13
jul

Como usar inbound marketing para melhorar os resultados dos clientes?

Saiba como a estratégia de inbound marketing pode ajudar os seus clientes a alcançarem o público certo de maneira simples!

inbound marketing para atrair clientesAtraia clientes para o seu funil de vendas com o inbound marketing!

No marketing convencional os anúncios são veiculados nas mídias de comunicação de massa como TV, rádio e outdoors, por exemplo, sendo assim, as campanhas acabam sendo intrusivas e atingindo um grupo extenso e generalizado de pessoas, o que é totalmente diferente no inbound marketing.

Mesmo fazendo um estudo aprofundado dos nichos, é muito difícil atingir os alvos específicos por meio de anúncios convencionais. Isso acontece exatamente pelo fato de eles não terem as características especiais para cada tipo público, o que acaba dificultando a mensuração de resultados.

Além de tudo, o investimento é considerado muito alto para uma ação de via de mão única, na qual somente o telespectador, o ouvinte ou o leitor recebe a mensagem, sem conseguir interferir no andamento dela.

Por esse e outros motivos, muitas agências passaram a utilizar o marketing digital como aliado no momento de implementar ações e alcançar um desempenho promissor e satisfatório para os seus clientes. E uma das estratégias dentro do marketing digital é a de inbound marketing. Fique com a gente e saiba tudo sobre ela!

Conceito de inbound marketing

O método de inbound marketing consiste em atrair os potenciais clientes por meio da produção e compartilhamento de conteúdos relevantes e que resolva de maneira prática algum problema que eles tenham. É o oposto do marketing tradicional (também conhecido como outbound marketing), que usa campanhas invasivas e corre atrás das pessoas.

O inbound marketing permite que os prospects se sintam mais confiantes a ponto de aceitar que a empresa se aproxime ainda mais, facilitando a construção de um relacionamento sólido que pode resultar na venda.

Sendo assim, o conteúdo deve ser elaborado de acordo com a identidade e a persona da empresa, para isso você precisa entender:

  • Quem são os meus clientes e o que eles fazem?
  • O que eles querem passar para o público?

Depois de conseguir as respostas para essas perguntas, é possível elaborar materiais que atraiam e possam engajar os alvos de seus clientes. Essa ação faz com que as pessoas tirem algo de positivo disso e se lembrem da marca que as ajudaram em determinado momento.

Quer saber como fazer sua agência entregar resultados ainda melhores usando a estratégia de inbound marketing? Então continue conosco neste artigo!

Benefícios do inbound marketing

Segundo uma pesquisa da Hubspot, desenvolvedora e comerciante de produtos de software para vendas e marketing, 72% das empresas aumentaram as vendas ao investir em inbound marketing.

Pensando nisso, duas das primeiras vantagens de entender sobre a estratégia e implementá-la no plano de marketing de seus clientes é alavancar os resultados deles, e, consequentemente, melhorar a performance da sua agência.

Seja grande ou pequena, B2B ou B2C, a empresa de seus clientes notará as diferenças que a estratégia proporciona para os negócios. Entre elas, veja algumas das mais importantes e que podem trazer efeitos positivos.

Público certo

Como já mencionado anteriormente, é preciso entender quem é o público específico de cada cliente, pois só assim será possível analisar os perfis corretamente e produzir conteúdos certeiros.

Para fazer isso, é fundamental criar uma persona ou buyer persona, algo que vai além do público alvo. Trata-se da definição do cliente ideal de um negócio, com as principais características dos compradores.

Veja um exemplo prático:

  • Público-alvo: Mulheres, de 25 a 35 anos, casadas, formadas em odontologia, com renda média mensal de R$ 12.500. Pretendem crescer profissionalmente e viajar o mundo.
  • Persona: Mariana tem 28 anos, é dentista recém formada e trabalha no consultório da mãe. Pensa em se desenvolver profissionalmente fazendo mestrado fora do Brasil, pois ama viajar e sempre pensou em morar em outro país durante um tempo. Ela está em busca de uma universidade nos Estados Unidos que aceite estrangeiros.

Essa é uma das etapas mais importantes para a estratégia de marketing digital e que faz toda a diferença.

Aproximação com clientes

A estratégia não é chamada de “marketing de atração” à toa. Sua função é atrair, em vez de simplesmente tentar “empurrar” o produto ou serviço. Essa prática conduz a uma relação de confiança.

Dessa forma, o público estará mais aberto a dicas e recomendações comparado a uma estratégia que não estivesse focada em suas necessidades.

Poder de persuasão

Um momento muito importante de todo o processo é o da decisão de compra. É aí que a pessoa vai lembrar de todas as empresas que pesquisou e o histórico de cada uma.

É preciso fazer o seu cliente se destacar em meio a tantas opções, por isso, todo o desenvolvimento do plano é fundamental para a etapa de venda.

Ciclo mais curto de vendas

Ciclo de vendas, ou pipeline de vendas, é o momento desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra. Uma das funções do inbound é reduzir esse período.

Isso acontece por conta do conteúdo relevante e personalizado oferecido que acelera o processo de conversão de leads, e, consequentemente, da venda.

Mensuração de resultados em tempo real

É essencial entender como funciona todo o desempenho do plano de marketing de seus clientes, só assim sua agência poderá aperfeiçoar o plano e trazer resultados melhores.

Planejando sua estratégia de marketing digital

Para alcançar todos os benefícios mencionados anteriormente, é necessário conhecer os 5 pilares do inbound marketing:

Atrair

Como foi dito no início do post, conteúdo que agregue valor é uma das melhores formas para chamar a atenção das pessoas.

É simples! Basta oferecer algo que possa ajudar em algum tipo de problema. Isso pode ser feito de várias formas: ebooks, vídeos, infográficos ou áudios, por exemplo.

Converter

Após atrair, chegou a hora de converter. Neste momento é importante oferecer conteúdos ricos e, em troca, pedir informações úteis como e-mail, cargo e telefone. Assim você poderá segmentar o público de seus clientes e desenvolver estratégias de acordo com os perfis.

Relacionar

Manter a proximidade com o lead é indispensável, pois é assim que ele se lembrará do seu cliente no momento da compra. Por isso é importante educá-lo e mostrar que seu cliente tem autoridade no que fala.

Vender

Se todas as etapas anteriores foram seguidas corretamente, o momento da venda se torna mais simples, por isso é tão importante construir uma relação de confiança com o público.

Analisar

Fazer um estudo dos resultados ajuda a entender como foi o desempenho da estratégia. Caso o plano precise de alguma alteração será fácil, pois os detalhes não terão passado despercebidos.

Para tornar os processos acima mais rápidos sem perder a qualidade é possível utilizar ferramentas de inbound marketing que automatizam as ações e trazem resultados assertivos.

Definindo as metas do inbound marketing

Alinhar os objetivos é essencial para estruturar a estratégia de inbound marketing que encaixe com o que a empresa necessita.

Com isso sua agência é capaz de oferecer resultados positivos e, principalmente, alavancar as vendas de seus clientes. E por falar em clientes, nada pior do que apresentar um briefing incompleto e prejudicar a sua estratégia de inbound marketing logo de cara, não é? Então aproveite e baixe nosso modelo gratuito de briefing!

Nova chamada à ação