26
out

Saiba quais os benefícios e como implantar a gestão do conhecimento

Que tal organizar todo o conhecimento da sua empresa num único local e de forma compartilhada? Conheça a gestão do conhecimento e aplique na sua agência!

qual a importância da gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é uma prática vivenciada em muitas empresas. Agências que organizam informações geradas por seus colaboradores e gestores ao longo do tempo têm apoio para tomar decisões e para facilitar o trabalho da equipe.

É importante destacar que o conhecimento de uma empresa pode ser adquirido por diversas formas, como pela experiência adquirida ou em cursos de capacitação.

Afinal de contas, você sabe o que é gestão do conhecimento? Sabe quais são os benefícios e as ferramentas ideais para implementar esta prática na sua agência? Então, chega de curiosidade! Continue a leitura deste post e descubra.

O que é gestão do conhecimento?

Para contextualizar, gestão do conhecimento é a forma como o aprendizado adquirido, o “know how” de uma empresa, é organizado e compartilhado entre os colaboradores. A empresa proporciona conhecimento para quem trabalha nela e, diante disso, estimula a troca e o armazenamento de informações.

O conceito pode ser implementado em negócios de qualquer segmento, sendo um método importante para promover a divulgação de experiências e de procedimentos adequados. Dessa maneira, quando o conhecimento é identificado como algo benéfico e replicável, ele é aplicado em processos, atividades ou diretrizes.

A gestão do conhecimento é colaborativa e reúne todas as instruções e dados gerados pela equipe da agência num único local, sendo, então, disseminados internamente.

Para novos colaboradores, ela é um norteador para entender como funciona a empresa. Além disso, qualquer funcionário pode acessar os registros e seguir as orientações.

Quais são os objetivos da gestão do conhecimento?

O foco da gestão do conhecimento é utilizar informações a favor do negócio. Sendo assim, é importante ressaltar os principais objetivos da prática para saber como é possível aproveitar a iniciativa dentro da agência. A seguir, destacamos os principais deles:

  • memória: proporcionar a identificação do conhecimento da empresa e o local de armazenamento;
  • organização: converter dados desorganizados em informações armazenadas de forma lógica e com utilidade para a empresa;
  • fluidez: mapear processos e fazer com que o conhecimento seja acessível para todos de forma fluida e ágil;
  • novidade: dar espaço para que novos conhecimentos sejam identificados e compartilhados;
  • competitividade: fomentar a competitividade da empresa com o uso estratégico dos conhecimentos registrados.

Quais são as ferramentas para implementar a gestão do conhecimento?

Existem algumas técnicas e recursos que facilitam a implementação da gestão do conhecimento. Eles variam desde a análise da competência dos colaboradores até a utilização de softwares.

Acompanhe abaixo as principais ferramentas que poderão ajudar a sua agência nessa tarefa. Talvez você identifique métodos que já são utilizados pelos gestores, mas com outros objetivos. 

É sempre importante aproveitar cada uma das ferramentas e somar as informações, de modo a otimizar a gestão do conhecimento.

Aprendizagem organizacional

O mundo das startups impulsionou metodologias rápidas, embasadas em testes e motivadas pela inovação. Esse é o espírito da aprendizagem organizacional!

A técnica tem como foco a melhoria da empresa estimulada por um ambiente no qual o colaborador tem abertura para propor, errar e trocar informações com os demais como meio de gerar conhecimento.

Gestão de competências

Esse é um conceito que vem sendo trabalhado por profissionais de Recursos Humanos. O método consta em analisar os objetivos da empresa detalhadamente para escolher o profissional que tem o conhecimento mais adequado para atendê-los. 

Educação corporativa

Talvez a mais conhecida delas, a educação corporativa é uma ferramenta que promove o conhecimento na empresa com cursos, palestras, workshop, subsídios para que o colaborador estude em instituições de ensino, entre outras iniciativas focadas em estudos.

Software de gestão

É uma ferramenta indispensável para quem pensa em implementar a gestão do conhecimento na agência. Existem softwares que automatizam ações, organizam os dados e colaboram para disseminar os conhecimentos adquiridos entre os colaboradores. 

A aplicação do conhecimento em plataformas auxilia para que as regras do negócio e o fluxo de trabalho sejam desenhados, analisados e otimizados.

Quais são os benefícios da gestão do conhecimento?

Os benefícios de contar com a gestão do conhecimento nas empresas são muitos. Pensando nisso, selecionamos as principais vantagens em utilizar ferramentas para fomentar, organizar e compartilhar informações e experiências na agência. Veja, a seguir, quais são e no que consistem.

Cultura potencializada

cultura organizacional é a “alma” da empresa. Com a gestão do conhecimento, ela ganha mais força por incentivar os colaboradores na geração de informações e soluções.

Assim, faz com que eles se sintam mais engajados com os objetivos organizacionais, além de promover sinergia do trabalho em equipe.

Gestão estratégica eficaz

O compartilhamento do conhecimento colabora para que a gestão tenha um olhar mais estratégico. Gestores que conseguem disseminar orientações padronizadas, incentivar novos conhecimentos e dar agilidade aos processos têm mais subsídios para tomar decisões certeiras.

Produtividade incentivada

A gestão do conhecimento tem como um dos principais papéis ser a fonte de informação para que os colaboradores tenham respostas de como proceder em determinadas situações.

Dessa forma, as agências que apostam no método contam com funcionários atentos aos processos mais adequados, o que aumenta a produtividade na agência.

Conhecimento atualizado

Vale destacar que o conhecimento de uma empresa não é estático. É importante que os registros sejam atualizados e que a proposição de novos seja promovida pelos gestores. Assim, as informações não ficam defasadas ou sem utilidade.

Informação segura

Agências que investem no conhecimento também estão preocupadas com a segurança das informações. Essa é mais uma vantagem: a prática colabora para organizar os dados internos, as permissões de acessos e propor diretrizes para manter dados estratégicos protegidos.

Pronto para usar a gestão do conhecimento?

Uma dica que deve ser lembrada é que todos os benefícios apresentados neste artigo podem ter um melhor aproveitamento se a empresa utilizar um software para fazer a gestão. Imagine organizar tantos dados sem a ajuda da tecnologia? Parece impossível, não é mesmo?

Sem contar que as agências que investem na gestão do conhecimento adquirem vantagem competitiva para atuar no mercado, tanto para ações mais estratégicas quanto para as operacionais.

E na sua agência, como está organizado e compartilhado o conhecimento? Se você ainda não tinha pensado na gestão do conhecimento como uma ferramenta estratégica, chegou o momento de olhar para o assunto com mais atenção.

E aí, gostou do post sbre gestão do conhecimento? Aproveite a visita e veja como a gestão empresarial ajuda a melhorar a produtividade das agências!