02
jan

Fluxo de Caixa: O que é?

Entenda nesse artigo, de uma vez por todas!, o que é um fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua agência de publicidade e propaganda a se organizar e crescer.

Fluxo de Caixa - O que é

Ao olhar somente para os valores de faturamento, o gestor de uma empresa pode tomar decisões equivocadas e duvidosas. Isso porque esses dados podem não representar a realidade financeira da empresa de forma adequada para análise do gestor. Para tomar decisões de forma assertiva e pautadas em informações, e não em dados imprecisos ou "achismos", indica-se a aplicação do mecanismo. Mas...

 ...o que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é um mecanismo de administração do setor financeiro das empresas que projeta as condições futuras da companhia para períodos específicos. Este instrumento se baseia na entrada e saída de receita levando em consideração suas respectivas datas. Por exemplo, o faturamento considera que há R$5.000 no caixa da empresa, mas o fluxo que amanhã esta receita será utilizada para o pagamento de uma conta. Portanto, o saldo disponível da empresa é R$0 de acordo com o fluxo de caixa, já que este valor está comprometido. 

Nova call-to-action

O mecanismo de fluxo de caixa deve ser implementado para facilitar e tornar claras e precisas as informações financeiras da empresa. Um fluxo pode ser implementado através de planilhas ou então de software otimizados.

 

 

Leia também:

Guia com dicas de Gestão Financeira para Publicitários

Entenda os principais conceitos que todo publicitário precisa saber para manter sua agência saudável.


Dicas de Gestão Financeira Para Publicitários