11
set

Ferramentas para pequenas empresas: aproveite a automação tecnológica em sua agência!

Em um mundo tão digital, ficar por fora da tecnologia é não acompanhar as tendências. Acompanhe nosso post e veja 8 ferramentas para pequenas empresas para começar a usar!

8 ferramentas para pequenas empresas

A informatização e a automação de processos são formas de tornar os negócios mais funcionais e produtivos. Com isso, o mercado oferece hoje diversas ferramentas para pequenas empresas tornarem suas operações diárias mais ágeis e dinâmicas.

E com tantas opções disponíveis, selecionamos uma lista dessas ferramentas para pequenas empresas que podem facilitar o dia a dia do seu negócio em diversos aspectos. Continue lendo e confira!

Confira 8 ferramentas para pequenas empresas

Quando tempo e dinheiro são limitados, você precisa aproveitar ao máximo o que possui. As ferramentas para pequenas empresas certas podem ajudá-lo a fazer exatamente isso, maximizando seu tempo sem gastar muito. 

Mas quais ferramentas para pequenas empresas são adequadas para o seu negócio? Depois da nossa lista de indicações, damos algumas dicas para você decidir as melhores.

1. Gmail

O Gmail não é apenas uma das ferramentas para pequenas empresas. Quando o assunto é comunicação por e-mail, 1,5 milhões de usuários optam pelo e-mail do Google. 

Esteja você usando uma conta padrão gratuita do Gmail ou conectando o Gmail à sua conta de e-mail comercial, a organização e os recursos de arquivamento e gerenciamento da caixas de entrada fazem o dia a dia de trabalho muito mais fácil.

2. Google Meu Negócio

O mecanismo de pesquisa mais usado do mundo oferece às empresas um perfil gratuito para ajudar você a se conectar com seus clientes. 

Use o Google Meu Negócio para postar informações sobre horários, localização e preços, além de compartilhar fotos e até mesmo um tour virtual — que serão exibidos para o seu público nos resultados de pesquisa do Google.

Ter um perfil mais completo do Google Meu Negócio também pode ajudar na classificação geral de SEO do seu site. E o melhor: essa ferramenta para pequenas empresas é gratuita. 

3. Google Drive

Já reparou que o Google tem muitas ferramentas úteis para pequenas empresas né? E este recurso é um dos favoritos dos usuários. 

O Google Drive oferece quase todos os mesmos benefícios do Microsoft Office, mas acessíveis a partir de qualquer lugar em que você tenha acesso online. 

Colabore em documentos com colegas, acompanhe alterações em planilhas enquanto edita e compartilha com os clientes rapidamente, sem nunca esperar por uploads ou se preocupar com a instalação de software compatível — tudo de graça. 

4. Google Analytics

Para saber quão bem seus esforços de marketing estão conseguindo converter leads, primeiro você precisa saber como e de onde seu público está acessando o site da sua empresa. 

O Google Analytics oferece ferramentas para pequenas empresas que ajudam os empreendedores a determinar o que está funcionando no seu plano de marketing e obter informações sobre o tráfego na web.

5. WordPress.org

Achou que criar um blog era algo complicado? Não só é simples, mas o WordPress é outra das ferramentas para pequenas empresas onde você pode criar o blog do seu negócio sem custo inicial nenhum. 

No futuro, você pode investir em um layout personalizado e recursos mais avançados de programação. 

Mas para começar, você pode usar vários plugins gratuitos para facilitar ainda mais o gerenciamento de seu site. Os benefícios do WordPress para o marketing digital nunca terminam.

6. Slack

Entre contas de mídia social, e-mail, mensagens de texto, ferramentas de bate-papo e muito mais, a multiplicidade de maneiras que os membros da equipe se comunicam pode ficar confusa e deixar espaço para que as informações se percam. 

O Slack é uma ferramenta para pequenas empresas útil para gerenciar conversas com os membros da sua equipe em uma única plataforma. Assim, você pode enviar um e-mail, receber uma resposta por texto — e ninguém perde nada.

Além do acesso pelo desktop, o Slack tem um aplicativo para celular, permitindo o gerenciamento das mensagens onde você estiver.

7. iClips

A gestão do negócio é sempre um ponto delicado para os donos de negócio. Mas também existem ferramentas focadas nessa solução. O iClips pode ser usado tanto para pequenas agências de comunicação quanto para grandes negócios.

No software iClips a gestão é feita de forma personalizada para agências de comunicação, permitindo o controle de todas as operações desde a chegada do cliente até o faturamento dos trabalhos. 

Ao invés de pular de programa em programa para realizar uma tarefa em cada um, você pode fazer toda a gestão em um único lugar.

Você pode testar as funcionalidades do iClips gratuitamente por 7 dias e depois escolher um dos planos para continuar.

8. Hootsuite

A publicação de postagens nas mídias sociais em tempo real pode fazer você perder tempo (salvo quando é necessário) e é uma receita para ter um baixo envolvimento. Ao se inscrever no Hootsuite, você pode gerenciar vários perfis sociais a partir de um único painel. 

Programe postagens, acompanhe menções, interaja com seguidores e avalie a eficácia do seu conteúdo de mídia social, sem nenhum custo. É a ferramenta para pequenas empresas essencial para manter as contas de mídia social alinhadas.

Quais ferramentas você deve usar para sua pequena empresa?

Embora essas recomendações sejam um bom ponto de partida, apenas você pode determinar quais ferramentas para pequenas empresas cabem no seu negócio. 

Você provavelmente tem uma longa lista de problemas que gostaria de resolver e parte do crescimento como empresa é descobrir novos desafios.

Então, como você pode decidir qual ferramenta é certa para resolver seus principais problemas hoje e apoiar seu crescimento? Temos algumas dicas:

  • Determine os desafios atuais e quais ferramentas poderiam resolvê-los.
  • Liste os desafios que sua organização provavelmente enfrentará nos próximos cinco anos e ferramentas úteis para apoiar esses desafios.
  • Identifique todas as partes interessadas que precisam dessas soluções e suas principais preocupações para uma solução potencial.
  • Determine se cada ferramenta em potencial possui os recursos necessários para solucionar seus desafios e abordar as preocupações das partes interessadas.

Tente começar com uma das ferramentas recomendadas aqui ou encontre as que suportam sua organização exatamente da maneira que você precisa. 

De qualquer forma, com as ferramentas para pequenas empresas e a estratégia certas, você pode expandir seus negócios mesmo com um orçamento pequeno e com recursos de tempo limitados. 

Este post foi escrito pela Encontre um Nerd. Acesse nosso site e saiba ajudamos outros negócios com suporte e assistência técnica de informática sem demora em todo Brasil.