17
maio

Saiba quais são os indicadores de produtividade de uma agência

Medir a capacidade produtiva de sua equipe é essencial para que você tenha sucesso na campanha de seus clientes. Confira quais são os índices de produtividade para usar em sua agência!

Você sabe quais indicadores de produtividade deve usar?

Os indicadores de produtividade são métodos e ferramentas de medir como anda o desempenho de sua equipe. Isso mesmo! A partir dessa análise, é possível que o gestor saiba exatamente o que precisa ser melhorado na sua agência. Tais indicadores de produção são considerados uma forte tendência na gestão de pessoas.

É comum muitas agências não saberem se seus colaboradores estão sendo produtivos, ou seja, se eles estão conseguindo otimizar o seu tempo de trabalho. Fazer com que as horas trabalhadas não sejam desperdiçadas com atividades que não devem dar retorno à organização é um desafio de muitas empresas. Por isso que existem os indicadores de produtividade.

Agora que já sabemos do que se trata o tema em questão, que tal aprendermos mais sobre eles? Ao longo do artigo, vamos apresentar alguns indicadores de desempenho que sua agência deve avaliar e que têm tudo para trazer melhorias significativas ao seu empreendimento. Bora?

Capacidade

É comum muitos profissionais exercerem as atividades sem saber, exatamente, quanto tempo levam em cada uma delas. É por isso que existem os indicadores de capacidade. Eles costumam medir qual a capacidade produzida em um determinado período.

Com isso, é notada a otimização do tempo ao realizar mais trabalhos de forma mais rápida e eficiente, além de gerar mais lucro para seu negócio. Portanto, não se esqueça de verificar esse indicador.

Definição de metas e KPIs

Key Performance Indicators (KPIs), conhecido como indicador-chave de desempenho, é essencial para medir a produtividade da empresa, assim como elaborar metas para os seus colaboradores. Aqui é preciso que o gestor deixe claro o que espera do trabalho dos funcionários.

Leads gerados como exemplo de KPIs

Por meio do cálculo do número de leads gerados, é possível calcular outros indicadores essenciais, como a taxa de conversão. Nele, o gestor fica por dentro de quantas pessoas se interessaram pelos serviços da agência e por qual canal de comunicação chegou a conhecer a empresa.

Com isso, você passa a conseguir identificar quais meios de comunicação geram leads para seu empreendimento, como redes sociais, anúncios, entre outros. A partir disso, há uma visão maior para saber qual plataforma é melhor para investir e ter os resultados esperados.

Taxa de conversão também faz parte dos KPIs

A taxa de conversão é calculada por meio dos leads gerados e qualificados, que nos leva ao potencial de conquistar novos clientes para a agência. Além de indicar a quantidade de consumidores convertidos, ela aplica estratégias de marketing ao revelar o número de pessoas que estão interessadas nos seus serviços.

Um exemplo do que estamos falando é: caso crie um e-book para os seus leads, a taxa de conversão mostrará quantas pessoas entraram em sua página e baixaram o material. Essa estratégia faz parte do funil de vendas e, para obter resultados satisfatórios, ela deve ser acompanhada de perto pelo gestor.

Job entregue no prazo deve ser visto com meta essencial

Outro ponto que está entre os indicadores de produtividade (ou indicadores de eficácia) essenciais e deve ser levado como meta por todos da agência é entregar os jobs dentro do prazo para os clientes. Caso sua empresa esteja atrasando algumas demandas, já é possível saber que a produtividade dos colaboradores não anda tão bem. Algo está desalinhado.

Powered by Rock Convert

Por isso, é fundamental que esse ponto seja analisado de maneira cuidadosa, pois isso pode impactar diretamente no lucro do negócio, já que a empresa pode vir a perder clientes progressivamente. Entretanto, para que isso seja evitado, é necessário que se estabeleçam metas objetivas e confiáveis a todos que fazem parte do empreendimento.

Feedback constante

Outra forma de medir a produtividade de sua agência é dar o feedback de forma constante para os seus colaboradores. Nada melhor do que conversar com eles para saber como anda seu trabalho, não acha? Além disso, é uma forma de saber suas necessidades como profissional e o que deve ser melhorado enquanto organização.

O feedback é uma avaliação qualitativa em que é possível verificar, também, qual a qualidade dos jobs que estão sendo desempenhados, da mesma forma que o avanço e amadurecimento de cada pessoa que faz parte da empresa.

Contudo, lembre-se, ao conversar com sua equipe, não chame sua atenção apenas para falar de pontos negativos. É importante que você ressalte as qualidades dos funcionários, pois eles, assim como você, são a “alma” da agência, concorda? Eles precisam ser estimulados a continuar trabalhando com excelência.

Softwares modernos podem ajudar a medir os indicadores de produtividade

Agora que você já sabe o que são indicadores de produtividade e conheceu alguns deles, que tal descobrir como fazer essa análise de forma rápida, produtiva e eficiente? Isso mesmo! Hoje, existem diversos softwares modernos que ajudam muitas agências a medir a produtividade e a otimizar processos. Quer saber como isso é possível? Continue a leitura!

Podemos citar como exemplo o iClips, um software completo de gestão de agência que tem a capacidade de gerenciar clientes e jobs por meio do dashboard de entrega e produtividade.

Os seus serviços atendem agências de todos os tamanhos e tipos (houses, agências de comunicação e de publicidade, full service etc), já que possuem três planos de entrega de software: o Professional (básico), o Business (intermediário) e o Corporate (avançado). Muito bom, não acha? Então, vamos ver algumas de suas vantagens?

Entre as vantagens de adquirir o software de gestão para agência estão:

  • organiza as contas;
  • apresenta um cronograma definido;
  • permite elaborar métricas de produtividade;
  • workflow personalizado para se construir um fluxo próprio de trabalho
  • avaliar a lucro adquirido com os clientes
  • buscar modelos predefinidos para os mais variados tipos de trabalho e visualizá-los da melhor forma
  • acompanha as solicitações e demandas dos clientes rapidamente.

Com isso, todas as áreas da empresa podem ser controladas, estruturadas e otimizadas, além de garantir que todos os indicadores de produtividade estejam alinhados e supervisionados.

Gostou do artigo que preparamos? Então, o que acha de entrar em contato conosco para que possamos ajudar ainda mais nesse processo e fazer da sua agência um exemplo de produtividade? Temos muito para conversar sobre esses e outros assuntos do seu interesse! Esperamos seu contato!

Fale com um consultor