20
abr

Entenda qual o melhor conteúdo para cada etapa do funil de vendas

Qual o melhor conteúdo para cada etapa do funil de vendas? Leia este artigo especial que nós preparamos e descubra!

Quais os melhores conteúdos para o fundo de funil?Topo, meio e fundo do funil. Descubra qual é o melhor conteúdo para cada uma dessas etapas lendo o nosso artigo!

Como atrair os consumidores? Essa é uma pergunta inevitável em empresas dos mais diferentes ramos. A resposta, muitas vezes, é: depende. Fato é que criar bons conteúdos é importante, mas pouco eficaz se não vier acompanhado de um pensamento estratégico direcionado à jornada do comprador. É preciso estar atento às etapas do funil de vendas.

Essa é uma tarefa que requer estudo e um olhar cuidadoso. Continue a leitura deste artigo em que explicamos e definimos cada uma das fases desse processo que pode gerar resultados realmente poderosos. Vamos lá?

Topo do funil

Aqui há um consumidor na fase de descoberta. Muitas vezes, ele não sabe ao certo as necessidades e os problemas que têm. É justamente nesse momento que ele precisa ser atraído por algo — e esse algo é o seu produto/serviço, vendido da melhor forma possível. Como? Por meio das ferramentas abaixo.

Blog posts

Você já parou para pensar em quantas vezes usa os mecanismos de busca por dia para as mais diferentes dúvidas? É aí que em várias ocasiões você é direcionado para blogs que respondem exatamente à sua pergunta. Só com esse exemplo já dá para ter uma ideia do valor desse recurso.

Investir em postagens que despertem a vontade de o leitor de se aprofundar no tema é uma ótima escolha. Tutoriais, dicas e listas são algumas das opções que podem ser exploradas e que oferecem um bom retorno.

Além disso, esses espaços também apresentam a possibilidade de o leitor deixar um comentário. Essa também é uma forma de você conhecê-lo melhor e saber das impressões que ele teve acerca do conteúdo disponibilizado no blog.

Redes sociais

Atualmente, as redes sociais são praticamente onipresentes. Elas podem ser excelentes aliadas do seu negócio. Aproveite essa ferramenta para divulgar informações mais gerais, mas, claro, não menos interessantes, como deve ser em todas as etapas do funil de vendas.

Em uma época em que tantas pessoas passam horas em seus perfis, dar a elas a oportunidade de saber mais sobre determinado assunto e de explorar novos universos pode ser essencial para cativá-las.

Uma das vantagens das redes sociais é que elas oferecem conteúdo durante o momento, muitas vezes, de lazer dos leitores. Essa característica pode torná-lo mais propício e aberto a conhecer coisas novas, a explorar com mais tempo aquele conteúdo.

Meio do funil

O perfil do visitante aqui já é um pouco diferente. Quando tratamos dessa etapa, falamos de um consumidor que já sabe o que quer. Agora, ele precisa de explicações mais detalhadas e profundas para atender suas expectativas. É justamente isso que você deve oferecer.

Newsletter

Uma pessoa entrou no seu site e adorou o conteúdo disponível. Isso é realmente muito bom! Você não vai deixá-la ir embora assim, não é mesmo? Dar a esse indivíduo a opção de receber uma newsletter é um ótimo negócio.

Por meio desse recurso, o leitor fica mais familiarizado com a sua empresa, serviços e produtos. Além disso, passa a ter um contato contínuo com a sua marca. Isso influenciará muito as suas decisões de compra.

Essa é a hora de investir em um conteúdo mais específico em que, inclusive, o nome da empresa já pode ser citado de maneira veemente. Aqui, você não vai somente explicar determinado assunto, mas também mostrar a solução para ele.

E-books

Os e-books merecem uma atenção especial na hora de serem produzidos e podem ser um pouco mais trabalhosos. Esse tipo de material, assim como a newsletter, é pensado para abrigar um conteúdo mais desenvolvido. Isso abrange não somente texto, mas também diagramação, imagens bem trabalhadas, entre outras características.

Uma das grandes vantagens aqui, além de informar o leitor de maneira diferenciada, é também a possibilidade de saber que, de fato, ele está engajado com aquilo que está sendo ofertado pelo seu negócio. Essa realidade pode ser constatada toda vez que uma pessoa decide baixar o material.

Fundo do funil

Finalmente chegou a hora de fechar negócio. Quando o consumidor está situado aqui, ele já está prestes a tomar a decisão de aderir ou não àquilo que está sendo oferecido. O investimento nesse indivíduo continua, como nas outras etapas do funil de vendas, mas agora com outras estratégias, que também precisam ser muito bem pensadas.

E-mail marketing

Uma das estratégias a serem adotadas nessa fase é o envio de e-mail marketing. Além de ser uma maneira de estar mais próximo do consumidor, é também a hora de falar mais especificamente do produto/serviço que está sendo comercializado, investindo em ressaltar os seus diferenciais.

Há fatores nessa estratégia, porém, que merecem muita atenção para obter êxito. Um deles diz respeito ao número de envios. É ideal não mandar muitos e-mails para não saturar o leitor. Além disso, é essencial analisar frequentemente que tipo de conteúdo está gerando mais engajamento para que as campanhas sejam cada vez mais eficazes.

Depoimentos

Com a internet, o relato de experiências dos consumidores em relação a um produto/serviço tem mostrado ainda mais a sua força. O poder do famoso "boca a boca" é ainda maior atualmente. Por que não utilizar essa realidade a seu favor?

Invista em depoimentos de quem já conhece a sua marca, gosta dela e a admira. Isso pode ajudar muito uma pessoa a decidir por comprar algo da empresa. Traga relatos que encantem o leitor e o façam entender, na prática, como funciona o que você está comercializando.

Evidencie, por meio dos depoimentos, como o seu produto ou serviço pode ajudar o consumidor no dia a dia dele, atendendo perfeitamente suas necessidades. Seja fiel no relato de todas as características e benefícios que o leitor terá ao finalizar a compra.

Entender quais são as etapas do funil de vendas e como elas funcionam é muito importante para o sucesso do seu negócio. Não se esqueça, porém, de que o que está aqui não é uma regra fixa. Alguns conteúdos úteis em uma etapa também podem ser utilizados em outra e com sucesso, dependendo do contexto.

Gostou do nosso artigo? Então assine agora mesmo nossa newsletter para receber mais conteúdos como este por e-mail.