06
set

Confira as principais ferramentas que todo profissional de marketing deve ter

Conheça agora as principais ferramentas de marketing para começar a usar na sua agência!

conheça as principais ferramentas de marketing

O marketing cria uma via de troca entre você e seus clientes e, também, entre seu cliente e seu público-alvo. Algumas vezes essa troca se dá por uma compra imediata ou, em outras ocasiões, cria visibilidade da marca para possibilidades futuras. Para isso, qualquer agência precisa lançar mão de ferramentas de marketing para automatizar processos de informação, estimular o interesse dos clientes e motivar a ação.

Uma abordagem integrada de marketing, por sua vez, aplica várias táticas para engajar consumidores e fazer negócios crescerem. Preparamos abaixo uma série de técnicas e ferramentas de marketing que todo profissional da área deve conhecer, seja para uma abordagem tradicional ou digital.

Afinal, o que estamos entendendo por ferramentas de marketing?

Ferramentas de marketing são instrumentos que empresas usam para desenvolver e promover seus produtos ou serviços. Nesse contexto, a palavra ferramenta se refere também a técnicas, estratégias, materiais e softwares.

A grande maioria dos negócios, incluindo as agências de comunicação, usam uma variedade de ferramentas, como anúncios, email marketing, pesquisa de mercado, softwares de automação e análise do pipeline, sistemas de CRM, gestão de redes sociais e outros para aumentarem suas vendas.

Nesse sentido, as empresas têm à mão uma gama de ferramentas de marketing para usar. Algumas são específicas para aumentar vendas, enquanto outras focam em conseguir dados e informações de possíveis clientes.

É importante saber quais ferramentas são as mais acertadas para sua agência. Em outras palavras, quais estão de acordo com seus objetivos e metas primárias. Na prática, a maioria das agências e departamentos de marketing usam vários sistemas ao mesmo tempo.

Confira as principais ferramentas de marketing

Vamos apresentar abaixo uma série de técnicas, estratégias, softwares e ferramentas que você tem que conhecer para se adequar ao marketing contemporâneo.

1. Pesquisas

Pesquisas são bem úteis para determinar quais serviços começar a oferecer na agência e também para melhorar processos internos. Essa ferramenta também é bastante usada para avaliar a concorrência e onde você se encontra no seu mercado.

Essa pesquisa pode lançar mão de perguntas para uma amostra representativa de clientes para saber o que eles gostam na sua agência e nas de seus concorrentes. Esses estudos podem ser feitos pessoalmente, por telefone, correios ou online.

Considere fazer uma análise SWOT da sua agência para que você veja qual o seu posicionamento na sua indústria e descubra seus pontos fracos e fortes para uma boa estratégia de marketing.

2. Ferramentas de monitoramento de mídia

Essas ferramentas de marketing escaneiam a web e te informam de tudo que possa ser relevante para sua agência, empresa, serviços ou marca. Esses sistemas rastreiam, por exemplo, redes sociais, fóruns, blogs e vídeos.

O monitoramento de mídia permite descobrir o que as pessoas estão falando sobre você online, para que você possa responder rapidamente perguntas, sugestões e críticas, evitando crises de relações públicas. Ao mesmo tempo, ajuda a criar visibilidade para sua marca.

Alguns exemplos de sistemas de monitoramento são: Prowly, MuckRack, Info4 e MeltWater

3. Programas de fidelidade

Lealdade de clientes refere-se à tendência de clientes existentes voltarem para fazerem novos negócios. Dentre as ferramentas de marketing que são colocadas de lado, programas de fidelidade infelizmente são uma delas.

É menos custoso de recursos e tempo fazer com que seus clientes continuem a fechar negócios com sua agência do que procurar por novos. Por isso, trabalhar para reter clientes é uma excelente estratégia de marketing.

4. Google Analytics

Fonte: Blog Google

Essa é bem famosa e praticamente todo mundo já ouviu falar dela, mas muita gente usa errado ou não em todo seu potencial. É preciso monitorá-la várias vezes ao dia e das mais variadas formas. É basicamente uma ferramenta para verificar o tráfego do seu site, o comportamento do usuário dentro dele e gráficos para verificar aumentos e quedas de acesso.

Esse sistema de análise de dados possibilita que você coloque uma série de filtros para afinar suas pesquisas. Você pode filtrar por região, por fontes (orgânico, referral, redes sociais, email, direto etc), por dispositivos e outros.

Além disso, é possível ver quais conteúdos e páginas estão performando bem e quais precisam melhorar de acordo com os canais de acesso.

5. Google Search Console

Também conhecida previamente por Google Webmaster Tools. É ótimo para pesquisar e rastrear o que está acontecendo no mundo das pesquisas orgânicas e do SEO do seu site. E o melhor é que você pode conectar com seu Google Analytics, ver suas páginas principais e como elas estão convertendo.

É possível lidar de maneira flexível com os dados e tomar decisões concretas para melhorar o seu marketing digital. Uma coisa bem legal é que você pode ver a taxa de rastreamento do Google em seu site e qual é a taxa de cliques que a página da sua agência tem nos mecanismos de busca.

6. SEMRush

Fonte: SEMRush

Ótimo para encontrar as páginas mais bem ranqueadas para palavras-chave estratégicas para sua agência e, com posse desses dados, montar uma linha de ação para tomar essas posições para você. 

Com essa ferramenta para marketing o foco é analisar a sua realidade em comparação com a concorrência. É possível ver quais palavras-chave determinada página está fazendo anúncios para que você possa atacar nessa frente também.

7. Yoast SEO

Fonte: WordPress

O Yoast é um plugin bem popular para o WordPress. É uma excelente ferramenta para te ajudar a otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca.

Ele permite que você escolha quais são seus conteúdos cornerstone (ou seja, suas páginas mais importantes para os bots do Google), foque em palavras-chave para subir seu ranqueamento, otimize suas URLs e estabeleça links internos para fortalecer páginas. O plugin ainda avalia a legibilidade do seu post e pontua a facilidade de leitura.

Ele é atualizado para refletir os algoritmos do Google a cada duas semanas, para que você fique por dentro do estado da arte do SEO.

8. Hubspot

Fonte: Hubspot

Esse sistema de automação de marketing tem vários recursos para te ajudar a alavancar sua agência, não importa seu tamanho.

Muita coisa é gratuita na plataforma. Você pode configurar formulários para seu site, pop-ups e chat online para captura de leads. Então, você pode criar fluxos de envio de emails, organizar todos os seus dados e analisar o comportamento do usuário. Em resumo, sistema permite:

  • crescer seu tráfico, converter ledas e provar seu ROI para campanhas de inbound marketing;
  • diminuir os ciclos de venda e aumentar sua taxa de fechamento de negócios.

9. iClips

Se você procura por uma ferramenta de marketing que esteja integrada com outras importantes áreas da agência, o iClips pode ser a solução. A plataforma tem funcionalidades que integram os setores de tráfego, criação, atendimento, financeiro, business intelligence e gestão estratégica para que tudo se comunique da melhor forma possível.

Para o profissional de marketing, os recursos de gestão de projetos e de cadastros são os mais relacionados ao cotidiano de trabalho. É possível cadastrar todos os clientes da agência com diversas informações que ajudarão a equipe criativa a entender melhor a realidade de mercado dos clientes.

Com o gráfico de gantt e modelo kanban é possível organizar todo o fluxo de trabalho do profissional de marketing para que nada passe despercebido e nenhum prazo seja perdido. A integração com os outros setores facilita a circulação de informações e, no fim das contas, ajuda o trabalho de todos na agência.

Gostou de saber sobre as principais ferramentas de marketing do mercado? Então que tal testar o iClips gratuitamente por sete dias, ver como é ter controle da sua agência e ainda melhorar a sua estratégia de marketing?

Nova call to action