14
nov

9 hábitos produtivos para começar a praticar agora mesmo

Mais eficiência e produtividade são essenciais para você se manter competitivo no mercado. Veja 9 hábitos de pessoal altamente produtivas!

hábitos produtivos

Todo mundo conhece aquela pessoa cheia de hábitos produtivos e que sempre dá conta do recado. Seja um amigo ou colega, essa é a pessoa cujo trabalho sempre termina mais cedo. Aquele ser iluminado que consegue terminar coisas que demorariam horas em apenas 20 minutos.

Geralmente chamamos essa galera de robôs ou máquinas, já que nenhum humano poderia fazer tal trabalho tão rápido. Mas, mesmo assim, essas pessoas existem, fazendo tudo com a máxima produtividade. Perguntamos: o que esses indivíduos têm em comum? Como eles fazem isso?

A procura por um dia de trabalho mais produtivo levou a certas noções equivocadas sobre o que a produtividade realmente é – e é muito mais do que riscar um monte de tarefas na sua lista.

Pessoas realmente produtivas não estão focadas em fazer mais coisas; isso é justamente o oposto de produtividade. Se você realmente quer ter hábitos produtivos, você precisa focar em menos tarefas a cada momento.

Por isso, preparamos neste post 9 hábitos produtivos para você começar a exercer agora para chegar ao patamar das pessoas que você mais admira. Vamos lá?

Os 9 hábitos produtivos mais importantes

É tentador olhar para pessoas com hábitos produtivos como magos ou máquinas. Mas ao estudar como elas trabalham eficientemente e ultrapassam desafios que todos nós experienciamos, vemos que é possível aumentar a nossa produtividade também.

A maioria das pessoas mais eficientes vencem desafios como:

  • procrastinar em tarefas, sejam pequenas, grandes ou desafiadoras;
  • trabalho chato que precisa ser feito;
  • responder a emails e outras mensagens no trabalho;
  • permanecer motivado e animado durante todo o dia;
  • focar e finalizar os projetos mais importantes.

Ao ler artigos, conferir alguns livros e fazer perguntas para pessoas produtivas, você vai conseguir chegar lá!

A seguir apresentamos os hábitos produtivos mais importantes para se ter. De maneiras para despender menos tempo com email e métodos para permanecer focado, essas dicas produtivas vão te ajudar a maximizar sua eficiência.

1. Fuja do multitarefa

Algumas pesquisas sugerem que fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode te atrasar. Você pode até pensar que está concluindo mais coisas, mas pular de tarefa para tarefa frequentemente na verdade trava seu processamento cognitivo. As pessoas mais produtivas passam várias horas em uma única tarefa, o que as permite entrar em estado de deep work, melhorando a concentração e produzindo melhores resultados.

2. Feche sua caixa de entrada de email

O email é uma ferramenta maravilhosa, mas também pode ser a sua maior distração. Os trabalhadores mais eficazes delegam horários fixos para checar e responder mensagens online.

Para muitas pessoas, a melhor hora para fazer isso é entre 9h30 e 10h da manhã e outra sessão a partir das 16h. Passe o resto do seu dia com sua caixa de entrada fechada e longe da sua vista. Você ficará abismado em quanto você conseguirá produzir mais com esse hábito.

3. Elimine distrações

Pessoas com hábitos produtivos sabem do perigo de distrações indesejadas, e tomam atitudes decisivas para miná-las. Se você está em um ambiente barulhento, não sinta receio de colocar fones de ouvido ou sentar mais longe daquele colega fofqueiro.

Além disso, minimize distrações na sua tela fechando aquela infinidade de abas no navegador. E, acima de tudo, coloque seu celular fora do seu alcance!

4. Use a técnica 80-20 como um hábito produtivo

Antes de começar um projeto, implemente a regra 80-20, também conhecida como princípio de Pareto. Ou seja, apenas 20% do esforço, tempo e tarefas em um projeto irão produzir 80% dos resultados desejados.

Gaste alguns minutos para identificar aqueles 20% críticos e foque bastante neles. O resto você pode eliminar, esquecer, delegar ou automatizar. Por exemplo, seus 20% de contribuição podem ser colocar o time certo junto e dar a missão e motivação certas. Os outros 80% serão realizados sem você.

5. Comece consigo mesmo

Qual parte do dia você está focado em si mesmo, seu crescimento, níveis de energia e paz de espírito? Pessoas produtivas e bem-sucedidas passam a primeira parte do dia com elas mesmas.

O hábito diário do início da manhã combinado com exercícios físicos, meditação, leitura e um bom café da manhã te dá tempo suficiente para investir em si mesmo, recarregar as energias e planejar antes que o dia fique a todo vapor. Esse é o melhor investimento em produtividade a longo prazo.

6. Cultive o deep work como um hábito produtivo

Alguns job são simplesmente difíceis. Não há substituto para o deep work. Todo mundo tem algumas tarefas diárias que são difíceis porque são tão chatas que acabam dando sono.

Ao mesmo tempo, outras são difíceis porque demandam muito mesmo. Não dá pra ser multitarefa aqui. Você precisa devotar seriamente tempo e espírito para conseguir finalizá-las.

Cal Newport escreveu sobre esse tipo de trabalho em seu livro. Ele argumenta que a habilidade de foco intenso está cada vez mais rara, e aqueles que conseguem dominá-la estão em grande vantagem. 

7. Faça mais pausas

A dor de cabeça ou cansaço mental depois de várias horas de trabalho devem ser um sinal de que você precisa dar um tempo. Uma vez que seu cérebro usou toda sua glicose, dê a si mesmo um momento de descanso saindo para caminhar, lanchando ou apenas meditando. Você irá voltar recarregado e pronto para fazer seu trabalho com mais criatividade.

8. Crie um sistema

Você provavelmente desenvolveu alguns hábitos nada produtivos ao longo dos anos. Lide com esses problemas criando um sistema. Para aqueles que checam o email compulsivamente, planeje uma hora para fazer isso; para os multitarefas, faça um cronograma ou use kanban ou gantt para se organizar. Do contrário, você ficará eternamente distraído de atingir suas metas mais importantes durante o dia.

9. Pare de confundir produtividade com preguiça

Mesmo que ninguém goste de admitir, a preguiça é o contribuidor número 1 para a perda de produtividade. Na verdade, um grande número de métodos de gestão de tempo — ter reuniões ou ler emails, por exemplo — são somente maneiras de não realizar trabalho real e efetivo. Coloque seu foco em fazer coisas que mais importam e que possuam entregas tangíveis.

Agora que você conhece os melhores hábitos produtivos para ter mais eficiência no trabalho, que tal baixar nosso kit de produtividade? É só clicar na imagem abaixo e fazer o download!

Nova call to action