29
set

Como a gestão empresarial ajuda a melhorar a produtividade das agências

Você sabe como a gestão empresarial pode ajudar na produtividade da sua agência? Saiba mais no post!

o que é gestão empresarial?

O mercado publicitário é um setor de grande importância na comunicação. Isso porque elas trabalham na criação, redação, revisão e produção dos anúncios em meios de comunicação como TV, rádio, e internet. E sem gestão empresarial, nada disso seria possível.

Só em 2018, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 7,67 bilhões, sendo 61,8% do montante investido na TV aberta e 14,4% na internet, segundo pesquisa do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

Mesmo com alto valor investido em publicidade, muitas agências têm dificuldades de gestão, principalmente na identificação de falhas processuais, envolvendo desde a equipe de criação, até a administração da agência.

Para melhorar os processos e evitar falhas na empresa, saiba como a gestão empresarial ajuda a melhorar a produtividade das agências de publicidade.

O que é gestão empresarial?

Algo fundamental para a agência de publicidade é a gestão. A gestão é responsável por realizar todas as ações de uma companhia, desde administração, fluxo de caixa, processo criativo, até o planejamento estratégico.

Sem uma gestão empresarial o dono ou gestor não consegue ter controle do que passa na agência, o que pode ser uma dor de cabeça no longo prazo.

Um problema muito comum em agências de publicidade que não tem gestão eficiente é a falta de padrão no Briefing dos anúncios.

A criação de briefings incompletos e despadronizados podem causar falhas na produção das campanhas, algo que pode gerar retrabalho e constantes correções, algo que vai prejudicar a produtividade da empresa.

Outro problema comum da falta de gerenciamento empresarial são as falhas na área de operação. Sem a possibilidade clara de delegar tarefas para os funcionários, os processos da empresa são fortemente prejudicados.

Os processos indefinidos geram duplicação de tarefas, trabalhos inacabados, profissionais estressados e desmotivados, contribuindo para improdutividade da equipe e da empresa.

Por isso, a gestão é algo indispensável para qualquer empresa, pois com esse modelo de administração é possível delegar tarefas, criar briefings eficientes das campanhas e deixar a empresa mais próxima da liderança.

Como melhorar a produtividade da equipe

O primeiro passo para melhorar a produtividade da equipe é a escolha da liderança. Além das atribuições voltadas a gestão, ele deve motivar a equipe, dar feedbacks positivos e negativos que vão ajudar a equipe a ser mais eficiente.

Outra atribuição importante do líder é sugerir ideias para otimizar os processos da empresa. Essas ideias ajudam a agência a ser mais produtiva e deixam os colaboradores mais satisfeitos.

Mas existem outros fatores nos quais a gestão ajuda na produtividade da agência, como:

Foco na entrega para o cliente

A falta de gestão empresarial ocasiona atrasos na entrega de produtos, que ocorrem por falhas processuais ou por excesso de detalhes na criação de uma peça.

Para evitar atrasos é necessário que os gestores trabalhem com prazos bem definidos, sem deixar de lado a qualidade na produção.

Dessa forma, o foco da empresa passa a ser os resultados. E com a definição de quem deverá fazer as tarefas, a equipe terá independência para encontrar soluções e resolver os problemas da agência com rapidez.

Definição das prioridades

Antes de colocar tudo em prática é necessário que os gestores planejem tudo com antecedência. Isso permite que os colaboradores realizem as tarefas mais importantes primeiro.

Realizar as tarefas prioritárias faz a equipe ser mais produtiva, pois elas serão feitas com maior cuidado e facilitando a realização das atividades secundárias.

Definir as principais atividades é importante, pois o gestor ajuda a equipe a se organizar e escolher o momento mais adequado para desenvolvê-las.

Padronização dos processos

A publicidade reúne vários elementos de criatividade e flexibilidade no desenvolvimento de suas peças. Mas também precisam de processos burocráticos na realização das tarefas.

Essas atividades burocráticas são importantes devido à necessidade de evitar falhas e reduzir ao máximo o número de erros nesses processos, podendo atrapalhar as atividades produtivas.

Para descomplicar esse tipo de processo a solução é padronizá-los, no intuito de diminuir o tempo na realização dessas tarefas e otimizando para realização de outras atividades de produção.

Softwares de gestão empresarial

Caso o gestor tenha dificuldades em fazer a gestão da agência e integrar as informações, a tecnologia pode ser uma grande aliada, graças a criação de softwares específicos para essa tarefa.

Uma alternativa de ferramenta para redação, produção e criação das peças é o Google Drive. O software do Google permite o compartilhamento de arquivos na nuvem e permite a edição simultânea dos documentos.

Essa ferramenta é bastante versátil, possibilitando a criação de textos, planilhas, apresentações em monitores e televisores e o compartilhamento de imagens de forma fácil e rápida.

Isso permite que a equipe tenha uma ferramenta abrangente que agiliza a comunicação com a equipe.

Outra ferramenta que auxilia na gestão das agências são os softwares integrados como o iClips. Eles auxiliam no acesso e gerenciamento de todos os recursos e processos da agência.

Com os softwares integrados fica mais fácil acessar as informações de atendimento, criação, vendas, tráfego, despesas e obrigações com os funcionários, além de dar agilidade e eficiência na tomada de decisões da empresa.

Além disso, a tecnologia na gestão também permite conhecer todos os clientes, graças ao CRM (Customer Relationship Management).

Esse sistema permite que o gestor tenha todas as informações das necessidades dos clientes, agilizando a criação do briefing e de outras atividades produtivas.

Além disso, o CRM permite a agência saber como vender mais e melhor para os clientes, auxiliando em novas vendas e na fidelização dos mesmos.

Melhore a gestão da sua empresa

O mercado publicitário é altamente rentável, porém muitas empresas sofrem com a falta de gestão.

Esse problema pode gerar problemas na criação do briefing, em delegar tarefas aos funcionários e no controle do fluxo de caixa, fatores que vão prejudicar no crescimento da agência.

Por esse motivo é necessário investir na gestão, começando pela liderança. Ela deve não só realizar as tarefas burocráticas da função, mas também motivar e dar feedbacks para a equipe ser mais eficiente.

Outras tarefas necessárias para uma gestão eficiente é a definição de tarefas prioritárias, ajudando a equipe a alocar mais tempo para a realização dessas atividades de forma padronizada e fazendo com que a equipe se organize para desempenhar tudo.

Dessa forma, a gestão permite aos líderes e ao próprio dono da agência a ficar mais próximo da empresa, encontrando soluções para deixar a equipe mais produtiva e crescer de forma regular e constante.

Esse artigo sobre gestão empresarial e produtividade foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.