14
out

Confira os 10 melhores livros sobre liderança para você se inspirar agora mesmo!

Ser um ótimo gestor não é uma tarefa fácil. Para auxiliar nesse processo, contar em sua biblioteca com livros sobre liderança pode ser um verdadeiro diferencial para ampliar a visão e crescer profissionalmente.

confira os melhores livros sobre liderança

Ser um bom líder exige bastante dos profissionais. A responsabilidade de estar à frente de uma equipe e de motivá-la a alcançar bons resultados precisa ser encarada da forma como ela merece. Nesse sentido, os livros sobre liderança podem ajudar muito.

As características essenciais para ser um bom gestor, porém, não são conquistadas da noite para o dia. Mesmo que uma pessoa já tenha um talento nato para isso, é preciso que se aperfeiçoe cada vez mais.

Neste artigo, preparamos uma lista de publicações que envolvem esse tema. Após ler esses conteúdos, certamente você se sentirá mais preparado para passar pelos desafios do dia a dia. Acompanhe!

Os 10 melhores livros sobre liderança

1. O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Quer ficar por dentro das tendências administrativas que realmente têm feito a diferença no mundo dos negócios? Peter Drucker destaca os novos cenários vivenciados pelos líderes e como lidar com eles de maneira prática e eficiente.

O livro foi lançado pela primeira vez no Brasil no ano de 1990 com o título “O Gerente Eficaz” e voltou às prateleiras em uma nova e revista edição, permanecendo como um importante guia para quem quer desenvolver as habilidades de liderança.

2. 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Covey

O sucesso não tem uma fórmula, certo? Mas, mesmo assim, seguir alguns passos pré-determinados ajuda a garantir o êxito nos negócios.

É justamente isso que mostra Stephen Covey. O autor revela não só como o foco em determinados hábitos é superimportante na carreira do gestor, mas também destaca quais são eles.

3. The Seasons of Life – Jim Rohn

O que as estações do ano têm a ver com a sua vida e com a sua carreira? Jim Rohn explica.

Neste livro, ele faz um paralelo entre as mudanças de estações e as fases que todas as pessoas costumam passar ao longo de sua trajetória. Mais do que isso, mostra como extrair o melhor de cada uma.

4. A Arte da Guerra – Sun Tzu

Quer ter domínio sobre o mercado com táticas eficazes utilizadas ao longo dos séculos? Então preste atenção ao que ensina o livro A Arte da Guerra. Escrito durante o século IV a.C., o material mostra conceitos sobre estratégia militar.

As experiências nesse segmento podem ensinar muito aos profissionais de diversas áreas, inclusive sobre posicionamento e segmentação, algo essencial nas áreas de marketing, publicidade, administrativa, entre outras.

5. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Por que você faz o que faz na vida e nos negócios? Essa pergunta parece ser difícil de ser respondida, mas Charles Duhigg consegue mostrar muito bem como os hábitos são construídos e por que, por vezes, é tão complicado abandonar aqueles que não são bons.

Além disso, o autor traz exemplos de profissionais e organizações hoje bem-sucedidos que conseguiram driblar os costumes que nada acrescentam e passaram a cultivar ações diárias que ajudam a alcançar o sucesso.

6. O Obstáculo é o Caminho – Ryan Holiday

O título do livro é bastante intrigante, não é mesmo? Afinal, muitas vezes, até mesmo o mais experiente líder costuma enxergar o obstáculo como o fim de algo. Ryan Holiday, por sua vez, mostra que não é bem assim, pelo contrário.

Com exemplos de líderes que fizeram a diferença desde a época do Império Romano, o autor busca inspiração na trajetória dessas pessoas para destacar como é possível aprender com as adversidades e utilizá-las a seu favor.

7. 21 Leis Irrefutáveis da Liderança – John Maxwell

Alguns aspectos são comuns no dia a dia de todos os gestores. Seguir alguns caminhos, já trilhados por outros profissionais que obtiveram êxito, pode ser essencial para se destacar no mundo dos negócios.

Em “21 Leis Irrefutáveis da Liderança”, John Maxwell revela ações práticas que podem ser aplicadas no dia a dia e que realmente produzem ótimos resultados.

8. A Essência do Líder – Warren Bennis

Para escrever este livro sobre liderança, Warren Bennis fez a seguinte pergunta para uma série de gestores de destaque: “O que torna alguém um bom líder?”. As várias visões sobre esse assunto estão no “A Essência do Líder”.

O conteúdo traz em suas páginas respostas para essa questão de maneira bastante motivadora, revelando aos leitores quais são as características que costumam produzir resultados duradouros, estimular equipes e influenciar pessoas.

9. Mindset – Carol Dweck

A atitude mental (mindset) pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um profissional. A autora Carol Dweck mostra como a maneira de cada um encarar a vida pode ser determinante para que se obtenha sucesso.

O livro conta com exemplos reais que auxiliam no processo de identificação do perfil dos vendedores e revelam o que fazer para que eles possam se desenvolver cada vez mais.

10. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

“É preciso ter inteligência emocional”. Essa é uma constatação muito propagada por aí. Mas, afinal de contas, o que é essa tal inteligência emocional?

Em seu livro sobre liderança, Daniel Goleman destaca quais são as cinco principais habilidades que compõem esse tipo de inteligência e de que forma elas influenciam a vida profissional e a carreira das pessoas.

Para escrever o material, o autor usa como base os estudos da psicologia e da neurociência, fazendo com que esse conteúdo se transformasse em um dos principais livros sobre liderança.

Os livros sobre liderança exercem um papel fundamental no crescimento profissional do gestor. Mais do que identificar e auxiliar a seguir caminhos acertados em meio a situações desafiadoras, eles mostram que muitos problemas são comuns a todos, revelando que ninguém está só nessa caminhada.

Gostou deste artigo com os melhores livros sobre liderança? Então não pare por aqui e confira ainda o material que preparamos acerca de filmes sobre liderança. Baixe também este ebook que mostra os seis problemas de uma gestão não padronizada.