir daí, será possível montar uma estratégia para atrair o seu consumidor diretamente até o seu produto ou serviço.

Tenha em mente desde o princípio como será a monetização. Saber qual a porcentagem de lucro a ser obtida e quanto tempo até obter o retorno sobre o investimento são pontos essenciais para um planejamento benfeito.

O progresso do empreendimento digital

Agora que você já entende como iniciar o seu negócio digital, chega a hora mais importante: como fazê-lo decolar em um ambiente tão competitivo? Seguindo os passos a seguir, você encontrará mais facilidade em encontrar o tão sonhado crescimento. 

Trace sua persona

A persona nada mais é do que a idealização do seu cliente perfeito. A definição desse perfil é importantíssima para que você possa direcionar todas as suas ações para o público certo, aumentando as chances de engajamento e interesse. 

Para a criação da persona, é importante considerar dados demográficos, como idade, renda e local de moradia. Além disso, é importante adicionar elementos como interesses, problemas e motivações.

Defina seus objetivos

Naturalmente, o objetivo geral é atrair público e visibilidade para o seu negócio. Porém, é importante estabelecer metas mais específicas, como aumentar a porcentagem de vendas em um determinado período de tempo ou diminuir o custo de produção. 

A definição de objetivos é crucial e funciona como um norte para você seguir. Em momentos de desânimo ou de pouco sucesso, os objetivos servem também como uma motivação a mais. Além disso, estabelecer metas é essencial para a análise de desempenho, tema que abordaremos a seguir. 

Mensure e interprete os resultados

Uma das grandes vantagens no mundo digital é a facilidade de analisar resultados por meio da utilização de métricas de desempenho. Ao mensurar seu retorno sobre investimento, taxa de conversão e custo de aquisição de cliente, por exemplo, é possível ter uma ideia do andamento do seu negócio.

A partir daí, você pode interpretar os resultados e decidir, com base nos objetivos traçados, se está tudo funcionando como deveria ou se algo precisa de ajustes e melhorias.

Faça uma boa gestão de mídias sociais

Como você já traçou sua persona e já identificou as redes sociais em que ela está presente, fica mais fácil saber no que focar seus esforços. Acredite, isso é fundamental para escalar seu empreendimento. A partir daí é só realizar um bom planejamento de mídias digitais

O Brasil é um dos países que mais acessa redes sociais no mundo, o que deixa clara a necessidade de uma boa atuação nessa área. A criação de uma fanpage no Facebook ou de um perfil no Instagram abre a possibilidade para uma aproximação com o consumidor, gerando engajamento e confiança. 

Os erros que devem ser evitados

Os erros são tão importantes quanto os acertos. Com eles aprendemos, crescemos e nos tornamos melhores. Porém, para montar um negócio digital de sucesso, alguns deles precisam ser evitados. 

Muitas vezes, o empreendedor acredita que a facilidade proporcionada pela tecnologia tornará fácil o caminho a ser percorrido. Essa mentalidade pode ser fatal para a escalada de um empreendimento que requer muito mais trabalho do que alguns imaginam. 

Outro equívoco muito comum é fechar os ouvidos para críticas e comentários dos consumidores. Os feedbacks dos clientes são umas das peças mais importantes para avaliar seu desempenho e tomar decisões para alcançar melhorias. Tenha confiança no seu trabalho, mas humildade suficiente para absorver críticas. 

Os benefícios de contratar uma consultoria especializada

Percorrer sozinho o caminho de escalada no mercado digital é uma tarefa árdua, que pode ser simplificada com um auxílio especializado. A contratação de uma agência expert no assunto traz maior segurança para o seu negócio e ajuda na tomada de decisões corretas, evitando erros e eventuais prejuízos.

Uma assessoria especializada pode oferecer opções para facilitar a gestão do seu empreendimento, como softwares especializados em integrar, automatizar e padronizar os processos necessários para melhorar a eficiência de sua empresa. 

O negócio digital está consolidado e em pleno crescimento no Brasil. Graças ao ambiente propício à sua expansão, o setor atrai cada vez mais investidores. Se você é, ou deseja ser um desses investidores, não deixe de seguir as dicas apresentadas neste artigo e iniciar sua escalada no mercado online. 

E então, deu para ter uma ideia mais clara do processo de evolução de um negócio digital? Quer saber como podemos te ajudar nisso? Entre em contato conosco agora mesmo!