01
mar

Entenda melhor o que é marketing de relacionamento e seus resultados

Você sabe o que é marketing de relacionamento?Você sabe o que é marketing de relacionamento? Conheça a estratégia que vai ajudar a sua empresa a manter os seus clientes fiéis ao seu negócio!

Muitos empresários afirmam que é mais difícil fidelizar um cliente do que captá-lo. Ambos os processos são desafiadores, mas para garantir a manutenção dos seus consumidores, é fundamental saber o que é marketing de relacionamento.

É muito vantajoso investir nessa estratégia, pois permite que a empresa saiba mais sobre seus clientes, e isso contribui com melhorias contínuas para os negócios. Além disso, essa ação pode resultar em aumento nas vendas, redução de custos, mais interações nas redes sociais e maiores recomendações.

Neste post vamos mostrar o conceito e os resultados do marketing de relacionamento para a sua empresa. Confira!

O que é marketing de relacionamento?

Esse conceito pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing que tem o objetivo de fidelizar e manter os clientes da sua empresa. Com mercados no mundo corporativo cada vez mais concorridos, conquistar a confiança do consumidor é essencial para mantê-lo nos seus negócios.

Para criar boas estratégias de fidelização é preciso planejamento. Essas ações são capazes de fazer com que a empresa crie uma autoridade no mercado em que está inserido e tenha a sua marca disseminada. O objetivo desse tipo de marketing é tornar o seu negócio referência por meio das experiências oferecidas aos clientes.

Quais os resultados dessa estratégia?

Quando o marketing de relacionamento é aplicado com organização e planejamento, os resultados nos negócios são visíveis, seja na parte financeira ou em relação à interação nas redes sociais. Vamos mostrar alguns resultados que podem ser alcançados com uma boa aplicação dessa estratégia.

Melhora nas vendas

Uma boa aplicação do marketing de relacionamento é capaz de realizar uma das principais metas da maioria das empresas: o aumento das vendas. Isso ocorre porque com uma boa fidelização do clientes, eles vão continuar comprando seus produtos ou utilizando os serviços oferecidos pelo seu negócio.

Diferenciar-se da concorrência é uma estratégia que, por si só, já é capaz de aumentar as vendas. Com uma boa estratégia e ações feitas pela sua empresa para manter os clientes antigos, seu negócio tem tudo para se desenvolver cada vez mais e aumentar a lucratividade.

Melhora nas recomendações

Há grandes chances de consumidores satisfeitos recomendarem o seu produto ou serviço para outras pessoas. Com ações de marketing de relacionamento bem aplicadas, o número de clientes tende a aumentar, as pessoas ficam ainda mais fiéis ao seu negócio e as recomendações melhoram com o passar do tempo.

Engana-se quem pensa que elas não são importantes e não dão resultados tão significativos. Grande parte das prospecções de novos clientes é feita por meio de recomendações de consumidores que já tiveram algum tipo de experiência com um serviço ou produto. É preciso dar valor e atenção a todos os tipos de opiniões sobre a sua empresa.

Fidelização de clientes

As estratégias desse tipo de marketing tem como grande objetivo manter os clientes por meio de ações de fidelização. Com um bom atendimento e rápidas resoluções de problemas, o resultado é a manutenção desses consumidores. Afinal, ninguém quer mudar de uma empresa que oferece um serviço diferenciado e de qualidade.

A busca por diferenciação no mercado precisa ser constante, ainda mais em um mundo corporativo cada vez mais intenso e concorrido. Caso você não invista em um serviço ou produto de qualidade, um bom atendimento e uma ação de fidelização, a sua empresa está arriscada a perder negócio devido à necessidade dos clientes de algo diferente.

Redução de custos

A partir do momento em que você investe e aplica as melhoras técnicas de marketing de relacionamento, os consumidores da sua empresa tendem a permanecer. Com isso, muitos custos são reduzidos para algumas tarefas, como prospectar novos clientes e estudos para montar uma nova base de dados, afinal, você já conhece os consumidores.

Manter e captar novas pessoas para o seu negócio são duas tarefas bastante desafiadoras. No mundo corporativo atual, é preciso buscar novas ferramentas e soluções que proporcionem um menor custo de serviço. A fidelização fará com que você continue se adaptando para oferecer um serviço mais personalizado e o custo disso é menor do que uma nova prospecção.

Interação nas redes sociais

O marketing de relacionamento busca melhorar o atendimento às pessoas e, ao mesmo tempo, aumentar a interação com os clientes novos e antigos. Quando a sua empresa proporciona resoluções rápidas de problemas e atende bem os consumidores, o retorno nas redes sociais torna-se muito melhor e as recomendações aumentam cada vez mais.

A presença nas redes sociais é uma estratégia básica no marketing de relacionamento. Esses canais dão a oportunidade do seu negócio expandir para milhões de novas pessoas e, com isso, aumentar a audiência. É fundamental saber o tipo de conteúdo que o seu público-alvo gosta e montar uma comunicação personalizada nas mídias digitais.

Propaganda gratuita

Ao manter uma relação duradoura e de confiança com o seu cliente, surge uma oportunidade para que ele divulgue a sua marca ou empresa por conta própria. Pelo simples fato de ter sido bem atendido ou gostar da qualidade do serviço, o consumidor pode acabar fazendo uma propaganda gratuita em suas redes sociais ou no boca a boca com conhecidos.

É preciso aplicar técnicas do marketing de relacionamento com o objetivo de fazer com que o cliente se aproxime cada vez mais da sua firma e se sinta acolhido por ela. Com ações muito personalizadas, as pessoas acabam se sentindo privilegiadas e divulgam os seus serviços gratuitamente. Depois você terá apenas o trabalho de colher os resultados.

Conseguiu entender o que é marketing de relacionamento e como ele é importante para a manutenção dos clientes da sua empresa? Para colocar todas as estratégias em prática, primeiramente é preciso muita organização e planejamento junto às suas equipes. Entenda quem são os seus consumidores e suas necessidades, foque em dar o melhor atendimento possível às pessoas e procure se diferenciar da concorrência.

E aí, curtiu o nosso post? Então continue com a visita em nosso blog. Leia sobre Mapeamento de competências: por que sua agência precisa disso? E fique por dentro do assunto.