11
fev

Por que sua empresa precisa de uma consultoria em gestão de negócios?

Quer melhorar os seus resultados, mas não sabe como? A consultoria em gestão de negócios pode ser uma aliada. Leia e descubra o que é esse serviço e quais benefícios ele pode trazer!

Consultoria em gestão de negócios: por que adotar na sua agência?

A expressão “gestão de negócios” nunca esteve tão em alta. Afinal, uma boa gestão é indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Com ela, mesmo um produto ou um serviço não tão bem-concebidos podem ser transformados de modo a trazer lucro e crescimento ao negócio.

Por outro lado, uma empresa que não se atenta a sua gestão, por melhor que seja o serviço que presta e por mais clientes que tenha na sua carteira, dificilmente conseguirá se manter no mercado ou prosperar.

Em agências de comunicação a realidade não é diferente. Apesar disso, nem todos se atentam para esse ponto e acabam pensando que o sucesso do empreendimento depende mais da criatividade do que da capacidade de gerência. É o seu caso? Então continue lendo este artigo!

 

Qual a importância da gestão de negócios?

Em primeiro lugar precisamos compreender o que o termo gestão de negócios abrange. A gestão é toda atividade que tem como objetivo o desenvolvimento e o crescimento da empresa, usando, para isso, o esforço coletivo da diretoria e dos colaboradores em prol de um objetivo comum. A gestão de negócios envolve muitos fatores, como:

  • motivação dos colaboradores;
  • compreensão dos recursos existentes e dos necessários;
  • plano de negócios;
  • identificação das oportunidades e ameaças;
  • definição de metas;
  • capacidade de inovação, entre outros.

Assim, se a gestão não for tratada com a ênfase necessária a empresa pode até ter uma boa cartela de clientes, por exemplo, mas terá dificuldades para crescer, prosperar, bater metas ou se diversificar diante da concorrência.

Dessa forma, uma boa gestão de negócios é indispensável para qualquer empreendimento, auxiliando a gerir melhor os recursos, a planejar os próximos passos e a crescer de maneira sustentável.

 Descubra o nível de maturidade de gestão da sua agência

 

Quais os benefícios que uma consultoria em gestão de negócios é capaz de trazer?

Como você viu, a gestão é o pilar de qualquer companhia. Mas nem todos os empreendedores possuem esse perfil. Nas agências de comunicação isso é muito comum. Afinal, muitos proprietários vieram da publicidade, do marketing ou do design e não possuem tanta afinidade com o universo empresarial ou com as rotinas administrativas.

Nessas horas a consultoria externa é uma grande aliada. É possível contratar apenas um profissional ou uma equipe especializada, que usará todos os seus conhecimentos técnicos e experiência de anos no setor para otimizar os seus processos e alavancar os resultados.

Assim, podemos entender que o papel da consultoria em gestão de negócios é auxiliar os diretores na tomada de decisões, melhorando vários pontos como a motivação dos funcionários, o planejamento estratégico, a vida financeira, a alocação de recursos, as rotinas internas, entre outros. Vamos ver detalhadamente os benefícios desse tipo de serviço.

 

Visão mais ampla

Como dissemos, a consultoria é feita por profissionais especializados e com uma ampla vivência no setor. Isso significa que eles terão uma visão diferenciada do seu ramo de atuação, inclusive já tendo passado por algumas situações semelhantes em outros contextos.

Essa visão singular ajuda a renovar os conhecimentos, a ampliar a experiência e a encontrar saídas que provavelmente você sozinho não pensaria.

Esse olhar de fora também é importante para trazer uma visão mais questionadora e inovadora. Afinal, às vezes estamos tão acostumados a lidar com as situações sempre da mesma maneira que não pensamos em possibilidades diferentes ou analisamos a situação por um outro viés.

 

Aumento da produtividade

A consultoria em gestão de negócios pode ser uma importante aliada da sua produtividade por dois motivos: primeiro porque ajuda a identificar os membros da equipe que possuem melhores desempenhos e em quais funções e, assim, redireciona os seus colaboradores.

E segundo porque identifica quais tarefas estão tomando tempo demais dos seus times e corrige as falhas que causam atrasos. Para isso, o consultor poderá utilizar novas metodologias ou ferramentas a fim de reduzir a burocracia e o retrabalho.

 

Planejamento mais estratégico

O planejamento estratégico é indispensável para tornar qualquer negócio mais competitivo. Afinal, ele oferece as informações e ferramentas indispensáveis para antecipar determinados movimentos e inovar.

O consultor auxiliará o gestor a compreender melhor o mercado e a sua própria empresa, identificando as fraquezas e oportunidades, acompanhando os investimentos realizados e ajudando na tomada de decisões para que sua agência apresente os melhores resultados com a menor exposição ao risco.

 

Melhora na motivação

Equipes motivadas costumam trabalhar mais e melhor. E quando falamos de uma agência de comunicação, na qual a criatividade é extremamente importante, esse é um ponto fundamental. Uma consultoria é capaz de auxiliar também nisso, pois traz uma visão de fora, possibilitando uma inovação no modo de fazer da empresa.

Além disso, muitos colaboradores podem perceber nessa atitude que a empresa está interessada em resolver as falhas dos seus processos internos, uma situação que afeta diretamente o funcionário. Dessa forma, a confiança das equipes aumenta e os colaboradores passam a se sentir mais valorizados.

 

Visão neutra e imparcial

As “rixas” internas podem ser comuns e, infelizmente, atrapalham bastante o crescimento do negócio. Mas, com uma consultoria externa, isso não acontece. Afinal, os profissionais não terão nenhuma relação de amizade com os diretores e gestores.

Ou seja, os consultores estão apenas focados em gerar resultados, independentemente das rixas ou disputas por cargos internos, trazendo uma visão mais imparcial para as decisões estratégicas.

 

Mais iniciativa e inovação

Nem sempre é fácil para os colaboradores ou até para o gestor tomar decisões mais “arrojadas”. Principalmente porque estão em jogo sentimentos e relacionamentos às vezes de muitos anos. O consultor externo não possui esse vínculo, estando mais propenso a tomar as decisões necessárias para o crescimento da sua empresa, inclusive em questões mais delicadas ou até implantando inovações importantes.

 

Economia

Contratar uma consultoria em gestão de negócios é muito mais barato do que manter um funcionário próprio para esse cargo, já que, após um certo período, essa mão de obra se tornará dispensável. Além disso, uma boa assessoria ajudará a alocar melhor os seus recursos e até a resolver a vida financeira da empresa, o que é excelente para otimizar os seus custos.

Como você viu, contratar uma consultoria em gestão de negócios pode modificar vários pontos importantes da sua administração, melhorando os resultados alcançados e até ampliando o rendimento das suas equipes. Mas é claro que você precisará ficar atento e sempre analisar a credibilidade dos consultores no mercado e a experiência na área de comunicação e outros pormenores.

Você gostou deste conteúdo sobre consultoria em gestão de negócios? Aproveite e faça o nosso diagnóstico para descobrir o nível de maturidade de gestão da sua agência!